TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação e Diversidade

Por:   •  25/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

AULA 7 EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Atividade 1. Por que existe dificuldade na relação entre juventude e escola?

R: Porque a escola parece não perceber que não se educa ou negocia na ausência de uma linguagem em comum, ou seja, o que há é uma dificuldade em entender sinais e referências dos jovens que a escola não consegue identificar.

Atividade 2. Qual o papel da educação na formação e progresso do jovem na sociedade?

R: • A escola deveria ser pensada como uma libertação dos valores da sociedade de consumo;

    • questionamentos;

    • leituras críticas;

    • interpretação de contextos.

Atividade 3. Numa escola da rede estadual do RJ um exemplo interessante de negociação entre escola e alunos aconteceu. Os alunos do Ensino Médio, representados pelo Grêmio Estudantil, não queriam usar uniforme. A direção, então, solicitou que os alunos elaborassem um layout da camiseta que queriam e mandou confeccioná-la em quatro cores, de forma a permitir a variabilidade e a diversidade de estilos demandada pelos estudantes. O que se conseguiu com essa negociação?

R: A escola conseguiu com esse acordo manter a identidade institucional requerida, mantendo também a praticidade que o uso de uma camiseta de uniforme traz.

Atividade 4. Que práticas foram trabalhadas nesse processo?

R: As práticas da escuta, da atenção e do diálogo, que podem estimular o afeto, as trocas sociais e culturais, compartilhando os saberes e os compromissos estabelecidos entre sujeitos de diferentes experiências e idades.

Atividade 5. Como o docente pode ajudar na construção da autonomia e das possibilidades de realização pessoal dos alunos?

R: As possibilidades que os indivíduos têm de fazer escolhas em suas vidas não são livres, pois dependem do estabelecimento de muitas redes existenciais que constituem o social. O professor pode auxiliar no processo de autoafirmação proporcionando momentos carregados de estímulos, mensagens e informações orientadoras do modo de ser, agir, sentir e pensar, trabalhando com palestras, exemplos, experiências, entre tantos outros recursos que podem ser utilizados nessa tarefa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com