TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Semiótica Questões

Por:   •  3/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 2

Escola de Design – UEMG

Design de Ambientes – Tarde – 2° Período

Design e Semiótica

Heitor Jorge Bastos

Tarefa 4

  • Charles S. Peirce foi um filósofo, cientista e matemático, considerado o fundador da semiótica americana. Trabalhou com ferramentas de definição de conceitos e pensou a ideia de Signo, a partir dos elementos ‘’objeto, interpretante, representâmen’’.

  • Ferdinand Saussure foi um linguista suíço, estudou línguas indo-europeias, considerado o fundador da linguística como ciência moderna. Ele estabeleceu estruturas de linguísticas, entre elas o conceito de signo, a partir dessa linguística.

  • Lucia Santaella é professora e pesquisadora. É uma das pioneiras na área de semiótica no Brasil, tendo sua base teórica sendo bastante usada em cursos de comunicação, e foi uma grande propagadora dos pensamentos de Peirce no Brasil.

Há diferenças entre o conceito de semiótica para Saussure e Peirce. Saussure pensava a semiótica através do campo da linguística, que era sua especialidade. Ele utilizou do campo linguístico para associar a ideia de signo com a língua falada, baseando-se na lógica de significante/significado, a fala e o que ela cria ou transpõe como uma ideia para alguém. Já Peirce trabalhava com a linguagem enquanto lógica criando o sistema de signos a partir de três membros, adicionando esse terceiro entre o significante/significado (signo e objeto), chamando-o de interpretante.

Bibliografia:

LUCIA Santaella. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa3192/lucia-santaella. Acesso em: 24 de novembro de 2021. Verbete da Enciclopédia.

ISBN: 978-85-7979-060-7

QUEM FOI CHARLES PEIRCE. IHU Online, 2021. Disponível em: http://www.ihuonline.unisinos.br/artigo/5745-apresentacao-peirce. Acesso em: 24 de novembro de 2021.

FRAZÃO, Dilva. Ferdinand Saussure. E-Biografia, 2021. Disponível em: https://www.ebiografia.com/ferdinand_de_saussure/. Acesso em: 24 de novembro de 2021.

PIGNATARI, Décio. Semiótica e Literatura. Pags 15-20.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (33.6 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com