TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FICHA SÍNTESE DO AUTOR ARQUITETO

Por:   •  13/11/2020  •  Projeto de pesquisa  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 4

Ficha síntese do Autor/Arquiteto

A Bianchi House foi desenhada e projetada por Mario Botta em 1971, e construída nos dois anos seguintes.

O arquiteto e designer Mario Botta nasceu a 1 de abril de 1943, em Mendrisio, na Suíça. Estudou na Escola de Arte de Milão antes de começar o seu percurso na arquitetura no Instituto Universitario di Architettura (IUA), em Veneza, onde se graduou em 1969. 

As suas maiores inspirações e influências são Le Corbusier, Louis Kahn e Carlo Scarpa. Para além de professor Carlo Scarpa foi também o seu orientador de tese de formatura em Veneza, juntamente com o historiador de Arte, Giuseppe Mazzariol, e Le Corbusier, com quem estagiou durante três meses. A sua atividade profissional começou em 1970, em Lugano.

O seu estilo é austero, robusto e imponente. Os seus projetos tendem a incluir um forte senso de geometria, muitas vezes baseados em formas elementares, mas criando volumes espaciais únicos. Os seus edifícios são geralmente feitos com materiais de construção sólidos como pedras naturais, tijolos ou betão, sendo o uso do material amplo, variado e único.

Mario Botta declara-se também profundamente ligado ao estilo românico, carregado de “essência nos volumes, em relação com o contexto natural”. Para além disso o arquiteto tenta sempre que possível utilizar materiais regionais.

Para o arquiteto, o local é muito importante uma vez que "o território é parte integrante do projeto e nunca um elemento incidental”. A luz, especialmente, deve ser tida em conta no ambiente individual uma vez que "gera espaço, dá ênfase e ritmo, define o espaço e cria equilíbrio na estrutura", mas acima de tudo torna o espaço e a arquitetura discerníveis e completos.

A sua preferência por materiais naturais e desenhos geométricos, formas simples e primárias levam a uma ordem simétrica precisa e reconhecível, imediatamente percebida e compreendida na obra. Para além disso as combinações de luz sombra proporcionam que estas construções de grandes dimensões se transformem em edifícios leves e elegantes.

Desde o início da sua atividade profissional dá aulas, participa em conferências, seminários e cursos em muitas escolas de arquitetura na Europa, na Ásia, nos Estados Unidos e na América Latina. Foi professor convidado no Instituto Politécnico de Lausanne, em 1976, e na Faculdade de Arquitetura de Yale, em New Haven, em 1987. Em 1983, foi nomeado professor das Escolas Politécnicas Suíças. de 1982 a 1987, foi membro da Comissão Suíça de Belas-Artes.

Em 1996, foi fundador e principal influenciador da Academia de Arquitetura em Mendrisio, onde continua a dar aulas e onde foi reitor em 2002-2003 e novamente em 2011-2013.

Ficha síntese da Casa Moderna + Análise

A casa foi encomendada pelo casal suíço Carlo e Leontina Bianchi que eram amigos íntimos de Mario Botta. O arquiteto já tinha renovado o antigo apartamento do casal na pequena aldeia de Genestrerio. Em 1971, quando Botta terminou os seus estudos, a família encomendou-lhe um projeto de uma nova casa. Uma casa económica com quartos para um casal com dois filhos, mas desta vez em Ticino, Riva San Vitale na Suíça, com vista para o Lago Lugano.

Bianchi House foi projetada em 1971, e foi contruída de raiz nos dois anos seguintes numa colina fortemente inclinada por cima da Vila de Riva San Vitale, nas margens do lago Lugano. A casa está situada na parte inferior do terreno e distribuída em diferentes pisos como uma torre. Devido à sua localização a entrada do edifício é feita pelo quarto piso. Botta teve em consideração a paisagem e para não estragar a mesma decidiu projetar a casa na vertical, preservando a floresta e as montanhas que se encontram à volta da casa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com