TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História Crítica da Arquitetura Moderna

Por:   •  6/12/2020  •  Resenha  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

O Sistema Barroco funcionava como uma espécie de dupla interseção, contrastara com jardins racionalizados, fachadas decoradas com motivos vegetais e o Estilo Inglês era destinado a oferecer Intencionalidade à natureza.

As casas construídas por Morris ou Adam manifestavam a vontade do homem, isolando a presença da razão humana no meio dos domínios irracionais da vegetação que cresce livremente. Portanto, a interpretação barroca de homem e natureza passa a ser substituída como uma separação.

O excesso de elaboração da linguagem arquitetônica dos interiores Rococós do Antigo Regime e a secularização do pensamento iluminista compeliram os arquitetos a buscar um estilo autêntico.

Uma das primeiras consequências da reavaliação do mundo antigo: ampliar o itinerário do Grand Tour (viagem pela Europa) tradicional para além das fronteiras de Roma.

Rococó nunca foi completamente aceito na Inglaterra, no entanto o Palladianismo popularizou-se por lá.

Neoclassicismo na França. Cordemoy preocupava-se com a beleza geométrica.

A fábrica de sal semicircular em Arc-Et-Senans, construída para Luís XVI, pode ser vista como um dos primeiros experimentos de Arquitetura Industrial.

Meados do Séc XIX a herança neoclássica dividiu-se em duas linhas de desenvolvimento estreitamente ligadas: Classicismo Estrutural de Labrouste e Classicismo Romântico de Schinkel.

Forças técnicas e socioeconômicas, como a produção em massa de trilhos de ferro, transformou a cidade finita. As inovações produtivas tiveram inúmeras repercussões.

Incidência de doenças por causa de escoamento precário e manutenção inadequada, levando à acumulação de excrementos, lixos e inundações, e com isso houve uma precipitação de reformas sanitárias e algumas leis sobre construção e manutenção de conurbações densas foram colocadas em prática.

Em 1891, a exploração intensiva do centro da cidade era possível graças a dois desdobramentos essenciais para a construção de edifícios altos: a invenção do elevador de passageiros e o aperfeiçoamento da estrutura de ferro.

Processo de suburbanização começou em torno de Chicago. Bonde a vapor e logo após introdução do bonde elétrico. O transporte sobre trilhos numa escala menor seria o fator determinante principal dos dois modelos alternativos da cidade-jardim européia.

Ferro - um material de construção artificial apareceu pela primeira vez na história da arquitetura. Construção suspensa em ferro, aplicação da sustentação por cabos (ponte do Brooklyn em NY).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (34.5 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com