TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DE BARCELONA

Por:   •  24/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

  1. HISTÓRICO DE BARCELONA

1.1 Barcelona Medieval

Até meados do século XIX, a cidade de Barcelona foi caracterizada por seu tecido medieval, também cercada por uma muralha (apresentada na figura 01), era uma cidade cujo seu traçado fora considerado estreito, irresistente, irregular e sua malha imensamente densa.                                                Apesar da comprimida instauração de indústrias em derredores, com a proibição pelo uso agrícola das áreas militares além da muralha, as mesmas juntamente com a expansão demográfica situaram- se em municípios próximos independes (hoje sendo bairros importantes da cidade) despontando na população a necessidade de comunicação com o exterior e desencadeando novas vias que ligavam a cidade com as zonas industriais. O crescimento populacional de Barcelona naquela época aumentou demasiadamente em decorrência da revolução industrial e a imigração de habitantes rurais para a capital, causando uma série de problemas relacionados à insalubridade e inúmeras epidemias, pois a cidade não possuía um sistema de saneamento básico.

Figura 01

[pic 2]

     Fonte: Barcelonas.com- Cidade medieval cercada pela muralha.

1.2 A cidade ganha um novo plano.

Embora na época a coroa espanhola (regida por Pascual Madoz) ter tomado a decisão de demolir a muralha que cercava a cidade no ano de 1854 por ocorrência das grandes adversidades sociais, foi só no ano de 1859 que surge a criação de um novo plano para Barcelona através de um concurso, no qual consistiam diversos concorrentes, dentre eles se destacando o engenheiro urbanista e também político Ildefonso Cerdà i Sunyer, que acabou ganhando em primeiro lugar em meio aos outros participantes. Influente no meio político, Idelfonso Cerdà avaliou profundamente a cidade e se responsabilizou por expandi-la além dos limites da antiga muralha medieval, adequando a uma nova proposta de organização das vias e quarteirões.

BIOGRAFIA IDELFONSO CERDa

(Ildefons Cerdà i Sunyer, Centelles, Espanha, 1816 - Caldas de Besaya, id., 1876) Engenheiro, urbanista e político espanhol. Depois de obter o título de engenheiro rodoviário em Madrid, trabalhou como engenheiro de Estado em várias cidades espanholas, até que em 1849 instalou-se em Barcelona. As suas preocupações ideológicas e sociais levaram-no a participar activamente na vida política: foi vice-presidente da Cortes para Barcelona e presidente do Conselho Provincial de Barcelona, ​​entre outras actividades.

Mas o que é realmente lembrado é por sua contribuição teórica e prática ao urbanismo. Como um teórico, ele publicou A Teoria Geral do Urbanismo (1867), de que trata o analisar e resolver os problemas das cidades como resultado da concentração demográfica causada pelo desenvolvimento da revolução industrial. O trabalho representava na época uma visão radicalmente nova do urbanismo que não exerceria pouca influência no futuro.

No entanto, sua grande realização foi o projeto de Reforma Interior e Expansão de Barcelona, ​​é projetado para remodelar a cidade de Barcelona, ​​que foi baseado em um plano de grade composta de grandes estradas de amplitude com cruzamentos perpendiculares plano; cada grade de blocos fechados de casas, em que, além de blocos de apartamentos de altura limitada, deve haver áreas verdes e equipamentos reservados para serviços sociais e culturais. Este plano, aceito em 1855 pela prefeitura de Barcelona, ​​foi posteriormente rejeitado pelo consistório de 1859 e imposto por decreto real no mesmo ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (641 Kb)   docx (587.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com