TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Geologia Aplicada O Sistema Terra

Por:   •  17/10/2018  •  Resenha  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo de Geologia Aplicada. Capitulo 1- O Sistema Terra

Livro: Para Entender a Terra

O Termo Geologia foi criado por filósofos cientistas (Geo = Terra; Logia = Conhecimento). Ela identifica o ramo da ciência da Terra que estuda sua origem, composição (estrutura), de seus processos internos e externos e de sua evolução, através do estudo das rochas. Tem como objetivo estudar os agentes de formação e transformação das rochas, da composição e disposição das rochas na crosta terrestre.

O estudo da composição da Terra é uma ciência complexa, subdividida em certas disciplinas, entre as quais a geologia, mineralogia, petrografia, sedimentologia, geomorfologia, etc.

A Geologia Aplicada a engenharia utiliza conhecimentos geológicos para a solução de problemas de engenharia civil como a abertura de tuneis e canais, implantação de barragens, construção de estradas, obtenção de água subterrânea, projeto de fundações, taludes, etc.

A estrutura interna da Terra é composta pela Crosta ou Litosfera, Manto e Núcleo.

Crosta ou Litosfera é a parte mais externa da Terra, existe a crosta continental e a crosta oceânica, onde a crosta continental é mais espessa e tem densidade menor do que a crosta oceânica, fazendo com que flutue mais ao alto e explicando a diferença de elevação entre os continentes e o assoalho oceânico profundo. Na crosta também possui o Sial que é a parte mais externa, composta de Silício (Si) e Alumínio (Al) e o Sima que vem mais abaixo e é rico em Silício (Si) e Magnésio (Mg). A crosta tem profundidade de aproximadamente 120 km.

Manto é constituído de sulfetos e óxidos de Ferro (Fe) e Magnésio (Mg), possui uma temperatura média de 2000ºC. O manto está dividido em Manto Superior tem formação semelhante a crosta e tem alta pressão hidrostática, Manto Intermediário constituído por rochas pesadas em estado pastoso e Manto Inferior predominam rochas metálicas. O manto tem profundidade de aproximadamente 2900 km.

Núcleo é totalmente metálico, constituído de Níquel (Ni) e Ferro (Fe). O núcleo se divide em núcleo externo e núcleo interno. Onde estudos dizem que o núcleo interno pode transmitir ondas cisalhantes e compressionais. Portanto, o núcleo interno é uma solida esfera metálica suspensa no núcleo externo líquido. O Núcleo tem profundidade de aproximadamente 3300 km.

Materiais formados na crosta terrestre.

Minerais são todas substâncias homogênea, sólida ou líquida, de origem inorgânica que surge naturalmente na crosta terrestre. Normalmente com composição química definida e, se formado em condições favoráveis, terá estrutura atômica ordenada condicionando sua forma cristalina e suas propriedades físicas.

 Rochas são agrupamentos de um ou mais tipos de minerais, são classificadas de acordo com sua origem são elas, rochas magmáticas, rochas sedimentares e rochas metamórficas.

Solos são os depósitos pouco consistentes criados pelo desmoronamento ou pulverização das rochas duras. Estão divididos em solos residuais é o material que se decompõe e permanece no mesmo local e solos transportados é o material intermperizado que sofreu um transporte natural pela ação dos agentes geológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com