TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESOLUÇÃO CAP. 1 - GEOLOGIA - PARA ENTENDER A TERRA

Por:   •  4/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.544 Palavras (11 Páginas)  •  6.237 Visualizações

Página 1 de 11

EXERCÍCIOS.

1. Qual é a diferença entre experimento, hipótese, teoria e fato?

R:. Fatos são os dados referente ao mundo, já a hipótese é a tentativa de resolver um problema por meio de suposições que possam ser testadas através de observações ou experiências, cuja finalidade é explicar certos fatos ou observações. No caso do experimento, caracteriza-se por ser uma forma de testar hipóteses, onde os resultados obtidos podem ser mais o menos previsto com base naqueles conhecimentos adquiridos anteriormente.A Teoria por sua vez é uma hipótese que já reuniu um número considerável de evidências, obtidas por um grande número de pesquisadores independentes a partir de experimentos e observações.

2.Que fatores tornaram a Terra um lugar particularmente agradável para a vida desenvolver-se?

R:. Os fatores que tornaram a terra um lugar sustentável são os fatores exógenos e endógenos. Fatores exógenos são fenômenos que tem a sua origem exteriormente, refere-se a sua composição a nível do sistema solar, por exemplo orbitar constatamos que nos encontramos nem tão perto demais e nem tão longe da estrela principal do nosso sistema solar, o Sol, sendo assim estamos na chamada "ZONA HABITÁVEL" do sistema solar, onde os níveis de radiação são propícios para a existência de água por exemplo. E os fatores endógenos como a existência de água líquida, uma atmosfera que contém fases essenciais a vida como o O2 (principal) e O3 e ainda realiza a filtração da radiação solar, a gravidade e a existência de uma satélite regulando os ciclos marinhos.

3. Como e por que os planetas interiores diferem dos planetas gigantes exteriores?

R:.Planetas interiores(próximos ao sol) são caracterizados por ser menores e rochosos, por exemplo: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, enquanto os planetas exteriores (gigantes), por exemplo: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, eles são gasosos com núcleos rochosos. Os planetas terrestres formam-se perto do Sol, onde as temperaturas sãobem adaptadas para as rochas o e metais se condensar.

Quando os planetas se formam, os que se encontram com proximidade do Sol desenvolvem-se de maneira diferente daqueles com órbitas mais afastadas. Dessa forma a composição dos planetas interiores é muito diferente daquelas dos planetas exteriores. Os planetas interiores estruturam-se a partir de múltiplas colisões e acrescimento de planetesimais ocasionados pela atração gravitacional. Os planetas gigantes exteriores aumentaram por acrescimento de gás.

4. O que causou a diferenciação da Terra e qual foi o resultado?

R:. a transformação de blocos aleatórios de matéria primordial num corpo cujo interior é dividido em camadas concêntricas, que diferem umas das outras tanto física como quimicamente. A diferenciação ocorreu nos primeiros momentos da história da Terra, quando o planeta adquiriu calor suficiente para se fundir.

Dessa forma, a Terra resfriou-se e grande parte dela solidificou-se e foi transformada em um planeta diferenciado ou zoneado em três camadas principais: um núcleo central e uma crosta externa separados por um manto.

5. Como a composição química da crosta da Terra difere daquela das zonas mais profundas? E daquela do núcleo?

R:. O que difere é que o núcleo da Terra onde o elemento ferro, que é mais denso que a maioria dos outros elementos, correspondia a cerca de um terço do material do planeta primitivo. O ferro e outros elementos pesados, como o níquel, mergulharam para formar o núcleo central. Os cientistas consideram que o núcleo, o qual começa numa profundidade de cerca de 2.900 km, é líquido na parte externa, mas sólido numa região chamada de núcleo central, que se estende desde uma profundidade de cerca de 5.200 km até o centro da Terra, a cerca de 6.400 km. O núcleo interno é sólido porque a pressão no centro é muito alta para o ferro fundir-se (a temperatura em que qualquer material se funde eleva-se com o aumento da pressão). Crosta da Terra Outros materiais líquidos e menos densos separaram- se das substâncias geradoras flutuando em direção à superfície do oceano de magma. Aí resfriaram-se para formar a crosta sólida da Terra, uma fina camada externa com cerca de 40 km de espessura. A crosta contém materiais relativamente leves com temperaturas de fusão baixas. A maioria desses materiais, que facilmente se fundem, é composta de elementos de silício, alumínio, ferro, cálcio, magnésio, sódio e potássio combinados com oxigênio. Todos eles, com exceção do ferro, estão entre os elementos sólidos mais leves.

6. Como a visão da Terra em termos de um sistema de componentes interativos nos ajuda a entender nosso planeta? Dê um exemplo de interação entre um ou mais geossistemas.

R:. A visão da Terra em termos de um sistema de componentes interativos ajudar a entender nosso planeta, visto que, a terra é um sistema aberto, no sentido de que troca massa e energia com o restante do cosmos, com isso conseguimos obter diversar informações importantes principalmente com a ajuda da tecnologia podemos monitorar de forma eficaz e em tempo real o que o nosso planeta está passando, montanhas nascendo, desvios nas placas tectônicas entre outros fatores similares. A intereção entre um ou mais geossistemas é observado quando consideramos que o sistema Terra pode serpensado como uma coleção desses geossistemas abertos e interativos (que freqüentemente se sobrepõem). Os geossistemas que operam em escala global são o clima, placas tectônicas e o geodínamo, o qual é responsável pelo campo magnético, também podemos observar quando observamos que a energia do sol energiza o intempersimo e a erosão da superfície terrestre bem como o crescimento das plantas, as quais servem de alimento a muitos outros seres vivos. Nosso clima é controlado pelo balanço entre a energia solar que chega até o sistema Terra e a energia que o planeta irradia de volta para o espaço.

7. Descreva a idéia central da teoria da tectônica de placas.

R:.Na teoria da tectónica de placas, a parte mais exterior da Terra é composta de duas camadas: a litosfera, que inclui a crosta e a zona solidificada na parte mais externa do manto, e a astenosfera, que inclui a parte mais interior e viscosa do manto. Numa escala temporal de milhões de anos, o manto parece comportar-se como um líquido superaquecido, mas em resposta a forças repentinas, como os terremotos, comporta-se como um sólido rígido.A litosfera encontra-se fragmentada em várias placas tectónicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (111.9 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com