TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A “Frequência de rinite e alterações orofaciais em pacientes com má oclusão dentária”

Por:   •  20/10/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 2

Síntese do artigo: “Frequência de rinite e alterações orofaciais

em pacientes com má oclusão dentária”

Aluna; Camila O. Brito

Primeiramente, é válido ressaltar que a  RA é considerada um problema de saúde pública devido à sua alta prevalência, uma vez que compromete a qualidade de vida do paciente e tem custo social elevado. Nesse sentido, é preciso apontar o desenvolvimento do maciço crânio facial sofre influências do meio ambiente, seja por hábitos como uso de mamadeira, chupetas etc., seja pela própria respiração e alimentação, logo, a rinite alérgica, por apresentar alguns desses fatores deve ser visto como um motivo. A respiração exclusiva pelo nariz promove o correto posicionamento das estruturas fonoarticulatórias e protege as vias aéreas, além de proporcionar o bom funcionamento de todo o complexo estomatognático. Os distúrbios respiratórios do trato superior são, de acordo com a literatura, os que mais levam ao desenvolvimento da respiração bucal. Em consequência à respiração bucal, pode-se prever o surgimento das maloclusões. Pois isso é possível por conta da respiração ventilar as cavidades pneumáticas e permitir o desenvolvimento facial adequado.

Entretanto, fatores como fluxo nasal escasso e ausência de pressão da língua contra o palato consolidam um cenário que favorece a má oclusão dentária. Ademais, há uma associação entre má oclusão dentária e RN,uma vez que afirma-se que um dos achados do exame físico sugestivo de rinite alérgica é a respiração bucal, e uma das suas complicações é o agravamento da hipertrofia de adenoide, e quando há um comprometimento da respiração pelo nariz, há uma adaptação do organismo para sanar tal comprometimento, de forma a se conseguir suprir a quantidade de ar que se necessita respirar, o que leva a um cenário de problemas odontológicos, como: bruxismo e redução dos diâmetros craniofaciais. Desse modo, tal fato ocorre devido à presença de respiração oral em pessoas com RN de maneira que corrobora um crescimento aumentado (dolicofacial), logo, é notável uma associação entre rinite e obstrução nasal, e também a respiração oral como fomentadores de más oclusão.

Portanto, conclui-se que nesse contexto, as desordens respiratórias de trato superior como a rinite alérgica levam à  opilação nasal, o que pode fomentar más oclusões e alterações no desenvolvimento facial. Dessa forma, é válido salientar a importância da abordagem de tal fato, uma vez que a respiração é um fator imprescindível para a amplificação orofacial e a oclusão dentária, visto que a RN pode consolidar aspectos negativos para a saúde bucal, como:  atresia maxilar, mordida aberta, mordida cruzada, entre outros. Consequentemente, é notório a necessidade de um acompanhamento e trabalho multiprofissional, pois, o quanto antes acontecerem a abordagem e a intervenção, tanto melhor o prognóstico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (28.4 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com