TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta de Alteração do PDM Bairro Santo Antônio

Por:   •  29/1/2024  •  Projeto de pesquisa  •  1.801 Palavras (8 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

 

CENTRO UNIVERSITÁRIO VALE DO CRICARÉ

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

ARTHUR ESTEVES COSTA

JEAN CARLOS HERCULANO BASSI

MARCOS ANTÔNIO DE ARAÚJO SOUZA

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DO PDM DE SÃO MATEUS PARA O BAIRRO SANTO ANTÔNIO

SÃO MATEUS, ES 2023[pic 2][pic 3]

ARTHUR ESTEVES COSTA

JEAN CARLOS HERCULANO BASSI

MARCOS ANTÔNIO DE ARAÚJO SOUZA

Trabalho apresentado ao curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Vale do Cricaré, como requisito parcial para nota na disciplina de Planejamento Urbano e Regional I.

Orientadora: Prof.ª  Brenyze Tomas da Fonseca

SÃO MATEUS, ES 2023[pic 4][pic 5]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 DIAGNÓSTICO        

4 PROPOSTAS        

4.1 PROPOSTA 1        

4.2 PROPOSTA 2        

5 CONCLUSÃO        

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

RESUMO

Uma modificação no plano diretor municipal visando a acessibilidade, e extremamente importante para a vida nas cidades, garantir o alcance, igualdade de oportunidade e segurança, a acessibilidade e um dos quesitos a ser observado para se obter uma melhor qualidade de vida nas cidades, com isso em pauta foi utilizado o bairro Santo Antônio em São Mateus para a uma análise do que pode ser feito.
Objetivo: analisar as condições existentes no bairro e trazer soluções possíveis para a melhoria, sendo essas atreladas as legislações vigentes. Método: trata-se de uma resenha sobre acessibilidade no bairro Santo Antônio de produção intelectual dos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Vale do Cricaré (UNIVC), realizado em novembro de 2023. Resultados: São apresentadas soluções para a problemática em questão trazendo para a população uma maneira criar condições mínimas de acessibilidade. Conclusão: Evidenciou-se que a acessibilidade e algo negligenciado na localidade, portanto torna a vida onerosa e isso pode ser relacionado ao não atendimento das normas indo em sentido oposto ao desenvolvimento da cidade e a qualidade de vida da população.
 Palavras-chave: Acessibilidade. Qualidade de vida. Legislação.

  1. INTRODUÇÃO

 De tempos em tempos e feita uma revisão do plano diretor municipal vigente

 trazendo consigo novas regras a fim de tornar a vida no município melhor para toda a população, com isso questões que foram esquecidas em atualizações anteriores podem ser analisadas, questionadas em então refeitas ou readequadas, esse trabalho em questão vem para evidenciar uma necessidade latente de acessibilidade no bairro Santo Antônio sendo ele uma localidade de grande valor para o município,

Portanto, esse trabalho visa trazer para a população uma maior acessibilidade aos comércios existentes e com isso garantindo qualidade de vida para a população, como poderá ser visto no diagnóstico o bairro apresenta uma grande quantidade de moradias e comércios sendo um bairro de uso misto e com isso torna-se necessário uma maior atenção devido ao acumulo de ocupações, o comércio estabelecido na localidade, entretanto e o ponto em que se deve dar a maior atenção devido ao fluxo que gera no bairro por essa razão a revisão será focada na adequação das fachadas de edificações comerciais, há no bairro uma grande debilidade em relação à mobilidade urbana que não atende a população por inteiro afetando com mais ênfase a parcela da população que tem mobilidade reduzida devido à falta de padronização de passeios e rampas de acesso.

  1. DESENVOLVIMENTO

A acessibilidade no Brasil e um conceito negligenciado mostrando como é onerosa a vida de pessoas com deficiência visual e mobilidade reduzida, o que é visto amplamente nas cidades brasileiras, apesar das normas municipais tratarem do assunto e visto uma maior carência de fiscalização fazendo com que essas normas sejam cumpridas e para onde essas normas são impeditivas e necessária uma adequação para que assim a população seja minimamente atendida e valorizada e para isso e imprescindível a colaboração dos setores públicos e privados dentro de suas respectivas áreas.

Dentre os fatores a serem analisados foi utilizado como referencial o PDM vigente na cidade de São Mateus e a ABNT NBR 9050 que trata de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, mostrando assim que as constatações e adequações apresentadas tem embasamento técnico, o que foi visto com mais explicitamente e atendido com as propostas.

  1. DIAGNÓSTICO

        

        Durante a visita realizada no bairro Santo Antônio foi observado um grande fluxo de veículos e de pedestres nos horários de pico que ocorrem principalmente nos intervalos de 07:00 as 09:00 e 17:00 as 19:00, sendo normalmente o período de saída e retorno da maioria dos moradores que utilizam a localidade como bairro dormitório, entre esses horários o bairro e tomado pela movimentação em seus inúmeros pontos comerciais como restaurantes, bares, lojas, e oficinas além de outros inúmeros empreendimentos, mostrando assim a relevância do espaço em questão.

Com essa visita foi observado uma quantidade significativa de comércios que tem como característica o nível elevado em questão do nível da rua e a porta de acesso do ponto comercial, dificultando a acessibilidade de pessoas com necessidades especiais, como cadeirantes, idosos, cegos, entre outras necessidades. Como está previsto no PDM (Plano Diretor Municipal). Ademais foi possível observar que nos pontos onde se tinha a presença de rampas, elas foram feitas sobre as calçadas fazendo assim que elas saiam do padrão vigente apresentado no PDM.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (961.8 Kb)   docx (892.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com