TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERVENÇÃO PERÍMETRO URBANO DE PARANAVAÍ

Por:   •  29/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

ARTIGO - INTERVENÇÃO PERÍMETRO URBANO DE PARANAVAÍ

ACTIVITY: ARTICLE - PERIMETER INTERVENTION URBAN PARANAVAI

FELIPPE, Isabela Maria 1

MEURER, Katriz 2 

MERCÚRIO, Marcos Guilherme 3

RESUMO

O presente trabalho confronta o plano diretor, o Estatuo das cidades,  como esão sendo aplicados em um  bairro do município de Paranavaí – PR, o Jardim São Jorge com terminação para a a´rea central. Uma discussão sobre teorias e as práticas de Urbanismo e Planejamentos Urbanos aplicados. Ressalta as similaridades e diferenças entre esses conceitos e o fato de não serem usados muitas vezes. A metodologia usada no artigo foi construída a partir de um levantamento atual da área e propostas de melhorais a serem aplicadas.

.

Palavras-chave: Estatuto das Cidades; Plano Diretor; Metodologia.

ABSTRACT
This work confronts the master plan the statute of cities, applied in a particular neighborhood in the city of Paranavaí - PR. A discussion of theories and applied Urban Planning and Planning practices. Highlights the similarities and differences between these concepts and the fact that they are not used often. The article is constructed of a current survey of the area and proposals for improvements; to be applied.

Keywords: Status of Cities; Master plan; Methodology.

1.INTRODUÇÃO

A história de Paranavaí teve início no começo século passado. Neste período, toda a região do Vale do Ivaí era completamente despovoada, coberta de matas virgens, constituída de terras devolutas de propriedade do Estado. Paranavaí, portanto, está entre as mais jovens regiões do Estado do Paraná a serem povoadas e colonizadas, como decorrência do ciclo do café. É uma imensa zona situada a noroeste, na bacia dos rios Paraná e Paranapanema, nos limites do Paraná com o Mato Grosso do Sul. Somente a partir de 1944 reiniciou-se o loteamento sob orientação do Dr. Francisco de Almeida Faria, quando, então se acredita, a localidade recebeu a denominação de Colônia Paranavaí, neologismo formado pela junção dos nomes dos rios Paraná e Ivaí. Registrou-se então, a partir daí, a chegada de muitos colonos vindos de diversos estados do Brasil em busca de trabalho, principalmente na lavoura de café. O município   localizado no Noroeste do estado do Paraná, principal centro da microrregião de Paranavaí, foi fundada em  1951 com o desmembramento de Mandaguari, pela Lei Estadual nº 790 de 14 de dezembro de 1951, segundo o último IBGE com data 2014 a cidade conta 86.218 habitantes.

A área analisada é o Jardim São Jorge, um bairro com aproximadamente 25 mil habitantes e  aproximadamente 5.050 residências construídas.  Num passado não muito distante o bairro sofria com a falta de infraestrutura. Várias ruas não tinham asfalto e rede de esgoto. O esgoto chegou para a maioria das casas, já o asfalto vem sendo feito gradativamente. Na área de saúde os moradores alegam a necessidade de uma Unidade Básica de Saúde maior para poder acomodar melhor a população. Além disso, seria perfeito se houvesse a contratação de mais profissionais.  Analisando o Estatuto da Cidade, uma constituição Federal que recebe a Lei n° 10.257 de 10 de julho de 2001, a qual regulamenta os artigos 182 e 183 diz que o seu principal objetivo é determinar diretrizes para orientar o crescimento urbano, o uso e a ocupação do solo de maneira a criar uma sociedade mais justa e sustentável. Ele determina que todos (governo e população) se unam em prol do desenvolvimento, devendo, cada um fazer a sua parte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (106.5 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com