TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS ESTRUTURAIS

Por:   •  23/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.099 Palavras (9 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 9

ARQUITETURA E URBANISMO

4º Semestre

MARIA ISADORA BERGAMASCO

3950

TRABALHO DE SOCIOLOGIA URBANA

SOBRE O SOCIÓLOGO ÉMILE DURKHEIM

MARINGÁ

2022

1 INTRODUÇÃO

A tríade da sociologia moderna é formada por Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim, sendo o último o foco dessa pesquisa que terá como tema central a biografia, metodologia e conceitos principais do sociólogo francês que é considerado por alguns pensadores como o pai da Sociologia, visto que foi o primeiro a trabalhar a sociologia como disciplina e também foi responsável por transformar a mesma em uma ciência autônoma.

Ele formulou as regras do método sociológico e apresentou diversos outros conceitos, por exemplo: anomia, fato social, instituições sociais, solidariedade social, consciência, divisão de trabalho e suicídio. Além disso, ele explica os diferentes casos de suicídio e também de solidariedade, uma vez que é por meio desses conceitos que o sociólogo busca entender os fatos comuns da sociedade e seus impactos sobre os indivíduos.

        [...] se existe uma ciência das sociedades, é de desejar que ela não consista simplesmente numa paráfrase dos preconceitos tradicionais, mas nos faça ver as coisas de maneira diferente da sua aparência vulgar: De fato, o objeto de qualquer ciência é fazer descobertas, e toda descoberta desconcerta mais ou menos as opiniões herdadas (DURKHEIM, 1983, p.73).

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 BIOGRAFIA

David Émile Durkheim foi um sociólogo funcionalista, antropólogo, cientista político, psicólogo e filósofo que nasceu no século IX, mais especificamente, em 15 de abril de 1858 em Épinal, na França. Oriundo de uma família tradicional de rabinos, Émile Durkheim estudou Direito, Economia, Filosofia, Ciências da Natureza e Psicologia em instituições muito tradicionais do país. Todas essas formações foram essenciais na formação dos estudos do sociólogo acerca dos métodos para explicar os diversos fenômenos da sociedade por meio do conjunto de modelos biológicos e sociais.

Apesar das primeiras ideias e o nome terem surgido anos antes com o filósofo francês Auguste Comte, até aquele período a Sociologia não era reconhecida como disciplina e era um campo de estudos totalmente interligado e dependente dos domínios de outras ciências, como a Biologia e a Psicologia, todavia com 29 anos, Durkheim começou a lecionar na Universidade de Bordéus e também ficou responsável pelos cursos da instituição, sendo assim, a sociologia realmente se inicia enquanto disciplina e ciência autônoma e ele torna-se o primeiro professor de sociologia da França.

2.2 PUBLICAÇÕES

Acerca de seu trabalho, é importante ressaltar “Da Divisão do Trabalho Social’’ publicado em 1893, “As Regras do Método Sociológico” em 1895, a monografia “O Suícidio” em 1897 e “As Formas Elementares da Vida Religiosa” em 1912. Fundou também a revista L'Année Sociologique, que afirmou a preeminência durkheimiana no mundo inteiro. Todavia, com a eclosão da Primeira Guerra Mundial e a morte de seu filho, a vida do sociólogo foi muito prejudicada, isso fez com que ele entrasse em colapso após um acidente vascular cerebral e falecesse em 15 de novembro de 1917, aos 59 anos. 

Como o pensador morreu relativamente jovem, muitas das suas obras foram publicas após a sua morte, entre elas: "Educação e Sociologia” (1922 – publicação póstuma), “Sociologia e Filosofia” (1924 – publicação póstuma), “A Educação Moral” (1925 – publicação póstuma) e “O Socialismo” (1928 – publicação póstuma)".

2.3 INFLUÊNCIAS

Com Karl Marx e Max Weber, Émile Durkheim é considerado um dos pais da Sociologia e fundador da escola francesa. Os três formam a tríade dos pensadores clássicos da sociologia. Vários pensadores foram responsáveis por influenciar a construção do pensamento do sociólogo francês, entre eles o biólogo e antropólogo inglês Herbert Spencer que foi um dos teóricos do liberalismo clássico e também Alfred Espinas que foi biólogo, filósofo e sociólogo adepto aos ideais de Auguste Conte e do Positivismo.

Mesmo que Durkheim esteve correlacionado ao pensamento positivista, ele realizou duras críticas ao modelo sociológico de Comte por ser muito filosófico por ter como base a lei dos três estados e não em um método preciso de observação e estudo rigoroso de uma sociedade.

2.4 METODOLOGIA

Para o sociólogo francês, a melhor maneira de comprovar os fenômenos sociais era a partir da elaboração de um método científico próprio e rigoroso que garanta que os argumentos não caiam em contradições e conclusões precipitadas do senso comum. Por esse motivo, ele critica fortemente o modelo de Comte, uma vez que faz com que o sociólogo entre em uma dedução metafísica baseada na filosofia e não na ciência da sociedade.

O método criado por Émile Durkheim foi denominado como “Método Comparativo” ou “Funcionalismo” que é caracterizado por etapas bem marcadas. As etapas são divididas em observação dos fatos, elaboração de hipóteses e realização de experiência. O Funcionalismo pode ser definido como uma corrente sociológica que acredita que o todo tem uma função muito importante para a definição correta das partes.

Sendo assim, todo e qualquer fenômeno social possui um significado para a sociedade como um todo, ou seja, não há fenômenos racionais ou sociais isolados e sem significado, mas sim todos estão integrados no sistema social, uma vez que não existem ações irracionais por parte dos indivíduos, as ações partem de experiências e práticas coletivas.

2.4.1 Fato Social 

Frente a esses questionamentos, Durkheim explica que para a eficácia do método sociológico é preciso que o objeto de estudo da Sociologia seja pautada nos Fatos Sociais que podem ser definidos como aspectos da vida social que condicionam nossas ações e que formam um conjunto de normas coletivas que determinam a ação individual. Já que os fatos são todas as formas de pensar, agir e sentir que determinam o comportamento dos indivíduos, eles possuem características bem definidas como a sua exterioridade em relação às consciências individuais, eles são sempre cumpridos por todos e também pela capacidade de ação coerciva para com aqueles que não cumprem, ou seja, os fatos sociais são exteriores, coercitivos e gerais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (112.2 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com