TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A cidade não é uma árvore - Fichamento

Por:   •  7/5/2017  •  Resenha  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 2

Texto - A cidade não é uma árvore.

A análise crítica da cidade feita por Alexander, levantou uma questão da existência de dois tipos de situações em uma cidade dos dias atuais. O primeiro tipo é datado como árvore, o qual seria o artificial, onde elementos se distanciam e se diferem, e o segundo tipo como “semilattice”, um conjunto de organismos que se encontram, se completam, e assim formam conjuntos.

Ao comparar ambos modelos, o autor esclarece seu ponto de vista em relação à cidade árvore, sendo ela desconecta, artificial e singular em relação ao seu entorno. Para exemplificar e elucidar seu pensamento, vários diagramas e comparações metafóricas foram criados com o intuito de melhor entendimento do leitor.

A essência das cidades artificias, denominadas pelo autor, não agradam nem o público nem os próprios planejadores, pois funcionam como maquinas ao invés de funcionarem como organismos vivos. Os urbanistas, por outro lado, recebem uma crítica por não buscarem e estudarem os princípios abstratos de ordenamento das cidades naturais. Isso seria fundamental para a concepção de um traçado urbano, o qual deve haver não somente a estética e a plástica, mas também o estudo do comportamento humano e suas relações com a imediação.

Buscando por uma melhor compreensão e relação entre os dois modelos, pode-se deduzir que quando uma estrutura encontra condições restritivas, desconectas entre si, elas são arvores, já quando elas encontram algumas soluções e se inter-relacionam, são semilattices. Portanto, é a falta dessa complexidade de sobreposição e relação dos semilattices que tornou e está tornando as cidades artificiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (34 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com