TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da construção de ponte

Por:   •  20/5/2018  •  Seminário  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 5

1 Introdução

Trabalho sobre a gestão da construção de ponte, com a escolha da ponte Rio Negro, a escolha dessa obra foi feita pois teve sua construção a pouco tempo e teve muita importância para a região, fica localizada em Manaus ligando a cidade de Iranduba, rodovia que passa pela ponte é a AM-070. Uma obra desse porte e com o tempo de construção longo, houve vários impactos ambientais e também na sociedade da região.

É objetivo deste trabalho demostrar a características da construção da ponte Rio Negro e seus impactos negativos e também alguns benefícios da obra, porque mesmo ocorrendo vários impactos negativos da obra, ocorreu vários benefícios. A base do trabalho foi a pesquisa bibliográfica.

2 Projeto de Construção

A ponte estaida rio negro é um projeto do governo estadual do amazonas, como a construtora responsável pela obra a Camargo Corrêa, com um investimento previsto em torno de US$ 200 milhões, o secretário Marco Aurélio Mendonça da Seinf (Secretaria de Estado de Infra estrutura), apresentou o regulamento da audiência pública para a licitação da construção da obra em atendimento à exigência prevista no art. 39 da Lei n° 8.666/93 , que teve seu projeto aprovado em 2007.

2.1 Características gerais da ponte

A inauguração foi em outubro de 2011, com sua extensão de 3.595 metros e sua altura no trecho estaiado de 162 metros sendo que a altura em relação ao nível da água até a pista de travessia de veículos é de 55 metros com duas aberturas de 200 metros de comprimento para possibilitar a passagem de qualquer tipos de embarcação.

A ponte estaiada é um tipo de ponte suspensa por cabos constituída de um ou mais mastros, de onde partem cabos de sustentação para os tabuleiros da ponte, existem dois tipos básicos de pontes estaiada, o tipo harpa, os cabos correm paralelos, ou quase, a partir do mastro, de modo que a altura de fixação do cabo ao mastro é proporcional à distância entre o mastro e o ponto de fixação deste cabo ao tabuleiro e o tipo leque, os cabos conectam-se ou passam pelo topo do mastro. A ponte rio negro é uma ponte estaiada em leque pois possui um mastro de onde partem os cabos, com isso a ponte rio negro se torna a segunda maior ponte do mundo em águas fluviais.

3 Impacto ambiental

A construção da ponte rio negro foi importante para atravessar o rio pois antes era preciso esperar horas por uma balsa, no entanto vai trazer impactos ambientais não pela construção, mas também pela facilidade de atravessar o rio, pois com isso os imóveis da cidade de Iranduba serão mais valorizados e com isso a cidade vai ter um grande aumento da população e com essa expansão da cidade, vários locais estão sendo desmatados para construção de moradias, o governo deve fazer um projeto de expansão adequado para minimizar este desmatamento.

3.1 Impacto no meio Biótico

Nas margens direita e esquerda do rio negro ocorreu modificação da cobertura vegetal, pois para a instalação do canteiro de obra ocorreu a retirada das árvores e com isso ocorre um grande impacto ambiental, porque antes esse local era preservado e com a construção esse local será modificado. A construtora responsável pela ponte deve fazer um estudo bem detalhado para implantar o canteiro de obra, visando diminuir o impacto ambiental da construção da ponte rio negro.

3.2 Impacto no meio Abiótico

Com a grande concentração de equipamento para a construção da ponte, vai ocorrer a alteração da qualidade da água, porque para o transporte de maquinas e matérias para o rio durante a construção foi usado várias balsas de grande porte movidas a combustível. Foram usados 246 pelares na sustentação da ponte, com isso ocorreu muitos perfurações do fundo do rio, com isso modificando os sedimentos do fundo do rio.

4 Impacto do meio social e cultural

Antes da construção da ponte rio negro a cidade de Iranduba tinha seu modo de vida pois era uma cidade com poucos habitantes mesmo com a capital a poucos quilômetros, isso acontecia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com