TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A imagem da cidade e seus elementos

Por:   •  2/9/2015  •  Resenha  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 2

A imagem da cidade e seus elementos

No terceiro capítulo “A imagem da cidade e seus elementos”, o autor denota a importância da caracterização dos espaços existentes em uma cidade. As características existentes em cada um dos elementos que compõe a cidade possuem caráter fundamental para a constituição dos espaços, bem como a elaboração de uma identidade aos lugares.

A identidade existente nas vias, marcos e elementos que formam os centros urbanos são de extrema relevância para as pessoas que habitam aquela determinada cidade, ou até mesmo, pessoas que nunca tiveram um contato direto propriamente dito. Um exemplo clássico dessa identidade existente é a identificação de determinadas ruas e sua associação às atividades ali desenvolvidas. O autor remete a rua Washington como um exemplo dessa identidade, onde após uma determinada quebra de função existente na continuidade da rua poucas pessoas puderam identificar que ali ainda era a continuação da rua Washington. Diante disto, nota-se a importância da imagem existente nos elementos que formam as cidades e, principalmente, a imagem que chega à nossas cabeças ao nos remetermos a determinada rua ou marcos.

A existência de curvas, ruas estreitas, ruas largas, túneis e outros elementos formadores das vias, bem como elementos que se encontram distantes, mas que podem ser vistos de determinado local, contribuem para a formação de uma identidade. O modo no qual se percebe determinado marco, também faz com que a imagem a ser formada por um observador mude. Como por exemplo, uma pessoa que observa determinado ponto da cidade enquanto anda tranquilamente por uma calçada, ou um motorista que observa o mesmo ponto, porém com um ponto de vista diferente. Isso faz com que a imagem criada do mesmo ponto por cada um deles tenha um caráter diferente, apesar de ambos terem visto o mesmo elemento.

Essa identidade que existe na vias e elementos que compõe a cidade são fundamentais na estruturação da mesma, já que o simples fato de uma grande avenida nos passar a informação de que ela pode estar se direcionando ao coração do centro urbano, faz com que cada elemento desse contribua diretamente para a formação da imagem que cada observador terá das cidades.

Paulo Henrique Veloso Coelho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com