TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTORIA DA ARQUITETURA

Por:   •  5/9/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

AVC – AVALIAÇÃO CONTÍNUA

FOLHA DE RESPOSTA

Nome: Daiane Braga Podenciano           RA: 4469437

Disciplina: Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo II

INFORMAÇÕES IMPORTANTES! LEIA ANTES DE INICIAR!

A Avaliação Contínua (AVC) é uma atividade que compreende a elaboração de uma produção dissertativa.

Esta avaliação vale até 10,0 pontos.

Atenção1: Serão consideradas para avaliação somente as atividades com status “enviado”. As atividades com status na forma de “rascunho” não serão corrigidas. Lembre-se de clicar no botão “enviar”.

Atenção2: A atividade deve ser postada somente neste modelo de Folha de Respostas, preferencialmente, na versão Pdf.

Importante:

Sempre desenvolva textos com a sua própria argumentação. Nunca copie e cole informações da internet, de outro colega ou qualquer outra fonte, como sendo sua produção, já que essas situações caracterizam plágio e invalidam sua atividade.

Se for pedido na atividade, coloque as referências bibliográficas para não perder ponto.

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES - DISSERTATIVAS

Conteúdo: as respostas não possuem erros conceituais e reúnem todos os elementos pedidos.

Linguagem e clareza: o texto deve estar correto quanto à ortografia, ao vocabulário e às terminologias, e as ideias devem ser apresentadas de forma clara, sem incoerências.

Raciocínio: o trabalho deve seguir uma linha de raciocínio que se relacione com o material didático.

Coerência: o trabalho deve responder às questões propostas pela atividade.

Embasamento: a argumentação deve ser sustentada por ideias presentes no conteúdo da disciplina.

A AVC que atender a todos os critérios, sem nenhum erro conceitual, de ortografia ou concordância, bem como reunir todos os elementos necessários para uma resposta completa, receberá nota 10. Cada erro será descontado de acordo com sua relevância.

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES - CÁLCULO

Caminho de Resolução: O trabalho deve seguir uma linha de raciocínio e coerência do início ao fim. O aluno deve colocar todo o desenvolvimento da atividade até chegar ao resultado final.

Resultado Final: A resolução do exercício deve levar ao resultado final correto.

A AVC que possui detalhamento do cálculo realizado, sem pular nenhuma etapa, e apresentar resultado final correto receberá nota 10. A atividade que apresentar apenas resultado final, mesmo que correto, sem inserir as etapas do cálculo receberá nota zero. Os erros serão descontados de acordo com a sua relevância.

Resolução / Resposta

A) O primeiro, e o principal ponto da arquitetura moderna, são os pilotis, que devem serem distribuídos com intervalos regulares, permitindo a elevação do edifício e a libera o pavimento térreo para circulação.

O segundo ponto é a cobertura plana, uma cobertura habitável, tanto para jardinagem como para recreação, popularmente conhecidos como terraço jardim ou telhado verde, transfere o espaço que normalmente é utilizado no térreo para as coberturas, para garantir a estrutura utiliza-se o concreto armado.

O terceiro ponto, é a planta livre, pois os pilotis e o concreto armado, possibilitam a ausência de paredes de sustentação, resultando em economia na construção e dinheiro, tornando o espaço mais flexível, possibilitando em mudanças futuras na edificação, através de divisórias e outros.

O quarto ponto, são as janelas horizontais, ou em fita, podendo alcançar grandes vãos ou até instaladas de um lado a outro da fachada, garantindo maior iluminação e integração com o exterior, cujo se faz possível pelo uso do concreto armado.

O último ponto, é a fachada livre, pois o uso de pilares em grandes vãos e sem paredes estruturais, podendo usar de grandes aberturas, resulta em maior liberdade de criação na fachada.

Fonte: Os 5 pontos da arquitetura moderna e suas aplicações em projetos contemporâneos | ArchDaily Brasil

B) O Museu de Arte de São Paulo (MASP), de Lina Bo Bardi, traz alguns pontos da arquitetura moderna, como os quatro grandes pilares, junto com o uso do concreto armado, possibilitando na abertura do térreo e na sua livre circulação, cujo foi uns dos fatores que aprovou o projeto, pois não obstruía a vista da serra da Cantareira, uma exigência da prefeitura da época. As janelas também foram outro ponto do modernismo utilizado, para Lina, no conceito de resposta ao movimento militar da época, trazendo a transparência das paredes compensando os esforços do povo, as artes deveriam ser vistas, e ainda contribuí por uma vista exuberante de quem está de dentro, principalmente na pinacoteca no 2° andar. A fachada teve uma forma livre, já que não haviam pilares que atrapalhassem, e ganhou vidro, janelas de ponta a ponta. Já a cobertura é plana, porém não habitável, sustentada pelas duas grandes vigas protendidas e várias vigas transversais em concreto armado, e entre os vãos das vigas a laje forma um telhado de 2 águas, que escoam a água até os balanços.

Fontes: O MASP de Lina Bo Bardi: História, Arquitetura + Fatos Curiosos (vivadecora.com.br) e LivroMaspEstrutura6.pdf (causp.gov.br)

[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (197.8 Kb)   docx (383.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com