TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Percepção e Composição de Forma

Por:   •  18/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.420 Palavras (6 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 6

Percepção e Composição de Forma

Simetria x Assimetria: A simetria é fundamental para que se crie um senso de proporção e o olhar crítico seja exercido, aguçado a percepção ao observar tamanhos e espaçamento e provocando a sensação de imobilidade, usando a simetria temos a sensação de estabilidade, podendo determinar um eixo central. A simetria é como um ponto de contato entre estética e matemática, significando a unidade de toda a criação; Todavia, A assimetria de forma simples, refere-se à disparidade ao que não é divisível por um eixo longitudinal. Essa ideia surgiu com o objetivo de romper com a monotonia da simetria. Pode-se usar a assimetria na composição dos espaços e nos formatos irregulares dos objetos, quando a assimetria é usada o objeto ganha fluidez, buscando beleza no que é fora do padrão.

  [pic 1][pic 2]

        Simetria                                                                                Assimetria

 Complexidade x Simplicidade: A complexidade é efetivamente o tecido de acontecimentos, ações, interações, retroações, determinações, acasos, que constituem o nosso mundo fenomenal. Mas então a complexidade apresenta-se com os traços inquietantes da confusão, do inextricável, da desordem, da ambiguidade, da incerteza; Em contra proposta a simplicidade é a ausência de artifícios, luxos, sofisticação, extravagância e excessos de ordem material. A simplicidade é baseada no simples e no básico. Ela é a qualidade do que é simples que não tem composição, carece de ostentação ou não apresenta grande dificuldade.

[pic 3]  [pic 4]

Complexidade                                                                                        Simplicidade

Regularidade x Irregularidade: Regularidade é condição daquilo que é regular que se ajusta a uma certa ordem, mantém uma determinada frequência ou é de qualidade média. Costuma-se associar regularidade a algo positivo. Ela também está associada estabilidade; Porem, a irregularidade está associada diretamente com a assimetria, ou seja aquilo que não é uniforme. A regularidade também pode ser associada a algo que não tem estabilidade. Objetos que não são estáveis e que possuem partes assimétricas.

[pic 5]       [pic 6]

Regularidade                                                                                              Irregularidade

Equilíbrio x Instabilidade: O equilíbrio é um tipo de relação das partes com o todo. Só a noção de equilíbrio se observarmos a composição, ou seja, o ambiente como um todo, é o estado daquilo que se distribui de maneira proporcional. A sensação visual está associada a sensação física de equilíbrio, então, o conceito está associado ao peso virtual ; Todavia, A instabilidade está associada a balança ou seja, ela tem a ausência de constância, permanência e falta de segurança

[pic 7]          [pic 8]

Equilíbrio                                                                                          Instabilidade

Unidade x Fragmentação: Unidade é a conceituação de um elemento que pode ser constituído por uma única parte ou por várias partes em um conjunto que o forma um. A unidade também designa a união de componentes com uma determinada homogeneidade ou identidade, ou seja vários elementos que forma um determinado objeto; Já a fragmentação está diretamente relacionada a palavra segregação, logo concluímos que a fragmentação ao contrário de unidade significa divisão, separação, reduzir a pequenos pedaços e também a não homogeneidade de elementos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (469 Kb)   docx (584.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com