TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO PROJETUAL DAS COZINHAS RESIDENCIAIS – O PAPEL E A IMPORTANCIA DA ATUAÇÃO DO DESIGNER DE PRODUTO

Por:   •  26/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  906 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO DO ARTIGO “ A EVOLUÇÃO PROJETUAL DAS COZINHAS RESIDENCIAIS – O PAPEL E A IMPORTANCIA DA ATUAÇÃO DO DESIGNER DE PRODUTO”.

Abaixo veremos o importante papel do designer no que se refere ao planejamento das cozinhas, ao longo dos tempos este ambiente passou por diversas transformações, sejam elas de tamanho, implantação na casa e a utilização de seus equipamentos, levando em consideração as mudanças sociais, arquitetônicas e a grande oferta de produtos que o mercado propõe.

  1. INTRODUÇÃO

  • Nos dias de hoje a cozinha é o ambiente que mais evolui na residência. Isto devido as mudanças de habito na sociedade, ou seja, se a sociedade evolui, as cozinhas evoluem para atender as necessidades dos usuários. O Fato é que este ambiente há muito tempo deixou de ser uma área de serviço e se transformou em um espaço social, requerendo muito mais atenção em seu planejamento.
  1. A COZINHA COMO ESPAÇO EM PERMANENTE REVOLUÇÃO
  • Um dos marcos que colaboraram para as cozinhas de hoje ocorreu no início do século XX, é a Racionalização, quando em 1969 Catherine Beecher e sua Irmã Harriet Becheer escreveram um livro propondo um novo modelo de cozinha baseado nos modelos encontrados em trens e navios da época.
  • O segundo marco está na proposta de mobília chamado “sistema modular”, que nada mais é que um sistema composto por estantes interligáveis. Este modelo já era produzido nos EUA desde 1880, porem só teve aceitação a partir de 1920 e em 1930 esses sistemas foram levados para outros países.
  • Por fim temos o conceito do triangulo do trabalho da cozinha estudo realizado nos EUA, pelo “Small Homes Council” e o “Building Research Council”, com o aspecto de construção residenciais, o conceito foi baseado através das três funções principais da cozinha, que são armazenagem, preparação e cozimento. Podemos ver que pela primeira vez, as cozinhas são fontes de estudo para aperfeiçoamento de suas funções.
  • Um ponto importante a ser levado em consideração é que a partir da década de 1860 a escolha da mobília domestica passou a ser papel da mulher, antes os homens escolha era feita pelos homens. Desde então a cozinha passou a ter mais atenção do que antes. Tais mudanças refletem as novas realidades sociais, como o crescimento da classe média sem empregados.
  • O novo conceito de cozinha, apesar da evolução, também possui seus defeitos, visto que a cozinha ainda é um ambiente de trabalho e sua redução de tamanho e layout mal distribuído, podem causar enormes constrangimentos, segundo Martins (2006). Já para Rybczynski (2002), na cozinha moderna tudo fica escondido, quando se deveria ter tudo a mão para facilitar as atividades diárias. Tais críticas devem –se a um novo conceito de cozinha como “ambiente social”.

3.1 – Da cozinha colonial brasileira às atuais edificações multifamiliares padrão “quarto e sala”.

  • No início da colonização a planta das casas eram compostas por diversos cômodos, sendo que o de frente para a rua servia como sala e os demais eram quartos. No final da planta instalava a cozinha e o alpendre, que dava acesso ao quintal. Este layout justifica –se devido a cozinha ser um ambiente sujo, onde eram guardadas as panelas de barro, mas o pior que o lugar ficava cheio de fumaça e fuligem devido à falta de chaminé, fazendo com que a fumaça escapasse para fora do ambiente.
  •  Com o passar do tempo e o avanço da tecnologia e da arquitetura, as cozinhas já podiam ser consideradas “parte” da casa.
  • A partir do século XIX, as cozinhas brasileiras apresentaram grande revolução, o fim da mão de obra escrava, a importação de produtos manufaturados e produtos manufaturados por mão de obras imigrantes branca. Nos grandes centros os fogões a lenha já começavam a ser substituídos pelo fogão a gás.
  • Com o novo layout de cozinha, pode se notar que as mesmas ainda continuavam no fundo das casas, porem dentro delas, com fácil acesso aos demais cômodos. Podemos ver a partir da década de 1950 a diminuição destas áreas com as chamadas kitchenettes, onde o espaço no geral é muito pequeno.
  • Com a chegada dos fogões a gás, nota –se um grande ganho de espaço na cozinha, contribuindo cada vez mais para a racionalização do espaço, antes ocupado por enormes fogões as lenha. Um novo conceito de cozinha composto por ladrilhos, paneleiro, fogão a gás, mesa, pia com agua encanada, boa iluminação. Fizeram com que o antigo modelo fosse esquecido facilmente.
  • Por volta da década de 1920, com o surgimento dos edifícios e apartamentos as cozinhas chegaram a dimensões mínimas. Já na década de 40, as geladeiras importadas são sensação, pois ter agua gelada a qualquer momento, frutas frescas, sorvetes eram o paraíso em um pais tropical. Com a chegada das geladeiras foi extinto o espaço chamado de “dispensa”, pois com a geladeira a necessidade de oferta diminuiu, já que estes poderiam ser adquiridos a qualquer momento perto de casa.
  • Cada vez mais surgem novos utensílios para as cozinhas, porem o apogeu ocorreu nos anos 70, quando diversas inovações como forno micro-ondas, freezers para armazenar congelados, influenciado pelo modo de viver americano.
  •  Apartir da década de 80, com as mudanças de habito principalmente da classe média alta, como a eletro modernização, a cozinha deixa de ser o coração da casa. A nova realidade em que os moradores da casa fazem refeições em horários diferentes ou sequer comem em casa. Então surge a necessidade de atender este novo padrão de consumo. Desde então, surge a preocupação com os arranjos físicos, ora na mobília, nos eletrodomésticos modernos, nos revestimentos ou tampos das bancadas. As cozinhas invadem as salas, ou fazem parte das mesmas. O espaço virou ambiente social.

5. UM NOVO CONCEITO É ESTABELECIDO

A partir do século XX o conceito de moveis planejados e produzidos em série, estabeleceram um padrão geralmente pré estabelecidos por canais de comunicações. Portanto o papel do designer não deixa de ser imposto pelo mercado, onde as tendências já estão determinadas.

6.  A IMPORTANCIA DO DESIGNER DE PRODUTO NA ERA DOS MOVEIS PLANEJADOS/MODULADOS

  • As plantas arquitetônicas das cozinhas residenciais de hoje, ainda sofrem com a padronização, com o intuito maximizar a produção. Entende-se que cozinha eficiente ou “bem planejada” é aquela que apresenta as menores distancias entre as funções básicas (armazenagem, preparo, cozimento). Com a padronização das cozinhas o papel do designer se restringe a escolha de acessórios, detalhes nos vidros, puxadores, luminárias, ou alguma exigência do cliente. O conhecimento técnico e know-how sem dúvida faz a diferença, bem como aproveitamento máximo do espaço, escolha dos materiais, revestimento, iluminação, entre outros fatores essências para um bom projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (95.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com