TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Roma Antiga

Por:   •  15/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.467 Palavras (10 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 10

NPA 203

PROJETO DE ARQUITETURA I

PLANO DE CURSO | 1O SEMESTRE DE 2016

Profs.

Adriana Tonani, Bruno Santa Cecília, Flávio Lima, José Euzébio e Sérgio Palhares

[pic 2]

APRESENTAÇÃO

Parte do conjunto de disciplinas que formam o início da experiência projetual, oProjetode ArquiteturaI tem como ênfase o estudo e proposição de soluções em habitações coletivas, fundamentadas nas relações com o lugar, como os usuários e com os processos construtivos. As investigações se darão em torno da problemática das condições de habitabilidade que possam garantir a durabilidade dos objetos arquitetônicos, considerada em seus aspectos físico-materiais, funcionais e temporais.A proposta parte do reconhecimento dos problemas – ambientais, econômicos e sociais - que decorrem da inclusão da Arquitetura na lógica do consumo e descarte de mercadorias e que tem comandado a produção habitacional na cidade contemporânea. As discussões conceituais se amparam na identificação dos conflitos entre o caráter de permanência da arquitetura e a mutabilidade e imprevisibilidade de usos dos espaços que, via de regra, resultam na obsolescência dos edifícios. Pretende-se prospectar soluções alternativas à habitação coletiva urbana que atenuam as prescrições sobre o espaço e a vida dos usuários, ampliando a indeterminação funcional e os vínculos de liberdade.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA

Após ter cursado a disciplina, o estudante deverá ser capaz de analisar, compreender e intervir em projeto de edificações habitacionais coletivas; dominar a relação entre a topografia natural e a topografia modificada, e destas com os perfis de vias públicas, acessos, limites e demais pré-existências; ; orientar o conjunto edificado em relação às condicionantes ambientais - insolação e ventilação -, considerando as pré-existências edificadas no entorno e as demandas específicas de uso; promover a acessibilidade universal e o caráter público do edifício através do desenho do edifício; avaliar a adequação e pertinência de sistemas construtivos em relação às articulações espaciais; representar corretamente as intervenções projetadas; explicar e justificar as soluções arquitetônicas adotadas a partir da análise dos condicionantes do lugar, de uso, tecnológicos, ambientais e econômicos; trabalhar em equipe através de processo colaborativo.

MÉTODOS DE ENSINO

Os conteúdos da disciplina serão abordados através das seguintes atividades:

Aulas expositivas, com apresentação e análise crítica de repertório arquitetônico ligado ao tema. As aulas expositivas se pautarão na apresentação de conceitos, projetos e obras edificadas que venham a promover uma reflexão em torno do tema em estudo. Também serão apresentados conteúdos acerca de “Barreiras arquitetônicas”, “Estratégias de apresentação de projetos”, bem como “Sistemas Construídos”.

Trabalhos Práticos, com o objetivo de oferecer aos alunos a possibilidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas expositivas além de exercitar a análise crítica da realidade urbana e/ou do objeto arquitetônico. Os alunos deverão, com base em conhecimentos teóricos, leitura e discussão de textos, conhecimento do Plano Diretor e da LUOS de Nova Lima, definir áreas ou vazios urbanos para a proposta de intervenção, na região de Honório Bicalho.

Orientações coletivas dos trabalhos práticos.

Seminários avaliativos, intermediários, em formato de banca, que permitirão a avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos a partir do debate e defesa dos trabalhos.

PRESENÇA E PARTICIPAÇÃO

Trabalhos em equipe - colaborativos e de criação coletiva ( primeira parte ) e individual ( parte final ) - exigem a presença de todos os membros da equipe em todas as atividades. A participação de todos em todas as aulas e seminários é fundamental e será avaliada através da frequência e da participação efetiva nas discussões, anotadas pelos professores. Ainda que a equipe não esteja programada para orientação, deverá comparecer em sala, para encontros de trabalho ou participação das discussões dos demais grupos. A maquete física processual será obrigatória para todas as orientações. A freqüência será computada por hora/aula. O(a) aluno(a) que não comparecer a 75% do total das aulas será reprovado(a). O aluno infrequente não terá direito aos pontos de participação distribuídos em cada etapa.

TRABALHOS PRÁTICOS

Os trabalhos serão desenvolvidos individualmente, ou em duplas, conforme decisão dos próprios alunos. No início dos trabalhos haverá uma preleção sobre criação coletiva, para orientar os estudantes relativamente às estratégias desse tipo de dinâmica. As vantagens oferecidas pela aprendizagem colaborativa, incluindo a melhora da qualidade da aprendizagem dos alunos e o desenvolvimento de habilidades valorizadas pela sociedade, explicam a adoção de trabalhos em equipe. Soma-se a isto a abrangência dos trabalhos entregues ao longo de cada etapa. Cumpre reiterar que a etapa final será individual.

Os conteúdos da disciplina serão avaliados através de três trabalhos práticos sequenciais e cumulativos, além de uma Atividade Auto-instrucional que totalizam 100 pontos, a saber:

AI

Análise crítica do edifício contraposto à legislação

(Atividade auto-instrucional)

10 pts

TP1

ESTUDO PRELIMINAR

30pts

TP2

ANTEPROJETO

30 pts

RTP2

REQUALIFICAÇÃO + PROPOSTA DE OCUPAÇÃO

30 pts

TOTAL

100 pts

AI: ANÁLISE CRÍTICA DO PROJETO FRENTE À LEGISLAÇÃO

A. Valor: 10 pontos

B. Objetivo: Ao edifício efetivamente proposto, o aluno deverá contrapor os principais parâmetros urbanísticos e edilícos estabelecidos pela LUOS, pelo Código de Edificações Municipal e pelo Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais. Essa análise comparativa deverá ser feita de forma gráfica através de croquis, diagramas e desenhos esquemáticos. A partir dessa análise, o aluno apresentará uma crítica acerca dos resultados obtidos, avaliando em que medida a legislação promove ou interdita formas virtuosas de se habitar na cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (251.3 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com