TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Intervenção Urbana

Por:   •  12/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Intervenção Urbana – IU - é basicamente o termo utilizado para designar os movimentos artísticos relacionados às intervenções visuais realizadas em espaços públicos, modificação de paisagens, a particularização de lugares. A partir da Intervenção feita no espaço público, parte do cotidiano da população passa a ser percebida, passa a ressurgir.

Ocupar as cidades é mais do que habitá-la, as intervenções urbanas nos permitem apropriar-se dos espaços públicos e transforma-los em locais de convivência. Através da arte das intervenções, integrar símbolos eloquentes de maneira incomum impactam nos indivíduos, os retirando de seus sentidos passivos aos espaços e designando-os a uma visão abrangente sobre o meio comum. Esses projetos buscam favorecer a interação social, visando de várias maneiras a alteração do espaço público. (Costa 2015). 

O centro histórico é caracterizado pela diversidade de atividades comerciais, de serviços, institucionais e culturais. Mas assim como outras cidades brasileiras, Goiânia vem sofrendo um processo de deterioração de sua área central.O resgate do Centro, que se encontra deteriorado e mal conservado, pode ser conseguido, principalmente, através da criação de espaços públicos, no qual a região carece. Para isso, os centros urbanos devem ser revitalizados não somente por critérios funcionais, mas também políticos, sociais e ambientais.

O objetivo geral da pesquisa é promover a requalificação urbana em uma importante área da cidade, através de uma intervenção pontual em um edifício inacabado, que tem marcado a paisagem urbana do local a anos.

O edifício situa-se numa área central da cidade em frente a Academia Goiana de Letras, próximo a escolas, comércio e serviços, favorecendo o acesso dos usuários e atingindo a população como um todo.

Situa-se  na Av. Araguaia com a Rua Seis, no centro de Goiânia, que está abandonado há muitos anos. É uma localização privilegiada em diversos aspectos. Possui um forte caráter histórico reforçado pela proximidade com a Praça Cívica, o Mercado Público, a Câmera Municipal, além de equipamentos culturais como o Centro Cultural Cora Coralina.

Métodos de intervenção urbana com abordagem simples e efetiva envolvem pesquisas teóricas e ações de análise dos espaços nos centros urbanos. Essas intervenções são temporárias, possibilitando experimentar de forma real os processos que serão necessários para posteriores projetos e alternativas permanentes para tais locais. Desta maneira, pequenas intervenções ativam e estimulam breves transformações graduais o q estimula novas visões e diagnósticos, fomentando mudanças a longo prazo. (Fontes 2018).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (33.9 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com