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A RELAÇÃO ENTRE ESTÉTICA E PRODUÇÃO/ANÁLISE ARTÍSTICA

Por:   •  6/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.710 Palavras (7 Páginas)  •  175 Visualizações

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UNIVERSIDADE

ARQUITETURA E URBANISMO

ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A RELAÇÃO ENTRE ESTÉTICA E PRODUÇÃO/ANÁLISE ARTÍSTICA

 

MANAUS

2020

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A RELAÇÃO ENTRE ESTÉTICA E PRODUÇÃO/ANÁLISE ARTÍSTICA

 

 

 

 

 

 

 

 

Trabalho de aproveitamento para a disciplina ..........., ministrada pela professora ................................., no primeiro período para o curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade ......................... Turma

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MANAUS

2020

 

1. INTRODUÇÃO

 

 

O trabalho a seguir visa a analise com base em pesquisas  no qual apontam que a estética é uma forma de expressão artistica e visual, onde cada pessoa possa ver o que está explicito e oculto, onde cada pessoa tem a sua maneira de ver, que os pensadores tem a sua opnião sobre o que é o belo, onde atrai sua atenção: Como um tipo de cor, um movimento, e até a forma de expressar, onde se implica nas sensações, onde possa ter sua meditação na forma de dança, onde atrai as 3 categorias fenomenológicas, no qual o seu objetivo é levar sentimentos.

A Estética é uma especialidade filosófica que tem como objetivo analisar a essência da beleza e as bases da arte. A mesma procura compreender as emoções, idéias e juízos que são despertados ao se observar uma obra de arte, também é possível encontrar a estética no "feio" na ausência do belo. O desenvolvimento estético e artístico, são temas e assuntos que estão no cotidiano da prática pedagógica dos professores de arte, que utilizam-se de reflexões sobre arte e teorias da arte, porém questões conceituais sobre estética ou sobre os problemas da estética não são amplamente discutidos, ou as teorias sobre arte não são compreendidas como categorias da estética. Na verdade existe uma separação entre o fazer arte e o pensar arte, entre prática e teoria da arte.

 

 

 

 

   

 

   

 

A RELAÇÃO ENTRE ESTÉTICA E PRODUÇÃO/ANÁLISE ARTÍSTICA

 

  1. O filósofo britânico Robin George Collingwood apresenta em seu trabalho intitulado Os princípios da Arte (1938) a visão de que a arte é puramente expressão. Segundo o autor, ela poderia ser dividida em diferentes categorias, dentre as quais se encontram a arte como forma de entretenimento e arte como “magia”. Tendo em vista que esta última pode exercer uma forte influência sobre um determinado indivíduo, explique suas similaridades com o conceito de catarse proposto por Aristóteles.

 

 Catarse é um conceito filosofico que vem do grego (kátharsis) que  significa limpeza e purifição. Segundo o filosofo grego Aristóteles o conceito de catarse é a representação da purificação das almas, ou seja as suas similaridades é referente as sensações de leveza, limpeza, purificação e renovação, normalmente é isso que o ser humano atinge quando entra em contato com alguma obra artístitica, exemplos: as pinturas como a monalisa de Leonardo da Vinci, o cinema, teatro e shows de dança. A catarse nas artes representa a liberação da tensão emocional que nos tras  fortes emoções.

 

  1. No livro A necessidade da arte (1973), o escritor Ernst Fischer explica o caráter individual e coletivo da experiência estética atraves da frase “a arte é um meio indispensável para essa união do indivíduo com o todo; reflete a infinita capacidade humana para associação, para a circulção de experiências e ideias”. De que maneira essa visão a respeito da estética se relaciona com a Teoria Institucional da Arte proposta por George Dickie?  

 

George Dickie, busca evitar que casos particulares se tornem contra-exemplares que a desprecie de modo que tenha que ser suficientemente elástica para acolher exemplares que ainda não vieram á luz e ao mesmo tempo prestar informações. Fischer acredita que a Arte faz parte da vida, sendo essencial na formação do ser humano, a Arte explica e descreve a história e têm como papel a clarificação das relações sociais, ou seja, a mesma trás iluminação para os homens em sociedade e ajuda a transformar a realidade social.  

Ambos têm a visão de que o através do conhecimento da Arte o homem pôde se torna homem, fazendo deste conhecimento utensílios que o ajudassem conforme a sua necessidade, pois a mesma é concebida como ideia de colocar o homem em equilíbrio com o seu meio.

 

  1. Apesar da estética ser uma linha de pensamento filosófico muitas vezes relacionada com as “artes tradicionais” (pintura, escultura, arquitetura), sua influência encontra-se presente no cotidiano de todos os indivíduos de uma sociedade. Explique de que forma essa temática se materializa na vida de um indivíduo e sua importância.

 

 A arte faz parte da vida de uma individuo, podemos notá-la em nosso dia-a-dia através de locais os quais frequentamos e atividades que praticamos, como shows ou quando assistimos a filmes, podemos notar a arte em anúncios, danças, nas praças e nas ruas ou seja não precisamos entrar em museus para deslumbrar a arte, pois ela ta em todo lugar.

 Pode-se materializar pela internet, televisão e o rádio que são os meios mais importantes na veiculação das obras de arte que se encontra na cultura de uma sociedade, ela é importante no nosso cotidiano, pois a arte reflete na sociedade, ela é um meio de comunicação entre as pessoas, auxiliando no convivio, no crescimento humano e social.

 

  1. O filósofo iluminista David Hume busca em seus escritos sobre a estética chamar a atenção para a distinção entre as perguntas “eu gosto disso?” e “isso é belo/bom?”. Segundo Hume, os questionamentos trabalham em níveis distintos (subjetivo e objetivo, respectivamente), não seguindo, portando, as mesmas “diretrizes avaliativas”. De acordo com as informações passadas, explique como a visão de Hume se relaciona com os conceitos de “beleza interna e externa” propostos por Arthur Danto.

 

 Segundo David Hume, o gosto é uma questão de hábito, ou seja, varia conforme a realidade vivida. Para Hume não há nenhuma definição metafísica de arte. Já Arthur Danto afirma que uma obra não deve ser avaliada apenas por sua beleza, ou seja a obra lógico ela deve ser bonita, mas em primeiro lugar a obra deve ter uma significado para mostrar ao publico que irá apreciar, a obra deve transbordar sentimentos e significados.  

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