TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTORIA DA ARQUITETURA

Por:   •  8/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.647 Palavras (7 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 7

HISTORIA DA ARQUITETURA

DIAS, Solange Irene Smolarek - HISTÓRIA DA ARQUITETURA I

"Construir é um ato social, que depende das relações de poder, políticas e econômicas." (pág 02)

"Arquitetura é a arte ou ciência de projetar espaços organizados, por meio do agenciamento urbano e da edificação, para abrigar os diferentes tipos de atividades humanas. Seguindo determinadas regras, tem como objetivo criar regras adequadas ao seu propósito, visualmente agradáveis e capazes de provocar um prazer estético. No século I a.C., o arquiteto e tratadista romano Vitruvio determinou as três condições básicas da arquitetura: firmitas, utilitas e venustas (resistência, funcionalidade e beleza)." (pág 02)

A arquitetura deu sues primeiros passos quando o ser humano passou a construir abrigos.

A diferença de uma construção e a arquitetura, é que a arquitetura transforma a construção em obra de arte.

        

HISTORIA DA ARQUITETURA

COLIN, Silvio - UMA INTRODUÇÃO À ARQUITETURA

"Considera-se tradicionalmente a arquitetura como uma das belas-artes, juntamente com a escultura, a pintura, a música e o teatro, este critério exclui o grande numero de edifícios ao nosso redor. para ser considerado arte, alem do atendimento aos requisitos técnicos, como a solidez estrutural e a qualidade dos materiais, e das demandas utilitárias, como a adequação dos espaços aos usos, deve o edifício tocar nossa sensibilidade, nos incitar à contemplação, nos convidar à observação de suas formas, à textura das paredes, ao arranjo das janelas, ao jogo de luz e sombras, às cores, à sua leveza ou solidez. É preciso que todos estes elementos estejam submetidos a um principio que lhes dê unidade, e este princípio seja claramente perceptível. assim, pela observação podemos descobrir uma intenção de fazer algo destinado a nos emocionar, como uma bela melodia nos emociona, ou uma bela pintura. somente assim podemos considerar um edifício uma bela obra de arte."  (pág 25)

"Com a arquitetura, acontece que a função antecede qualquer outro dado,não a função estética, mas a função pratica. antes de se pensar em um edifício, é necessário que a sociedade precisa dele, que haja uma função para ele cumprir; além disso, o uso terá papel importante na definição de sua forma. Em nenhuma outra arte a função desempenha papel tão importante, tão definitivo." (pág 27)

A arquitetura é uma arte sem galeria, exposta nas ruas, que pode ser observada de longe, e está sempre exposta, muitas vezes sendo um marco, ou referencia local. Não tem apenas uma definição de arquitetura, são somados diversos fatores para que possamos defini-la.

HISTORIA DA ARQUITETURA

DIAS, Solange Irene Smolarek - HISTÓRIA DA ARQUITETURA III

"A arquitetura surgiu com o nascimento das primeiras cidades. As duas são quase sinônimas. A arquitetura adornou as ruas e praças das cidades desde os tempos antigos e as duas surgiram como um todo orgânico. Ao longo da história, porém, os arquitetos construíram sua própria glória. A medida que o faziam, as cidades começavam a se fragmentar. Ela não mais podia ser um todo orgânico quando os edifícios individuais começaram a expressar a ambição de clientes (e arquitetos) poderosos. Mesmo assim, até a Revolução Industrial, as cidades de todo mundo não se tornaram mais vistosas do que haviam há centenas ou milhares de anos atrás, com exceção de Roma e Istanbul." (pág 31)0

"Enquanto o pós modernismo e o desconstrutivismo enchiam os cabeçalhos dos meios de comunicação, as tendências racionalistas no sentido do modernismo clássico continuaram a existir até os dias de hoje. Elementos estéticos da arquitetura moderna sobrepõem-se a uma fuga antimoderna da realidade. Esta situação é típica do desacordo e da disposição pouco clara que cunham o desenvolvimento da arquitetura internacional desde o final dos anos oitenta. Alguns críticos pretendem resumir a tendência atual com o conceito de "pluralismo moderno". Todavia, este acaba  por significar apenas que o que se passa com a arquitetura passa-se também com a musica popular ou com a moda: existem algumas tendências bastante extravagante, mas cada um faz, simplesmente, o que mais lhe agrada." (pág 32)

"A arquitetura moderna, assim como a cidade, que é hoje muito mais um espaço urbano desmembrado do que uma cidade no sentido antigo, correspondem ao nosso tempo atual." (pág 32)

Com a necessidade de edifícios e com o crescimento urbano, devido ao aumento populacional, se torna necessário construir cada vez mais, e mais depressa, racionalizando cada vez mais, o que torna impossível inventar um estilo novo todas as semanas.

HISTORIA DA ARQUITETURA

DIAS, Solange Irene Smolarek - HISTÓRIA DA ARQUITETURA II

"A Revolução Industrial inicia na Inglaterra, na década de 1750. A revolução industrial prometia mecanizar, também a arquitetura, e extinguir o artesão. Os primeiros monumentos estruturais da era industrial foram construídos por engenheiros. Foram necessários muitos anos para que a maioria dos arquitetos estivesse preparada para aceitar o fato que os engenheiros estavam projetando algumas estruturas mais belas e mais baratas que o mundo já vira." (pág 20)

"Os Estados Unidos impulsionaram os novos desenvolvimentos com um dinamismo que chocou a Europa. Com a deflagração da Primeira Guerra Mundial a terra dos direitos individuais, da liberdade de expressão e da lei das armas de fogo era, claramente, o líder econômico mundial. Foi então nos EUA que a arquitetura começou a grande ruptura com o passado. Finalmente, vemos a estrutura metálica e a arquitetura essencial do séc XX irromperem. A arquitetura de Chicago inicia uma nova era na arquitetura." (pág 42)

"Encorajados por Morris e Ruskin, os arquitetos do movimento Artes e Ofício inglês, abominavam a era da máquina e detestavam o uso de estrutura de aço e concreto armado que haviam se interposto em sua visão pseudomedieval. Queriam casas inglesas construídas por         honestos artesãos ingleses. Tudo deveria ser feito à mão. Apenas materiais locais deveriam ser usados. As formas de construção deveriam ser honestamente expressas. Para eles, as casas do estilo Artes e Oficios ofereciam uma fuga à dura realidade da Inglaterra industrial." (pág 43)

HISTORIA DA ARQUITETURA

EDWARDS, Betty. Desenhando com o lado direito do cérebro. Rio de Janro 2005.

 "Cinco habilidades básicas do desenho

 A habilidade global para desenhar um objeto, uma pessoa ou um cenário percebido (algo que se vê 'de longe') exige somente cinco componentes básicos, nada mais. Estes componentes não são técnicas de desenho em si. São capacidades de perceber:

Um: percepção das bordas

Dois: percepção dos espaços

Três: percepção dos relacionamentos

Quatro: percepção de luzes e sombras

Cinco: percepção do todo, ou gestalt"(pág 18)

"...há sempre a sensação de que, no nosso próximo desenho, seremos capazes de ver mais fielmente, de compreender melhor a natureza da realidade, de exprimir o inexprimível, de descobrir o segredo que ha por trás do secreto. Como disse o grande artista japonês Hokusai, aprender a desenhar é um processo interminável." (pág 268)

ARQ104 - EGR Meios de expressão: técnicas de expressão gráfica

CHING, Francis; JUROSZEC, S.P.; WILEI, John & Sons. Representação gráfica para desenho e projeto.

"Ver

   A visão é o principal canal sensorial por meio do qual tomamos contato com o mundo. É o nosso sentido mais desenvolvido, com alcance mais longinquo, o sentido em que nos apoiamos prioritariamente, nas atividades cotidianas. Ver fortalece nossa habilidade de desenhar, enquanto desenhar revigora a visão." (pág 3)

"Imaginar

   Os dados visuais recebidos pelos olhos são processados, manipulados e filtrados pela mente, em sua busca ativa por estrutura e significado. A mente cria as imagens que vemos, e estas são as imagens que tentamos representar no desenho. Desenhar é, portanto, mais que uma habilidade manual, já que envolve a construção de imagens visuais, que estimulam a imaginação, enquanto fornece o ímpeto de desenhar." (pág 3)

"Representar

   No desenho, demarcamos a superfície para representar graficamente o que vemos à frente ou imaginamos mentalmente. Desenhar é um meio natural de expressão que cria um mundo separado, mas paralelo de imagens que falam para os olhos" (pág 3)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (143.1 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com