TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Total compreensão das consequências do lixo

Por:   •  7/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.263 Palavras (10 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 10

METODOLOGIA

A total compreensão das consequências do lixo gerado e a busca de sua resolução pressupõem mais do que a adoção de tecnologias. Uma ação na origem do problema exige reflexão não sobre o lixo em si, no aspecto material, mas quanto ao seu significado simbólico, seu papel e sua contextualização cultural, e também sobre as relações históricas estabelecidas pela sociedade com os seus rejeitos.

As mudanças ainda são lentas na diminuição do potencial poluidor do parque industrial brasileiro, principalmente no tocante às indústrias mais antigas, que continuam contribuindo com a maior parcela da carga poluidora gerada e elevado risco de acidentes ambientais, sendo, portanto, necessários altos investimentos de controle ambiental e custos de despoluição para controlar a emissão de poluentes, o lançamento de efluentes e o depósito irregular de resíduos perigosos.

No ambiente universitário, se os resíduos não forem bem

gerenciados, podem ser inadequadamente conduzidos para

lixões, causando poluição tanto do solo quanto do lençol freático,

contaminando os cursos d’água, usados para captação de água

para tratamento e posterior consumo humano, existentes nas

proximidades (PEREIRA NETO, 2007).

Com base nessas informações sobre as consequências do mal gerenciamento dos resíduos sólidos, o aluno Clayton Waltrick  do curso de engenharia civil da Universidade Estácio de São José, coordenado e orientado pela professora responsável pelo projeto Sibeli Warmiling , fizeram com bastante proeza, seriedade e  precisão os estudos para demonstrar da melhor forma os resultados obtidos neste segundo semestre letivo do ano de 2016.

Buscou-se, neste estudo: conhecer a realidade atual da quantidade gerada e verificar o nível de consciência ambiental e de consumo consciente dos alunos, contando com um espaço para a conscientização e esclarecimento de dúvidas dos alunos que circulavam naquele espaço na Segunda Semana Acadêmica das Engenharias que aconteceu entre os dias 12 e 16 de setembro de 2016; e também caracterizar quantitativamente o resíduo reciclável gerado no Campus da Estácio de São José.

Assim, mediante tais objetivos e finalidades do estudo, do ponto de vista da abordagem, foi realizada pesquisa de natureza descritiva e exploratória, visando a conhecer e interpretar a realidade, por meio da observação, descrição, classificação e interpretação de fenômenos, sem nela interferir para modificá-la (RUDIO, 2001).

Quanto à natureza do problema pesquisado, adotou-se a abordagem quantitativa. Quanto ao delineamento, a pesquisa se configura como Bibliográfica realizada por meio de levantamento de dados em livros, teses, dissertações, etc., e como Estudo de Caso, utilizando-se, numa 1ª etapa, as seguintes técnicas: observação participante; aplicação de questionário à comunidade acadêmica com uma urna para sanarem as  suas dúvidas, a fim de identificar o grau de consciência ambiental e de consumo consciente; abordando questões quanto à geração interna de lixo na Universidade, enfocando no plano de conscientização e educação ambiental.

Numa 2ª etapa, realizou-se a identificação quantitativamente dos resíduos sólidos gerados na Universidade Estácio de São José, por meio de análise geral, considerando a geração de resíduos do empreendimento como um todo, tomando-se como base a geração de resíduos diários medidos através de pesagem dos resíduos comuns.

A avaliação, quantitativa do perfil dos resíduos sólidos gerados nas dependências do Campus da Estácio, foi realizada por meio de determinação da composição gravimétrica do volume diário dos resíduos gerados durante Percentual de cada componente em relação ao peso total do lixo.

Foram 7 (sete) meses consecutivos, entre os meses de junho até dezembro de 2016, contando com a visita semanal para o recolhimento dos dados das espécies, da quantidade gerada e também para tirar fotos dos recipientes e dos resíduos ali gerados, assumindo com muita responsabilidade e exatidão nos resultados obtidos.

Foi verificado que a Universidade produz um valor uniforme da quantidade gerada, variando pouco de uma semana para outra e também podemos aqui considerar que não faz produção de nenhum resíduo altamente nocivo ao meio ambiente, podendo então destacar que os mais gerados são papéis e orgânicos.

Durante as entrevistas semanais do aluno responsável pelo recolhimento dos dados, eram obtidos os seguintes dados:

Os materiais foram divididos, considerando-se os seguintes tipos: matéria orgânica, papel e papelão, plástico, metal, vidro e rejeitos.

Além das características, foram observada a capacidade do recipiente, a quantidade e a periodicidade de retirada, podendo contar com uma pequena entrevista com os responsáveis dos determinados locais. Os dados foram transcritos em planilhas, separados em resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos, e posteriormente processados em microcomputador, em forma de tabelas e gráficos.

Conhecendo um pouco mais sobre resíduos sólidos:

A década de 70 foi a década da água, a de 80 foi a década do ar e a de 90, de resíduos sólidos, conforme Cavalcanti (1998). Isso não foi só no Brasil. Nos Estados Unidos também se iniciou a abordagem relativa a resíduos sólidos somente no limiar da década de 80, quando foi instaurado o “Superfund” que era uma legislação específica que visava recuperar os grandes lixões de resíduos sólidos que havia e ainda há espalhados nos EUA. E essa abordagem propiciou a Agência de Proteção Ambiental – EPA a fazer toda uma legislação sobre resíduos sólidos, que constava no Federal Register nº 40.

Segundo Leripio (2004), somos a sociedade do lixo, cercados totalmente por ele, mas só recentemente acordamos para este triste aspecto de nossa realidade. Ele diz ainda que, nos últimos 20 anos, a população mundial cresceu menos que o volume de lixo por ela produzido. Enquanto de 1970 a 1990 a população do planeta aumentou em 18%, a quantidade de lixo sobre a Terra passou a ser 25% maior.

Nos Estados Unidos, de acordo com Leripio (2004) , o grande volume de lixo gerado pela sociedade está fundamentado no famoso "american way of life" que associa a qualidade de vida ao consumo de bens materiais. Este padrão de vida alimenta o consumismo, incentiva a produção de bens descartáveis e difunde a utilização de materiais artificiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (192.7 Kb)   docx (38 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com