TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Memorias e História do Bairro Santa Luzia em São Raimundo Nonato

Por:   •  19/1/2018  •  Artigo  •  1.418 Palavras (6 Páginas)  •  824 Visualizações

Página 1 de 6

Memorias e História do Bairro Santa Luzia em São Raimundo Nonato-PI.

Alan Alves Ribeiro

Shilton Paes Ribeiro Alves

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados preliminares de uma pesquisa que temos desenvolvido no município de São Raimundo Nonato – PI, a fim de compreender na  memória e nos relatos orais do Bairro Santa Luzia, também conhecido como Barro, elementos pertinentes a sua fundação e desenvolvimento, identificando quais atores estão envolvidos. Nota-se no discurso popular referências pejorativas a esta localidade.  Na tentativa de resgatar a memória e a história e do Bairro, entrevistam-se os moradores mais antigos do bairro e levantam-se  dados que permitirão construir narrativas acerca da história desse local. Esse trabalho contribui para destacar a importância  do bairro Santa Luzia  na memória da sociedade de São Raimundo Nonato – PI, já que o mesmo ocupa um lugar marginalizado nos discursos da população atual. A presença indígena no estado tem sido bem documentada, mesmo para períodos que antecedem a colonização portuguesa. Com o decorrer da pesquisa pretende-se estender os resultados à comunidade sãoraimundense através de ações educativas que mostrem a relevância do tema abordado nessa pesquisa, mas que ao mesmo tempo assegurem o diálogo, discutindo-se as diversas perspectivas para a construção de uma história regional.

Abstract

This paper aims to present the preliminary results of a research that we have developed in the municipality of São Raimundo Nonato - PI, in order to understand in the memory and oral reports of the Santa Luzia Neighborhood, also known as Barro, elements pertinent to its foundation and development, identifying which actors are involved. It is noted in the popular discourse pejorative references to this locality. In an attempt to rescue the memory and the history and the neighborhood, the oldest residents of the neighborhood are interviewed and data are collected that will allow the construction of narratives about the history of this place. This work contributes to highlight the importance of the Santa Luzia neighborhood in the memory of the society of São Raimundo Nonato - PI, since it occupies a marginalized place in the discourses of the current population. The indigenous presence in the state has been well documented, even for periods prior to Portuguese colonization. During the course of the research, we intend to extend the results to the community of Soria by means of educational actions that show the relevance of the topic addressed in this research, but at the same time ensure the dialogue, discussing the different perspectives for the construction of a regional history .

A fonte oral pode acrescentar uma dimensão viva, trazendo novas perspectivas à arqueologia, pois o arqueólogo , muitas vezes, necessita de documentos variados, não apenas os escritos. Vale mostrar aqui a evolução de uma prática importante que compõe parte da Arqueologia. De acordo com Alberti,

A história oral apenas pode ser empregada em pesquisas sobre temas contemporâneos, ocorridos em um passado não muito remoto, isto é, que a memória dos seres humanos alcance, para que se possa entrevistar pessoas que dele participaram, seja como atores, seja como testemunhas. É claro que, com o passar do tempo, as entrevistas assim produzidas poderão servir de fontes de consulta para pesquisas sobre temas não contemporâneos (ALBERTI, 1989: 4).

A busca em tentar extrair informações a partir dos relatos orais dos moradores mais velhos do bairro, suas historias individuais, de suas experiências passadas e das imagens que construíram sobre o bairro, verificamos emergir uma camada mais profunda de cultura urbana, reveladora de uma visão de um mundo que ainda permanece viva, embaralhada na nostalgia e no saudosismo.

Buscando nas memorias as representações sobre o contexto religioso do bairro, que o mesmo tem um nome de uma santa, e de como foi o seu desenvolvimento podemos notar que o bairro se desenvolveu a partir da criação da igreja, que foi construída em meados de 1930 . Procuramos identificar quais foram seus marcadores simbólicos que ajudaram na seleção das suas memorias. Com o levantamentos dos dados, chegamos ao resultado que a oralidade e capaz de responder vários questionamentos que a cultura imaterial nos impõe, podendo se tornar assim uma ferramenta eficaz de pesquisa para compreensão de determinados eventos ou momentos do passado humano regional.

O Bairro Santa Luzia ficar localizado na cidade de São Raimundo Nonato-PI, no interior do estado do Piauí, a 550 km da Capital, é conhecida como a capital da Pré-história, aonde se tem mais de 40 anos de pesquisas arqueológicas em todo território Serra da Capivara. O bairro tem uma grande influencia na religiosidade devido aos festejos que acontece anualmente, sempre no mês de Dezembro em devoção a Santa Luzia “ A Santa dos Olhos”. [pic 1]

Figura 1: Imagem do bairro Santa Luzia em destaque, Fonte: Google Earth, 2018.

As primeiras instalações no bairro se deram a partir de Fazendas, assim como na própria cidade de São Raimundo Nonato-PI, e nas regiões circo vizinhas. Atualmente no bairro Santa Luzia, ainda e existente uma fazenda em atividade desde o seu momento de criação ate os dias atuais, a mesma e pertencente ao um empresário da cidade, cujo nome e Newton Ribeiro um dos primeiros comerciantes da cidade, atualmente ele e proprietário de uma boa parte do bairro , aonde se localiza sua fazenda .

[pic 2]Figura 2 : Imagem da fazenda do Newton Ribeiro, Fonte: Acervo pessoal do autor, 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (634 Kb)   docx (704.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com