TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A história da cidade - Leonardo Benevolo

Por:   •  7/4/2015  •  Resenha  •  1.528 Palavras (7 Páginas)  •  760 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

Arquitetura e Urbanismo – Manhã

Teoria da Arquitetura II                                                                        Prof. Lucimara

Grasielle Braga Ramos Martins                                                      RGM 143170-6

Resenha: História da cidade - Leonardo Benevolo

No começo da era da humanidade o ser humano viveu usando os recursos da natureza até que se esgotasse, mudavam-se e continuavam o processo devastando o ambiente por onde passavam, mas houve um momento que aprenderam a cultivar e dominar os animais, passaram, assim, a serem sedentários, fazendo um ciclo de reuso da terra, usando os recursos da terra para poder se estabelecer  –agricultura, pecuária, entre outros- a partir desse estabelecimento surgiram as aldeias com hierarquia estabelecida, divisões de serviço e indústria.    O comércio era feito através de escambo com o excedente da produção.   Possuía trabalho coletivo.    A cidade é a evolução da aldeia e de sua produção, as pessoas ocupavam as cidade e muros eram criados e, assim, a cidade ia crescendo.   As cidades, geralmente, crescem entre rios, pois é a água é o elemento essencial para a subsistência humana – quando o rio alaga, a terra abaixo da região de alagamento é uma terra fértil (propícia para a agricultura).   Nessa Época haviam muitas invasões, por roubo de excedentes, expansão territorial e busca por recursos, as cidades surgiram, também para a proteção das pessoas.

Mesopotâmia Principais cidades: Nínive (grande dimensão), Babilônia (grande dimensão), Pasárgada e Persépolis.

 Planície aluvial banhada pelo Tigres e pelo Eufrates – Ao longo dos rios haviam várias cidades estados, que lutavam entre si.   Os governantes eram aqueles que concentravam os excedentes, administrando a riqueza local, representavam os deuses locais -deuses eram provenientes de fenômenos naturais-, recebiam impostos e administravam riquezas em troca recebiam a segurança - a cidade era murada e havia um fosso ao redor para defesa contra os inimigos.  Já havia melhoramento das terras – pântanos em campos, entre outros-  e canais de distribuição de água nelas e também irrigação.  A cidade era dividida em propriedades individuais.

Na arquitetura: construções mais simples eram feitas de ADOBE- barro prensado com madeira e seco ao sol, os templos de pedras, encontra-se arcos e abóbodas, haviam imagens decorativas com temas místicos.    A impermeabilização era feita com betume.   Surgiram os zigurates- estruturas de escala monumentais que lembram uma pirâmide quadrada. A estrutura dominante é o palácio do rei -casas e palácios nivelados sob o campo-, cidades estruturadas com regularidade geométrica, áreas segregadas entre templos, palácio e casa de habitantes comuns – hierarquia.   Já havia a roda, tração animal, ruas e o movimento artístico: esculturas.

Egito Principais cidades: Mênfis e Tebas.

A civilização egípcia se desenvolveu ao longo do rio Nilo.   Um soberano no poder conquistou as aldeias e absorveu seus poderes divinos (de acordo com documentos encontrados nas tumbas) tendo-os como representação de deus na terra – que eram responsáveis pelos fenômenos de subsistência da população, como as enchentes do Nilo.   Esse governador é o faraó que tem o domínio da terra, recebe e administra o excedente.   Toda força de trabalho era vinculada para garantir o templo mortuário do faraó que levava consigo riquezas, esposas, criados, animais de estimação, entre outros.   O Egito cresceu e se desenvolveu, cresceu em número de pessoas e em economia, havia a cidade divina e a cidade dos vivos, mas com o hábito de acumular recursos para a pós vida, a economia entrou em crise e a economia se reorganizou, com isso as cidades tenderam a se fundir em uma cidade única- o médio império teve uma economia mais forte.

Na arquitetura: Os monumentos não eram o centro das cidades, eram realçados –contraste entre realidades- havia a cidade divina e a eterna, construções megalíticas -monumentos de pedras-, tumbas e templos, haviam prismas, pirâmides, obeliscos, ou estátuas.   Pirâmides eram para os faráos e as mastabas para os cidadãos comuns.   A cidade dos vivos é construída de tijolos- mesmo os palácios-.

Pérsia - Principal cidade: Persépolis.

Houve entre o século VI ao IV uma unificação, no Oriente Médio, pelo império persa- administração unificada-, gerando plena circulação de ideias, homens e mercadoria. Há uma miscelânea de modelos arquitetônicos nas residências reais persas.

Grécia Principais cidades: Atenas e Esparta

 Terreno acidentado, divisão de várias cidades estado -cidades feitas com guerra-, muitas cidades não têm condições agrícolas, não havendo muita agricultura, a economia era baseada no comércio marítimo –estabelecem primeiros portos-, trocas com Roma e polis gregas.   Quem possuía terra era quem controlava e administrava as cidades, economia monetária. Havia a cidade alta – acrópole- com templos e deuses; e a cidade baixa -astu- , a cidade funciona como um todo. Os pritaneus são os dignos da cidade que se reúnem para o Bulé- conselho- ; a assembleia dos cidadãos é na ágora, havia controle de população, tem um conhecimento do que é cidadão – exceto escravos  e mulheres-  Polis são as cidades estado, surgimento do patriotismo, Atenas era a polis da democracia e Esparta a polis do exército, havia um sistema patriarcal na estrutura da sociedade nas cidades, havia uma divisão bem estruturada de funções –militar, político/administrativa, econômico/social- quem poderia participar da sociedade eram os cidadãos- estrutura de democracia- ,surgimento de equipamentos públicos, preferência por cidade menores -para poderem administrar-, cidades com eixos axiais, questão cultural na construção das cidades.   A arquitetura se relacionava com a natureza de forma harmônica (estruturação de acordo com o entorno sem alterar o entorno), havia um limite de crescimento, no templo da acrópole havia simetria do espaço, rampa central, simplificação do método construtivo (pedras e colunas), o espaço era pensado em seu uso (circulação interna, havia sacrifícios- pessoas e animais-). No projeto da cidade haviam muros e, por eles, arcos – que era a simplificação da passagem- pessoas mais comuns passavam pelos arcos ao sair das àgoras, já havia um conceito de bairros, projeto da cidade com formas orgânicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (98.8 Kb)   docx (345.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com