TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EXPANSÃO URBANA E O BAIRRO RAIMUNDO ANTONIO CASSEMIRO O surgimento do bairro e evolução em face a especulação imobiliária

Por:   •  12/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.026 Palavras (9 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CCH

CURSO DE GEOGRAFIA BACHARELADO

DISCIPLINAS: GEOGRAFIA URBANA

MOISÉS FERNANDES MATOS

A EXPANSÃO URBANA E O BAIRRO RAIMUNDO ANTONIO CASSEMIRO
O surgimento do bairro e evolução em face a especulação imobiliária

SOBRAL

2019

MOISÉS FERNANDES MATOS

A EXPANSÃO URBANA E O BAIRRO RAIMUNDO ANTONIO CASSEMIRO
O surgimento do bairro e evolução em face a especulação imobiliária

Projeto de Pesquisa apresentado na disciplina de Geografia Urbana do curso de Geografia – UVA.

Professor. Dr. Clébio Lopes

SOBRAL

2019

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO4

PROBLEMATICA6

HIPOTESES6

OJETIVOS7

        Objetivo Geral....................................................................................................7

        Objetivo Específicos..........................................................................................7

JUSTIFICATIVA7

        Referencial Teórico............................................................................................7

METODOLOGIA10

REFERÊNCIAS..........................................................................................................11

INTRODUÇÃO

Em meio às demandas do modo capitalista de acumulação financeira e com ele suas influencias nas dinâmicas espaciais e sociais, e compreendendo a problemática dos usos e ocupações dos solos. Com isso, este projeto visa compreender quais os fatores que dinamizaram o surgimento e a evolução do bairro Raimundo Antônio Cassemiro no município de Groaíras-CE em 2012, na perspectiva da especulação imobiliária.

O município de Groaíras está localizado na região noroeste do estado do Ceará (Figura 01), de acordo com o Senso de 2010, com uma população de 10.228 habitantes, sendo este município componente da Região Metropolitana de Sobral, estando à 24 km do seu núcleo metropolitano (Sobral) e à 240 km da capital Fortaleza.

Figura 01: Mapa de localização do município de Groaíras
[pic 2]Fonte: Elabora pelo autor

Por tanto, a escala que será utiliza se limita a área do bairro em questão, o município de forma geral se faz como ponto de referência para o entendimento das dimensões da área em estudo, visto que muitos bairros dentro de outra realidade urbana compreendem os mesmos limites da mancha urbana do próprio município de Groaíras, onde, de acordo com a Atlas do Desenvolvimento Urbano no Brasil, tem uma área territorial de 156,97 km2.

Desta forma, o bairro Raimundo Antonio Cassemiro, esta localizado na área à noroeste da zona urbana do município (Figura 02), sendo esse, fundado em 2012, na gestão do então prefeito José Almir Matos Lopes. 

Figura 02: Croque de localização do bairro Raimundo Antônio Cassimiro
[pic 3]
Fonte: Elaborado pelo autor

O início das modificações naquela área pode ser comprovado antes mesmo da oficialização da criação do bairro, decorrente de vários processos envolvendo a venda de uma grande quantidade de terras e posteriormente dos investimentos estatais que começam a surgir. Com isso, observa-se a crescente urbanização na área e com todos esses processos, a especulação imobiliária.  

De forma empírica e se utilizando de algumas técnicas, tentaremos compreender os agentes que produziram o surgimento do bairro, e a partir de um recorte temporal verificar as modificações e compreender as relações sociais na perspectiva das diferenças de classe, levando em conta o conjunto habitacional e a especulação de terras e imóveis.

        

PROBLEMATICA

O problema chave está associado a linha estudos que trata da especulação imobiliária. No caso desta área a qual se tem uma proposta de estudo, é em primeiro lugar:

  1. Quais os processos que articularam a criação de um novo bairro na zona urbana do município?;
  2. Como se deu evolução dos processos de especulação e como se configuram hoje?;
  3. Quais as diferenciações entre as classes sociais pertencentes aquela área e que classe predomina?

HIPOTÉSES

Consequência das problemáticas da pesquisa, algumas hipóteses se fazem necessárias no processo norteador para o desenvolvimento da pesquisa, as quais pontuo:

  1. Quando uma grande quantidade de terras se localiza em uma área afastada de estruturas, tende a não ser valorizada. Mas, se o Estado investe nesta mesma área, proporcionando estrutura, a terra passa a ser valorizada e o processo de especulação da terra e de imóveis passa a se intensificar;
  2. O projeto do Programa Minha Casa Minha Vida – PMCMV, é a principal articulação estatal que irá influenciar na instalação de um conjunto de estruturas na área.
  3. Visando uma perspectiva de lucro, o bairro foi implementado nesta área do município, não exclusivamente para atender famílias carentes com a instalação do Conjunto Habitacional, mas também, e sendo esse o principal motivo, a valorização da terra objetivando investimentos e lucro de capital.
  4. Os salários e o poder aquisitivo dos moradores do Conjunto Habitacional se diferem dos demais moradores que compraram terras e construíram imóveis na área.

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Espera-se com esta pesquisa, compreender os agentes e quais o são, responsáveis pelo surgimento do crescimento urbano na área de estudo, bem como os processos de especulação imobiliária, como também entender as diferenciações sociaisna área.

Objetivo Específicos

São objetivos específicos desta pesquisa.

  1. Entender os processos e como esses processos foram articulados com vista a criação de um novo bairro na zona urbana do município;
  2. Compreender a evolução dos processos de especulação de terras e como se configuram hoje, considerando o ano de sua criação;
  3. Analisar a classe social que predomina no bairro e suas diferenciações em relação ao demais moradores que vieram a morar na área por meio da especulação imobiliária.

JUSTIFICATIVAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (413.8 Kb)   docx (263.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com