TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Grécia Helenística

Por:   •  21/8/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 3

Grécia Helenística

Este período foi marcado pela sua ascensão da arquitetura de Atenas, seguida da morte de Alexandre o Grande 323 a.C , Porem a influencia da cultura Grega continuou a se espalhar graças as conquistas de Alexandre. Entre 336 e 323 a.C., seus exércitos viajavam grande parte do mundo , como Ásia, Egito, Mesopotâmia , etc. Alexandre morreu cedo , com seus 33 anos , mas sua paixão pela herança grega e a adoração dos aspectos orientais da corte persa criaram uma assimilação e adaptação da arquitetura (cultura) grega.

O termo helenístico refere-se a arte e a arquitetura associadas ao império de Alexandre. A arquitetura helenística se diferencia daquela do período clássico ao se afastar das tradições associadas a região de Atenas , favorecendo uma interpretação mais livres. Como a ordem dórica estava vinculada a Grécia continental ,seu uso foi substituído pela ordem jônica, mais ornamentada, que refletia a exuberância oriental.

A ornamentação escultórica do estilo dórico não foram integradas as ordens jônica e coríntia. As caneluras das colunas receberam filetes achatados para simplificar o entalhe, o friso corre continuamente sem métopas ou triglifos.

No período clássico, o uso de ordem especifica no exterior de uma edificação não impedia a utilização de outras em seu interior , como no partenon. O templo de Apolo Epicuro faz uso das três ordens: Dórica na colunata externa, jônica nas colunas laterais e a coríntia na única coluna axial. Uma estatua de Apolo ao lado desta coluna. O templo de Apolo marca o primeiro uso conhecido da ordem coríntia.

A ordem coríntia foi usada em grande escala no santuário de Asclépio, em Epidauro, uma edificação circular com aproximadamente 22 metros de diâmetro. Este templo ocupava uma pequena parte da área que incluía estádio, ginásios, teatros, altares , etc. sua colunata externa possuía 26 colunas dóricas , mas havia 14 colunas coríntias soltas na colunata circular interna distribuídas em um piso preto e branco.

As volutas das quinas derivadas do modelo jônico são pequenas, sua forma em espiral é complementadas pelas curvas estilizadas com folhas de acanto  que enriqueceram o capitel.

Durante o período helenístico foram construídas edificações para apresentações teatrais em muitas cidades da periferia. No século V a.C os atenienses construíram o teatro de Dionísio, no lado sul da colina da acrópole , usando o talude da  própria colina para oferecer suporte aos assentos voltados para a orquestra circular , atrás da orquestra ficava um edificiode fundo , o skene e logo a frente dele o proscênio, uma plataforma elevada onde os atores declaravam.

As portas inseridas no skene eram utilizadas como entradas e saídas , conforme as necessidades da peça.

O teatro de Epidauro tem uma bela implantação na paisagem, o teatro foi construído em 2 estágios , - o inferior de 5 mil assentos  com 34 fileiras , com o acréscimo de 21 fileiras superiores, ampliando a capacidade total para aproximadamente 14 mil lugares. O anel de assentos mais próximos da orquestra eram destinados a dignitários , enquanto os demais espectadores se sentavam nos bancos contínuos. Um sistema eficiente de corredores radiais e transversais promovia uma boa circulação. A acústica funcionava muito bem, permitia que as palavras pronunciadas em tom de voz normal se espalhasse , ainda hoje este teatro é usado para apresentações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com