TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAÚDE E LAZER, É UM INSTRUMENTO IMPORTANTE NA VIDA DO IDOSO

Por:   •  23/11/2017  •  Monografia  •  3.612 Palavras (15 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

                                                      SERVIÇO SOCIAL

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

SAÚDE E LAZER, É UM INSTRUMENTO IMPORTANTE NA VIDA DO IDOSO

AUTOR: NILSON FRANCISCO RODRIGUES

ORIENTADORA: SAYONARA PIAUILINO

BOM JESUS-PI,

MARÇO DE 2016

DEDICATÓRIA

Dedico:

A minha família que sempre esteve comigo nos momentos difíceis  

Aos mestres pela paciência e dedicação conosco

Aos amigos que sempre nos apoia quando precisamos

Agradecimentos:

Quero agradecer...

Em primeiro lugar a Deus, que sem dúvida está acima de tudo, por ter concebido a graça da realização deste trabalho.

Á toda a minha família, pelo apoio, carinho, paciência e amor que estiveram sempre comigo

E a todos os professores que tivera a delicadeza de me passar todos os seus conhecimentos.

.

ÍNDICE

  1. RESUMO...............................................................................................................05

  1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................06

  1. REVISAO DE LITERATURA.................................................................................08

3.1. Definição de saúde e lazer...........................................................................08

3.2. Envelhecimento e qualidade de vida .........................................................09

3.3.Política nacional de saúde e lazer na velhice.............................................10

3.4. Atividades física na terceira idade como melhoria da qualidade de vida........................................................................................................................11

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................16
  1. REFERÊNCIAS.....................................................................................................17
  1. RESUMO

O referente trabalho, objetiva por meio de uma pesquisa bibliográfica, fazer uma análise em relação a saúde e lazer, como um instrumento importante na vida do idoso, sendo responsável pela melhoria da qualidade de vida da terceira idade. No cenário atual da população idosa é grande e continua crescendo, desde da década de 1950 a população idosa brasileira cresce significante,com ao aumento da população idosa, cresce também a necessidade de programas que melhore a qualidade de vida dos idosos. A promoção da saúde e lazer na terceira idade vem sendo problema, uma vez que o país não está preparado para a grande população idosa brasileira, no entanto estudos vem sendo feitos especifico para essa população afim de melhorar programas sociais que seria fundamental para manter a qualidade de vidas dessas pessoas, sendo assim a saúde e o lazer são as ferramentas mais importante no que desrespeito a população idosa brasileira.  O artigo ainda tem como objetivo especifico, avaliar de programas voltados para promoção da saúde e lazer aos idosos, dos quais são fundamentais para a qualidade de vida dos mesmos.

Palavras chaves: promoção da saúde e lazer, qualidade de vida, terceira idade

ABSTRACT

The related work objective through a literature  search, tomake ananalysis in relation toheal thandl eisure as a nimportant tool in theirdail yroutines, beingres ponsible for theim provemento ftheel derly qualit yoflife. In the presents cenario of theel derly population islarge and continues togrow, sincethe 1950s the  Brazilian elderly population grows significan tlywith thein crease in theel derly population, so does theneed for programsto improve the qualityof life for seniors. Health promotionan dleisure in old age has been problem, since the country is not prepared for the largeel derly population, howevers tudies have beenmades pecificto this population in orderto improve social programs that would be critical tomain taining quality live softhe se people, so the heal thand leisure are the most important tools in disregardof Brazilian elderly population. The articlealso hasthe specific bjectiveto evaluate programs for heal th promotion an drecreation for theel derly, which are fundamental to the qualityoflife for them.

Key words: healthpromotionandrecreation, qualityoflife, seniors


  1. INTRODUÇÃO

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a população idosa brasileira cresceu muito nos últimos anos, entretanto o Brasil não acompanhou o crescimento da população, com programas sociais, saúde, educação, lazer, diante disto surge problemas associados aos mais diversos meios da sociedade, e a população idosa sem dúvida é a mais atingida, devido a fragilidade e necessitarem mais ainda do estado.

Até a década de 1950 o envelhecimento era considerado um fenômeno, isso porque a expectativa de vida do brasileiro era de 33 anos, porem no século XXI, essa realidade mudou na sociedade mundial, uma vez que hoje a expectativa de vida do brasileiro chegou 68 anos de idade, o Brasil e o mundo está envelhecendo (LEBRÃO; DUARTE, 2003). O IGBE estima que em 2050 existam mais de dois bilhões de pessoas com mais de sessenta anos, sendo que a maioria serão em país desenvolvidos. Esses dados são importantes, são provas que a população está vivendo mais, são conquista do campo social, com qualidade de vida, saúde e lazer, mostrando que são instrumento fundamentais na vida do idoso, porem isso se torna um desafio pra áreas sociais, em busca de melhoria de programas sociais, saúde pública e educação.

O aumento significante da expectativa de vida da população são resposta a indicadores que vem melhorando a qualidade de vida das pessoas. Saúde, a queda da mortalidade e fecundidade, lazer, educação e programas sociais que prioriza a terceira idade. A preocupação das organizações sociais, é porque não é um processo homogêneo a toda a sociedade, ocorre exclusão e descriminação por diversos fatores, como: gêneros, etnia, condições sociais e econômicas, localização de moradia, racismo e região de origem. Sendo que essa população menos favorecida economicamente principalmente são os mais afetados, dentro desse campo da exclusão(RAMOS et al., 1993; RODRIGUES et al. 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (193 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com