TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geologia - Terra Questionário

Por:   •  8/3/2016  •  Exam  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 4

Questionario

1) A presença de água estado líquido, atmosfera a base de N2 e O2, posição especial em relação ao sol e desenvolvimento da vida.

2)

a) Determina a idade absoluta do sistema solar e a formação dos planetas telúricos.

b) Através da explosão da super nova, ocorreu a formação de um novo sistema solar, constituída por uma estrela menor envolvida por uma poeira nebulosa. Essa poeira nebulosa sofreu a ação da gravidade, formando as primeiras rochas, os meteoritos.

3) Os meteoros sofreram a ação da gravidade, se atraindo. Deste modo, ocorreu o aumento da pressão, aumentando a temperatura, formando o magma (período Hadeano). Neste período em que a Terra se encontrava no estado líquido, as substâncias mais densas foram para o centro da Terra (desceram) e os menos densos emergiram. Criando as subdivisões internas da Terra.

4) O núcleo é dividido em núcleo externo e interno. Possui um raio de 3485 km (+/- 54,6% do raio total da Terra). O núcleo externo não transmite ondas sísmicas S, sugerindo estar no estado líquido. O núcleo interno transmite ondas P, em velocidade muito baixa, sugerindo estado sólido próximo do ponto de fusão. A temperatura estimada da interface núcleo interno e núcleo externo é de 3700 °C. O núcleo possui alto teor em Fe-Ni (85% de Fe e 15% de Ni), com uma densidade de 11 g/cm³.

O manto é dividido em manto inferior e superior, sendo todo manto no estado sólido. O limite entre o manto e a crosta oceânica é cerca de 5 a 15 km e o limite entre o manto e a crosta continental é entre 30 a 50 km. Essa descontinuidade de Mohorovicic é definida por ondas sísmicas. O limite do manto para a litosfera é de 100 km. O limite entre o manto superior e o manto inferior é de 400 a 420 km. A descontinuidade de Guttemberg esta a 2800 km da crosta, na base do manto inferior. Sua composição petrológica predomina rochas ultramáficas. Os principais elementos químicos presentes no manto são Mg, Fe, O, S, Ti.

A crosta é constituída por toda parte sólida da Terra, acima da descontinuidade de Mohorovicic, formando toda a seção delgada de rocha que constitui os continentes e o assoalho oceânico. A crosta é dividida em Crosta Oceânica, Crosta Continental e Crosta Transicional. A crosta oceânica ocorre abaixo dos oceanos, com espessura de 5 a 15 km, compreende a 59% de toda a extensão real da crosta terrestre, com densidade de 3,2 g/cm³. Possui três camadas distinguidas: porção de topo, porção intermediária e porção inferior. A crosta continental ocorre abaixo dos continentes, com espessura de 30 a 50 km (podendo atingir a 80 km), compreende a 79% do volume total da crosta terrestre, com densidade de 2,7 g/cm³. A crosta transicional ocorre na faixa transicional entre os continentes e oceanos. A crosta é formada pelos elementos leves que foram expelidas, os principais elementos que constituem a crosta são Si, O, Na, K, OH.

5)

a) Campo magnético gerado pelo núcleo (grande geodínamo), resfriamento do núcleo (Et ® Em), liberação de E radioativa do núcleo (Er ® Em) e transformação de E gravitacional em E mecânica.

6) Pois o núcleo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com