TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia da Ética na Arquitetura

Por:   •  14/9/2018  •  Resenha  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

Arquiteto e urbanista no Brasil é umas das áreas que mais sofrem com problemas antiéticos e de má conduta como receber comissão de lojas e empresas (conhecida como RT ou reserva técnica), concorrência com menos abaixo da tabela, recebendo honorários abaixo, entre outras coisas. Segundo Piazza (2000, p. 13) os arquitetos, engenheiros, agrônomos, são os profissionais que pouco sabem sobre sua legislação. As bibliografias referente a ética profissional disponível no mercado é escasso e de difícil acesso.

A chegada da arquitetura ao brasil se deu em 1808 com a chegada da Família Real que estava fugindo das tropas napoleônicas. D. João VI convidou a missão artística francesa, que em 1816 estabeleceu-se na capital e assim foi fundada a Escola de Belas Artes no Rio de Janeiro (que só começaria a funcionar de fato em 1827).

Antes disso tudo acontecer, as casas no Rio de janeiro tinha aspectos português e era construídas por pedreiros, foi ai que surgiu a rivalidade entre os mestres de obras e os arquitetos que começaram a construir e reformas as grandes casas, palácios e edifícios.

Em São Paulo ocorreu uma grande influência italiana pelo grande numero de imigrantes italianos que levou uma mão de obra que foi facilmente compreendida pelos artesão e os mestres de obras. Muito arquitetos italianos vieram para são Paulo e alguns imigrantes enriqueceram rapidamente com o comercio e a indústria, criando assim um ambiente italiano em São Paulo.

Havia uma distinção entre os formados engenheiros-arquitetos que projetavam e construía edificações, dos engenheiros civis, que projetavam e construíam pontes, viadutos, portos, canais, estradas de ferro, rede de esgoto etc. Porém na pratica essa divisão não era respeitada, já que não existia uma legislação para controlar os exercícios profissionais.

Mas a frente em 1925 foi fundada a Academia de Belas Artes de São Paulo, depois de muitas reformas, o curso de arquitetura pelo diretor e professor Alexandre de Albuquerque, que acabou sendo extinta em 1932. Porém, no governo de Getúlio Vagas, em 1930 aconteceu a criação do Conselho Nacional de Educação, onde estabelecia leis federais que visava controlar o ensino superior. Logo mais na frente foi criada a Faculdade Nacional de Arquitetura integrada a Universidade do Rio de Janeiro e assim o curso foi se espalhando por todo o Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com