TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RECICLAGEM E O MEIO AMBIENTE

Por:   •  22/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.550 Palavras (7 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 7

RECICLAGEM

SUMÁRIO:

INTRODUÇÃO.................................................................................2          

CONCEITO .....................................................................................2

A RECICLAGEM E O MEIO AMBIENTE........................................3

A RESPONSÁBILIDADE DE CADA UM .......................................3

A SEPARAÇÃO DO LIXO..............................................................3

SÍMBOLOS DA RECICLAGEM ....................................................4

A RECICLAGEM DO PAPEL E DO VIDRO..................................4

A RECICLAGEM DO PLÁSTICO E DO ALUMÍNIO.....................5

RECICLAGEM COMO FONTE DE RENDA..................................7

LIXO OU LUXO?...........................................................................7

CONCLUSÃO...............................................................................8

REFERÊNCIAS.............................................................................9

INTRODUÇÃO

O presente trabalho busca informar e esclarecer de forma objetiva sobre esse assunto tão importante para o mundo na atualidade. Basta observarmos com maior atenção o ambiente que nos cerca para percebermos o quanto a população urbana brasileira ainda precisa avançar no cuidado com os descartes.  

Neste momento não objetivamos aprofundar no tema ou resolver em definitivo o problema, a partir de pesquisas em sites confiáveis, estaremos aqui prestando nossa colaboração e incentivo a causa com algumas dicas e esclarecimentos.

CONCEITO
           A reciclagem é a ação e o efeito de reciclar (aplicar um processo sobre um material para que se possa voltar a utilizar). A reciclagem implica em dar uma nova vida ao material em questão, o que ajuda a reduzir o consumo de recursos, além de ser um termo que tem sido cada vez mais utilizado como alerta para a importância da preservação dos recursos naturais e do meio ambiente.
         Ao reutilizar um produto, podemos aplica-lo na mesma função ou em outras funções, um exemplo é o uso de garrafas como objetos de decoração. 
 É importante não confundir o conceito de reciclagem com reutilização, visto que na reutilização o material não é transformado em um novo produto. e já na reciclagem é feito a decomposição de um material para formar outro.

A RECICLAGEM E O MEIO AMBIENTE

De maneira simples, a reciclagem pode ser entendida como o processo de reaproveitamento. Economicamente, a reciclagem é geradora de riquezas. Com relação ao meio ambiente é o conjunto das substâncias, circunstâncias ou condições em que existe determinado objeto ou em que ocorre determinada ação, envolve todas as coisas vivas e não-vivas que existem na terra, que afetam os ecossistemas e a vida dos seres que vivem nela.

Portanto, conscientize-se: a grande maioria dos materiais que simplesmente descartamos no lixo pode (e deve) ser reciclado. A reciclagem é peça fundamental na preservação e na melhoria de nosso planeta!

A RESPONSÁBILIDADE DE CADA UM

     Cada vez mais é dever de todo cidadão ter responsabilidade ambiental.  Responsabilidade Ambiental é um conjunto de atitudes, individuais ou empresarias voltado para o desenvolvimento sustentável do planeta. Ou seja, estas atitudes devem levar em conta o crescimento econômico ajustado à preservação do ambiente.

A SEPARAÇÃO DO LIXO

         Para separar o lixo, a melhor opção deve ser a coleta seletiva, pois separa o lixo em grupos diferentes, tornando assim mais fácil e organizada a reciclagem, já que nas usinas é ideal que o lixo já chegue separado.

 Além disso, também é interessante fazer parcerias com catadores que circulam pelas ruas coletando materiais para vender em pontos de reciclagem. Neste caso ajuda bastante se ao colocar seu lixo para ser recolhido este já esteja separado.

SÍMBOLOS DA RECICLAGEM

A simbologia da reciclagem atualmente  está presente nas embalagens dos itens adquiridos e além de identificar  a reciclabilidade do produto, orienta quanto ao descarte seletivo, ou seja, auxilia na separação dos materiais.

O triângulo, formado por três setas, é o símbolo universal da  reciclagem. Essas setas em sentido horário informam sobre um ciclo do reaproveitamento de materiais. A primeira seta representa a indústria que  produz o item pela primeira vez,  a segunda o consumidor que utiliza o produto e por fim a terceira seta que representa  a reciclagem que utiliza a matéria-prima dando a ela nova forma de utilização.

Cada tipo de matéria prima corresponde uma simbologia diferente, além de cores especificas que auxiliam identificar os depósitos de descartes (lixeiras).

A RECICLAGEM DO PAPEL E DO VIDRO

O papel é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do cotidiano. Quando não está sendo mais utilizado, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do papel reciclado. O papel reciclado tem praticamente todas as características do papel comum, porém sua cor pode variar de acordo com o papel utilizado no processo de reciclagem. 

A reciclagem do papel é de extrema importância para o meio ambiente. Como sabemos, o papel é produzido através da celulose de determinados tipos de árvores. Quando reciclamos o papel ou compramos papel reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois árvores deixaram de ser cortadas. Não podemos esquecer também, que a reciclagem de papel gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores de papel.

O vidro é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do dia-a-dia. Ao ser descartado por pessoas e empresas, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do vidro reciclado. O vidro reciclado tem praticamente todas as características do vidro comum. Ele pode ser reciclado muitas vezes sem perder sua características e qualidade.

A reciclagem do vidro é de extrema importância para o meio ambiente. Quando reciclamos o vidro ou compramos vidro reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois este material deixa de ir para os aterros sanitários ou para a natureza (rios, lagos, solo, matas). Não podemos esquecer também, que a reciclagem de vidro gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores de vidro e outros materiais reciclados.

A RECICLAGEM DO PLÁSTICO E DO ALUMÍNIO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (180.8 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com