TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TOPOGRAFIA PARA ARQUITETURA

Por:   •  18/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Curso de Arquitetura & Urbanismo

TOPOGRAFIA PARA ARQUITETURA

Trabalho apresentado à unidade de ensino Unifaminas - Muriaé do Curso de Arquitetura &Urbanismo da Universidade de Minas – UNIFAMINAS, como requisito parcial a sua integralização.

Professor: Ítalo Mileno Rodrigues Coelho

Disciplina: Topografia

Acadêmicos (as): Hemanuelly Rayara,

Samara Santos,

Thaís Cristina e

Victor Ricardo

Período: 3° Período    Turma: 1042AN1

Muriaé-MG

24 de Março de 2017

         Para inicialização de um projeto, a primeira coisa que é indispensável saber são as condições e dimensões que o terreno em questão possui, para seu planejamento. Com um levantamento topográfico podemos adquirir informações importantes como: localização e presença de elementos estranhos como árvores e lagos, variações de cotas, antigas pavimentações, esse levantamento nos ajuda a estipular qual o local da construção e antecipar alguns serviços e modificações necessárias.

         O presente trabalho (prático) é um levantamento topográfico de um terreno que têm acesso a duas ruas, ele esta localizado na rua Alfredo Pedro Carneiro e na Avenida 1, no bairro Chácara da Gávea – Muriaé/mg. Para sua execução recorremos aos seguintes instrumentos: mangueira de nível, baliza, água, trena ou fita métrica, prancheta, papel e caneta.

         A Mangueira precisa ser grosa para evitar dobras, transparente e ter pequeno diâmetro, a baliza são hastes com 2 m de comprimento, diâmetro de 16 a 20 m, pintadas de branco e vermelho ou branco e preto alternadamente em faixas de 50 cm permitindo sua visualização à distância, usada para elevar o ponto topográfico com objetivo de torná-lo visível, a agua serve para ser colocada no interior da mangueira, a trena ou fita medrica mais utilizadas são aquelas constituídas de aço ou fibra de vidro, são utilizadas para medir as distâncias, os levantamentos feitos com esse tipo de material geram mais precisão, por isso são mais confiáveis, já prancheta, o papel e a caneta são para as anotações.

         A Mangueira deve estar situada entre as balizas, sem bolhas no seu interior ou dobras, a água deve ser inserida lentamente para impossibilitar o aparecimento de bolhas podemos partir disso com o nível d'água em uma determinada altura "h" em uma das balizas, que será descontada na medida encontrada na segunda baliza, assim é fornecida uma boa medição.

         Para realizar o perfil longitudinal e transversal é preciso saber se o valor da leitura que está em cima (leitura de ré) for menor do que a leitura que está embaixo, calcula-se a diferença destas duas leituras e soma com relação a baliza anterior, caso contrario diminui.

         Esse trabalho teve como objetivo nos proporcionar de forma prática a importância desse tipo de trabalho em uma obra e mostrar-nos quais os instrumentos necessários para um levantamento topográfico, assim nos habilitando para a sua utilização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (83.4 Kb)   docx (35.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com