TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  8/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.940 Palavras (12 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA

 

Cheila Cristina Alves

 Ana Maria Coimbra

 

          

          

          

          

          

          

 

         A ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

          

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Toledo

2018

 

 

[pic 2] 

 

 

Cheila Cristina Alves

 Ana Maria Coimbra

 

 

 

 

 

 

 

          

         A ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Trabalho de Inclusão e educação especial apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Educação Inclusiva.

Orientadores: Thiago Viana Camata, Vilze Vidotte Costa, Mari Clair Moro Nascimento, Jacqueline Rodrigues Gonçalves, Natália Gomes dos Santos, Okçana Battini/ Renata de Souza F. D. Almeida

 

 

 Toledo

                                                        2018

  1. SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO        3

2-DESENVOLVIMENTO        4

3-CONCLUSÃO        10

4-REFERÊNCIAS        11


  1. INTRODUÇÃO

 Frente à preocupação cada vez maior com a qualidade de ensino aprendizagem, nota-se que na educação, o papel do pedagogo é de fundamental importância, portanto, faz-se necessária a reflexão sobre novas concepções do mesmo. Assim, o presente artigo está centrado na função do pedagogo na docência e sua importância no ensino-aprendizagem.

Na contemporaneidade observa-se que, ainda há prática pedagógica em que o professor não atua como facilitador e mediador entre o aluno e o objeto de conhecimento que promove a autonomia intelectual e moral dos educandos. Considerando que o papel do pedagogo enquanto docente tem grande importância no processo ensino-aprendizagem, mas que alguns deles são resistentes a mudanças nas suas ações em sala de aula; justifica-se este artigo por entender que é importante ao profissional da educação compreender melhor esse processo e sua mudança. Dessa forma, espera-se que ao tomar conhecimento deste trabalho os professores passem a assumir o novo papel e utilizar essa ação pedagógica para melhorar o processo ensino-aprendizagem.  

Portanto é relevante a realização deste, tanto do ponto de vista de nossa capacitação quanto da contribuição acadêmica.

 

 

 

 


  1. -DESENVOLVIMENTO

A presente proposta a ser implementada será realizada na Escola Santo Agostinho, as disciplinas que os profissionais irão abordar são História, Sociologia e está será realizada no período de 3 meses os Professores coordenadores serão a Ana Maria Coimbra e Cheila Cristina Alves.

Objetivo Geral: Buscamos retratar a importância na formação educacional dos jovens e quais sãos os mecanismos e processos envolvidos no meio da educação.

Objetivos Específicos: Mostraremos a fundamentação histórica da educação e a formação do pedagogo no desenrolar desses processos, apresentaremos soluções para todas as propostas.

Conteúdos: História da Educação, Sociologia, Importância do Pedagogo

Cronograma de Atividades:  

1º Semana abordamos a proposta sobre:

Quais são os fatores sociais e históricos que perpassam a Educação de Jovens e Adultos na educação brasileira? 

2º Semana abordamos a proposta sobre:

Qual a função social da escola diante do processo de escolarização desse público? 

3º Semana abordamos a proposta sobre:

Quais são as contribuições de Paulo Freire, a partir da educação libertadora, que poderão ser utilizadas pelos professores em seu planejamento; com vistas a alcançar êxito no trabalho em sala de aula? 

Percurso Metodológico: Iremos desenvolver propostas textuais acerca do tema,

além também das soluções e um projeto.

Recursos: Os recursos utilizados foram revistas, jornais, televisão e internet, tanto

quanto pesquisas bibliográficas.

Avaliação: As propostas deverão ser realizadas de acordo com o seu conteúdo e

detalhes com base na sua fundamentação das soluções apresentadas.

No Brasil, embora garantida em lei, a educação de jovens e adultos, em sua trajetória histórica, mostra que o lugar ocupado por esta modalidade de ensino é secundário, não sendo tratado como prioridade no plano das políticas educacionais, que se centram geralmente na educação básica. Diante disto, são decorrentes as denúncias de inadequação de currículos, conteúdos, métodos e materiais didáticos, o que compromete a qualidade de ensino e contribui desta forma para a manutenção das desigualdades sociais e para uma recorrente produção de excluídos. A história da Educação de Jovens e Adultos - EJA apresenta muitas variações ao longo do tempo, demonstrando estar estreitamente ligada às transformações sociais, econômicas e políticas que caracterizaram os diferentes momentos históricos do país. Inicialmente, a alfabetização de adultos para os colonizadores tinha como objetivo instrumentalizar a população, ensinando-a a ler e a escrever. Essa concepção foi adotada para que os colonos pudessem ler o catecismo e seguir as ordens e instruções da corte, os índios pudessem ser catequizados e, mais tarde, para que os trabalhadores conseguissem cumprir as tarefas exigidas pelo Estado.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (192 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com