TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Arquitetura Moderna

Por:   •  2/3/2016  •  Seminário  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 3

A primeira ideia que o texto vai trazer é que a arquitetura moderna é uma expressão que tem haver com o CIAM que foi forjada em 1928, que passou a designar a arquitetura  do movimento moderno sendo a arquitetura da máquina.

Outro aspecto de grande importância é a exposição do MOMA, que deixou a arquitetura moderna mais reconhecida através de suas exposições e catálogos.  A ideia do Estado Nação é um pré-requisito básico para que aconteça a industrialização e a modernização.

Um protesto que aconteceu em toda a Europa, foi a consolidação dos Estados.  (A revolução industrial só se da quando os países e os Estados que já são da própria nação..)

A identidade nacional é a questão chave do século XIV Europeu, que entretanto no Brasil vai acontecer basicamente nos anos 30 com o governo Vargas. O governo Vargas primeiramente vai se preocupar em consolidar o ideal de nação, entrando assim o “moderno”.  Vargas quer acabar com as oligarquias na republica velha e criar um padrão cultural de politicas publicas no território nacional como um todo. Então Vargas  vai se preocupar muito com o patrimônio porque é um dos elementos que ajuda na conformação das identidades nacional.

Paralelamente a essa consolidação do patrimônio, vai ter então Lucio Costa e companhia com a arquitetura moderna. Os artistas de Vanguarda, desde 22 estavam querendo fazer algo que fosse moderno, internacional mais local que é o que sempre está no discurso do artistas. Lucio Costa pela primeira vez consegue fazer isto, que é o ministério de educação e saúde, que vem antes do IPHAN, quando elabora então esse projeto ele tenta colocar a influencia de Le Corbusier, que era da arquitetura moderna internacional junto com e os elementos que estavam associados ao que era nacional. Então eles escolhem o colonial e não o barroco, pois estavam associados a uma tecla de civilização.  Então, para os intelectuais a civilização só começa com a chegada do português, e eles fazem uma arquitetura portuguesa que é arquitetura colonial e Barroca. Comas vai colocar que temos que estar atentos por que a nossa ideia de ser moderno e ao mesmo tempo nacional parece um contrassenso, por que o estilo moderno se pressupõe ao histórico e internacional, porem no caso do Brasil, vai identificar que o nacional que esta em um momento muito oportuno, e vai estar sendo discutido pelos intelectuais de modo geral, entrando a ideia da identidade nacional que era necessário reforçar que não era clara e não existia, então eles buscam a arquitetura barroca pois ela era reconhecida internacionalmente, passa assim a ser associado a arquitetura nova a arquitetura do passado, eles vão dizer que o pessoal do neo-colonial estão de pastiche, que estamos preocupados com estrutura.

O texto vai relatar os aspectos da arquitetura de belas artes, que a ideia onde o funcional decorativo muitas vezes foi desassociado por Lucio Costa e que nos outros tipos de composição eles começam a trabalhar os pilotis e começam a assumir a parafita de madeira, e que precisam se esforçar para a identidade ficar dessa maneira.  

No final do texto o autor já fala um pouco de Brasília, da escola carioca, relata que já é outro tipo de historia pra recuperar um pouco de Brasilidade de Oscar Niemeyer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com