TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reestruturação Urbana

Por:   •  27/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

1. RESUMO

2. INTRODUÇÃO

         O planejamento urbano é o processo de criação e desenvolvimento de soluções que tem como foco aprimorar ou revitalizar certos aspectos dentro de uma determinada área urbana ou de uma futura, tendo como objetivo principal melhorar a qualidade de vida da área em questão. Um dos processos do planejamento urbano é o desenho urbano que desempenha o papel de transformação da forma urbana, é o processo que lida com a qualidade do meio ambiente. Muitas vilas foram projetadas pensando na necessidade do tempo em que foram construídas, mas com o passar do tempo e o crescimento populacional da região alguns itens tem que ser adaptados para suportar esse crescimento sem alterar o conforto da população.

Mobilidade urbana é a condição em que se realizam os deslocamentos de pessoas no espaço urbano de uma cidade. Mobilidade urbana é um grande motivo para intervenção urbana, pois o tempo de deslocamento que as pessoas utilizam vem aumentando cada vez mais não só pelos congestionamentos excessivos, mas também pelo aumento de construções, que faz um contraste com as avenidas e ruas dificultando o acesso rápido aos lugares. Quando falamos de mobilidade urbana, não falamos apenas do deslocamento referente a trânsito e veículos, mas falamos também dos pedestres, que por muitas vezes tem muita dificuldade ao se locomover, seja transporte público ou até mesmo o uso de bicicleta. Um dos grandes motivos da mobilidade urbana é o grande aumento de compras de veículos, que vem decorrente da péssima qualidade do transporte público, má acessibilidade, entre outros motivos.

Quando falamos de mobilidade urbana no bairro Valparaíso localizado em Santo André temos um grande problema, pois é um bairro quase todo residencial, onde a única avenida com acesso a ônibus é a Av.Atlântica. O que acontece é que as pessoas dos bairros próximos como Bairro Vila Floresta, também não tem acesso a ônibus, então, todas as pessoas se juntam em uma só avenida, causando grande congestionamento. A Av. Atlântica interliga todas as ruas do bairro Vila Valparaiso, ou seja, na maioria dos casos, todas as pessoas ao se locomoverem, são obrigadas a passarem por esta avenida.

Diante pesquisa, notamos que a média da faixa etária do bairro é de pessoas de terceira idade, que por muitas vezes precisam ir ao médico, ir ao mercado, ou até mesmo outras coisas que não tem nas proximidades, essas pessoas possuem dificuldades de andarem a pé até os pontos de ônibus, que fica longe das ruas residenciais, e que por ser um bairro com grande relevo, tem bastantes subidas, o que dificulta mais ainda a mobilidade dos idosos.

O bairro não foi planejado para o grande aumento de construção que está tendo. Além das ruas serem muito estreitas, pode acontecer de a vazão dos tubos não suportarem as construções de edifícios, e acontecendo isso precisariam interditar as ruas e isso causaria mais trânsito nas vias da cidade.

O trânsito na avenida também acarreta outro problema como a poluição sonora. A poluição sonora se constitui em ruídos indesejáveis, desagradáveis, ou perturbadores, capazes de causar incômodos ou vulnerar o bem estar e a saúde das pessoas. A poluição sonora gerada pelo tráfego de veículos em vias urbanas atinge a população e interfere diretamente na sua qualidade de vida.

São diversos tipos de veículos que passam na avenida, como motos, carros, ônibus e até caminhões. E estes passam pela avenida durante todo dia, gerando altos ruídos para os habitantes do bairro, principalmente os que moram mais próximos a avenida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com