TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Infraestrutura Verde

Por:   •  17/8/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 2

(máximo de 10 páginas, excluindo-se a capa e contendo: Resumo, Introdução, Objetivo, Metodologia, Cronograma de Execução e plano de atividades do aluno), sendo uma identificada e uma sem identificação, na versão WORD

                                        RESUMO

Na esfera do urbanismo e do planejamento urbano, o termo revitalização faz referência à requalificação e readequação de áreas abandonadas ou danificadas de alguma cidade, que são inutilizáveis em termos de ocupação residencial ou comercial.

Essa requalificação urbana tem como objetivo promover a melhoria do local, ou ainda, permitir novos usos, tais como praças destinadas ao lazer, passeios públicos, melhoria de fluxo de veículos e pedestres, criação de espaços que propiciem a prática de esportes, etc.

Dessa forma, o presente trabalho apresenta uma análise do desenvolvimento urbano do Núcleo Habitacional Mary Dota, situado no município de Bauru, interior de São Paulo, com ênfase no seu crescimento comercial, no surgimento de áreas abandonadas e sem utilidade em diversos pontos do bairro, e na inadequação das vias de trânsito. A partir da coleta de dados e do levantamento dos problemas urbanos locais, há a proposta de um planejamento de revitalização das principais vias de acesso, melhorando a mobilidade local e oferecendo novos espaços para lazer, esses inexistentes atualmente ou em estado de total abandono. O bairro impulsiona o desenvolvimento econômico de toda a região leste da cidade de Bauru, devido a sua grande infraestrutura comercial, porém não oferece aos moradores espaços para práticas esportivas, de lazer e recreação. A proposta de revitalização tem por objetivo sanar essa carência, com o planejamento de praças públicas, quadras poliesportivas, expansão das ciclovias e readequação dos canteiros centrais da avenida de acesso principal ao bairro, Avenida Dr. Marcos de Paula Rafael.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com