TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síndrome de Burnout

Por:   •  27/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

TAREFA 4.1

A Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, definido por Herbert J. Freudenberger como "(…) um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional". A dedicação exagerada à atividade profissional é uma característica marcante de Burnout, mas não a única. O desejo de ser o melhor e sempre demonstrar alto grau de desempenho é outra fase importante da síndrome: o portador de Burnout mede a auto-estima pela capacidade de realização e sucesso profissional. Olá, turma Assistam ao vídeo “Síndrome de Burnout”, disponibilizado no link:, do autor Claudemir Alberto de Lima, reflitam sobre essa doença psíquica relacionada ao trabalho, pesquisem sobre o assunto e respondam:

  • Na opinião de vocês, o que leva o indivíduo a desenvolver a Síndrome de Burnout? Perfeccionismo individual ou pressão do trabalho? Como reconhecer? O que fazer?

Em minha opinião tanto o perfeccionismo individual quanto  a pressão do trabalho, são itens que levam a pessoa a síndrome de Bumout.

O elevado grau em que o indivíduo “se cobra” é o que o leva a este síndrome. Hoje em dia as pessoas se disputam o tempo inteiro, ou por promoção de trabalho, cargos ou por satisfação profissional e até mesmo individual de competição umas com as outras.

Essa cobrança faz com que as pessoas se sintam exaustas psicologicamente e quando não conseguem atingir o que almejam, vem a frustação e em seguida sentimentos de inferioridade pois nã consegue ser melhor que o outro, isolamento, angústia para ir trabalhar e nunca se sentirá satisfeito com o que faz. Isso leva a pessoa á um estado de depressão no qual a pessoa precisa se cuidar para não piorar.

Isso acaba sendo levado para seu meio pessoal, familiar, no qual acaba se afastando ou gerando discussões por este sintoma. Muitas das vezes as pessoas da família não percebem isso como síndrome de Bumout, pois desconhecem o caso, achando que não passa de um estresse do trabalho.

Para identificar que uma pessoa está com este tipo de síndrome, há a percepção de queda na produtividade. Pois se uma pessoa que era tão boa no trabalho começa a ser o oposto, isso pode ser um sintoma. Além disso, foi desenvolvido um questionário por um grupo liderado pela psicóloga americana Christina Maslach, chamado MBI (Maslasch Burnout Inventory), o documento propõe 22 itens que servem para se identificar o grau de burnout em uma pessoa ou grupo em três dimensões. São elas:

  • Exaustão emocional: o profissional não tem “mais capacidade de dar mais de si em um nível psicológico”, vive sem esperança e com baixa autoestima
  • Despersonalização: elemento ligado a uma perda de sensibilidade e à incorporação de uma atitude negativa sobre o trabalho e as relações
  • Satisfação pessoal: relaciona-se a uma tendência de o profissional se avaliar negativamente o tempo todo; ele se sente infeliz e insatisfeito com seu trabalho.

Esta metodologia é bem utilizada em alguns departamentos de grandes empresas a fim de detectar esse tipo de síndrome.

Para que a pessoa possa se tratar deste sintoma, a melhor forma é consultar um psicólogo ou psiquiatra referente ao assunto, fazendo um acompanhamento da pessoa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com