TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia e teoria da arquitetura

Por:   •  29/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]        [pic 2]

AVALIAÇÃO DE TERAPIA MEDICAMENTOSA – PROF. ESP ANDRÉ O. DE MORAES

3º e 4º SEMESTRE

CURSO: ENFERMAGEM

DATA:        /        /2018

ALUNOS:

NOTA

Responda as questões:

  1. – (Livro Único – Terapia Medicamentosa) A inflamação (processo inflamatório) é uma resposta natural do organismo contra uma infecção ou lesão do tecido com o objetivo de destruir os agentes agressores. Embora desejado, esse processo pode também representar uma agressão aos tecidos e o seu controle é desejável em muitas situações, como nas inflamações da garganta ou do ouvido, pneumonias, artrites e meningites, por exemplo. Já o anti-inflamatório, é uma substância ou medicamento que combate a inflamação dos mais variados tecidos. Em relação aos anti-inflamatórios, explique quais são as três classes estudadas, bem como seus mecanismos de ação, efeitos colaterais e cite um exemplo de cada.
  1. – (Estudo de caso – Adaptado ENADE 2009) O paciente F.M.S., 48 anos, deu entrada no serviço de pronto atendimento do Hospital Municipal se queixando de fortes dores abdominais na região do estômago. O paciente relata que seguindo orientação médica, faz uso do medicamento AAS® (ácido acetil salicílico) 100 mg, na posologia de um comprimido a cada vinte e quatro horas a seis anos, após sofrer um infarto isquêmico no miocárdio. O paciente alega também que através de indicação de um “amigo”, a sete dias consecutivos está fazendo uso do medicamento Cataflam® (diclofenaco de potássio – 50 mg) na posologia de um comprimido a cada oito horas devido a dores na região da faringe. Após exames complementares como raio-X e endoscopia, foi diagnosticado no paciente em questão uma úlcera gástrica.

Em relação ao caso citado, responda:

  1. A qual classe pertence os dois medicamentos citados e qual o mecanismo de ação dos mesmos?

  1. Explique o porquê da utilização do ácido acetil salicílico para pacientes que passaram por infarto no miocárdio.
  1. Explique o aparecimento de uma úlcera gástrica relacionando os medicamentos utilizados pelo paciente.
  1. – (Estudo de caso – Adaptado ENADE 2012) V.B. é uma mulher de 28 anos, imc=20, que sofre de artrite reumatoide e é tratada com ibuprofeno. V.B. comparece à emergência de uma maternidade da cidade com hemorragia.

V.B. refere estar grávida à três meses e não realizar o acompanhamento pré-natal por morar na área rural, longe do posto de saúde.

  1. O que provavelmente causou a hemorragia de V.B.? Explique.

  1. Que alternativa você sugere em relação ao tratamento da artrite? Explique.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (115 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com