TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Por:   •  9/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 3

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos em Arquitetura e Construção

PROCESSOS PARA ANÁLISE BIM

Resenha: Autodesk Revit® como ferramenta BIM aplicada à simulação térmica de edificações

Guilherme Freitas Fernandes Marques

O artigo “Autodesk Revit® como ferramenta BIM aplicada à simulação térmica de edificações” trata-se de uma análise das condições de uso do software Revit® 2015 no cenário da construção civil brasileira por meados da última década. Faz isso tanto revisando outros autores, quanto em prática, ao produzir um modelo computacional em Building Information Modeling (BIM) da Casa Eficiente em Florianópolis, Santa Catarina. Dedicando-se a compreender as diversas possibilidades e restrições, em relação às análises de simulação térmica da ferramenta de modelagem computacional e paramétrica, Revit®.

O grupo desenvolveu um modelo computacional do projeto Casa Eficiente, de Alexandra Maciel, utilizando a tecnologia BIM do software Revit® 2015. A modelagem através deste software vai além do desenho técnico em 2D e permite a inserção de dados e parâmetros, coletados de diversas bases e muitas vezes podendo ser personalizado pelo usuário, para uma análise geral do model as built (assim como será construído fisicamente). Além disso, o Revit® possibilita bem a comunicação entre todos os estágios de projeto e suas disciplinas, o que torna a modelagem bastante fiel ao que será executado e resguarda os projetistas de possíveis surpresas caso tenham o conhecimento necessário.

A Casa Eficiente é implantada em Florianópolis-SC. Para a execução das análises de eficiência energética, é necessária a inserção de dados climáticos, de nível da edificação, da sua posição geográfica, das propriedades dos materiais de construção, assim como aspectos de design, de aberturas, por exemplo. No próprio software é possível ter acesso à uma base de dados referentes à questão de temperatura e clima, sendo possível selecionar em mapa a estação de coleta de dados meteorológicos mais próxima ao projeto, assim como foi mostrado pelo grupo. Também é possível desenvolver o projeto com sua posição geográfica (em relação às suas fachadas) e selecionar os parâmetros dos materiais de acordo com o que for escolhido durante a modelagem. O grupo desenvolveu o modelo 3D com base nos desenhos 2D (fornecidos pelos autores) e aplicou as configurações dos materiais de construção com base em normas e dados disponibilizados pelos fabricantes.

Ao que se pode perceber, o software é suficiente em gerar uma análise térmica e de eficiência energética, mas com restrições. Sendo recomendado o uso de um outro software, o EnergyPlus®, para uma análise mais completa e precisa. Há de se pontuar que o grupo produziu o estudo em 2015 e desde então, muito já foi desenvolvido, no que se pode dizer a respeito da utilização da tecnologia BIM e do próprio software Autodesk Revit® que se encontra em sua versão 2022. Ainda assim é interessante notar a falta de adaptação do mercado à esta tecnologia que nos economiza muito tempo e torna o processo de desenho do projeto algo muito mais complexo e consequentemente, com bastante exatidão. Vê-se, sim, que estamos cada dia mais em conversa com os softwares BIM e nos tornando mais capacitados a utilizar todas suas diversas ferramentas, principalmente as que foram estudadas no artigo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com