A Tal Veruga Dizia Que Era Cinza
Por: ALGEBRI • 31/7/2025 • Trabalho acadêmico • 878 Palavras (4 Páginas) • 11 Visualizações
Com certeza! Esta é uma excelente pergunta que vai direto ao coração do que foi ensinado na videoaula. Vamos analisar e aprender juntos.
---
### **A Resposta Correta**
A resposta correta é: **Porque é um conjunto de símbolos dominados por um grupo por convenção, voltados à comunicação.**
---
### **Como Chegamos à Resposta Correta (O Raciocínio Passo a Passo)**
O segredo para responder a essa pergunta é entender o que a palavra "logográfica" realmente significa no contexto da origem da escrita. A pergunta é "Por quê?", então precisamos da definição que explica a *natureza* desse sistema.
1. **Analisando o Núcleo da Pergunta:** A videoaula afirma que a escrita começou de forma **logográfica**. A nossa tarefa é encontrar a opção que melhor define o que isso quer dizer.
2. **Avaliando a Opção Correta:**
* **"Porque é um conjunto de símbolos..."**: Sim, toda escrita é um conjunto de símbolos.
* **"...dominados por um grupo..."**: Exatamente. No início, pouquíssimas pessoas (escribas, sacerdotes) sabiam ler e escrever. Era um conhecimento especializado.
* **"...por convenção..."**: Esta é a palavra-chave! **Convenção** significa um acordo, uma regra social. Um símbolo só tem significado porque um grupo de pessoas concordou (convencionou) que ele representaria uma determinada coisa. Um desenho de um boi significa "boi" porque todos no grupo aceitaram essa regra.
* **"...voltados à comunicação."**: Este é o propósito final da escrita.
Essa alternativa descreve perfeitamente a estrutura social e funcional da primeira forma de escrita.
3. **Eliminando as Alternativas Incorretas (e aprendendo com os erros):**
* **"Porque são símbolos que representam diretamente o pensamento do hominídeo."** -> **Incorreto.** Este é um erro muito comum. A escrita não representa o *pensamento* diretamente. Ela representa a **linguagem falada**. O símbolo de "água" não representa a ideia abstrata de água na mente, mas sim a *palavra* "água" que era falada por aquele povo.
* **"Porque tinha a função meramente mnemônica."** -> **Incompleto e Impreciso.** A função mnemônica (ajudar a memória) foi uma das *primeiras utilidades* da escrita, mas não define o *tipo* de sistema. A razão de ser "logográfica" está em *como* os símbolos funcionam (representando palavras), e não apenas em uma de suas funções.
* **"Porque eram vários tipos de alfabetos usados."** -> **Incorreto.** Um sistema logográfico é o oposto de um sistema alfabético. Um alfabeto usa símbolos para representar **sons** (fonemas). Um sistema logográfico usa símbolos para representar **palavras inteiras** ou conceitos. O alfabeto é uma invenção muito posterior.
* **"Porque era usada somente nos papiros."** -> **Incorreto.** O papiro é um *suporte* (o material onde se escreve). O tipo de sistema de escrita não depende do material. Na verdade, a escrita logográfica mais antiga que conhecemos, a cuneiforme, era feita em **tábuas de argila**, não em papiros.
---
### **Aprofundando no Tema: O que é um Sistema Logográfico?**
Para dominar o assunto, vamos mergulhar no conceito. A própria palavra nos dá a resposta.
* **A Etimologia da Palavra:** "Logográfico" vem do grego:
* ***Logos***: significa "palavra" ou "verbo".
* ***Graphos***: significa "escrita".
...