TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Experiencia, Identidade E A Criação Do Tocantins

Por:   •  30/3/2023  •  Resenha  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 2

EXPERIENCIA, IDENTIDADE E A CRIAÇÃO DO TOCANTINS

O texto tem como finalidade discutir a identidade regional do Tocantins construída pelo movimento de emancipação no norte de Goiás, principalmente pela população mais ao norte e extremo norte do estado.

Neste texto, o autor informa como o lugar interfere em nossa identidade, como as experiências vividas moldam o indivíduo, e se com a mudança de nome do território afetou esse sentimento de pertencimento.

Na perspectiva desses moradores, o artigo aborda que o lugar interfere nas concepções e representações de mundo que essas pessoas produzem sobre si mesmos e sobre seu pertencimento, em que isso influência na produção de suas compreensões e representações sobre o Tocantins, graças as vivencias experimentadas.  

Em outra parte, o autor entrevista moradores questionando sobre seu pertencimento, e se consideravam tocantinenses. “Sim, porque foi onde nasci e continuo morando”; “sim, porque nasci numa área que antigamente era Goiás, mas agora é Tocantins”; “sim, porque eu moro nessa terra”; “sim, porque eu faço parte de uma geração que viu o antigo norte de Goiás ser politicamente transformado em estado do Tocantins, que era o sonho de todos que aqui moravam”; “sinto sim, pois é aqui que eu moro com minha família. É aqui que eu trabalho”.                          Com isso, observa-se que o sentimento de pertencimento está ligado a terra, onde eles moram, e onde eles nasceram, e não ao fato político.

Com isso, nota-se que grande parte da população dessa região se considera tocantinense, e veem a emancipação do estado como uma coisa positiva, pois trouxe uma sensação de esperanças, sonhos, expectativas e possibilidades para eles.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (21.2 Kb)   docx (6.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com