TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA: CAPÍTULO - A IMAGEM DA CIDADE E SEUS ELEMENTOS

Por:   •  28/2/2019  •  Resenha  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  962 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO REDENTOR – PARAÍBA DO SUL

Guilherme dos Santos Laureano

RESENHA CRÍTICA: A IMAGEM DA CIDADE

Resenha Crítica apresentada para a disciplina de Desenho Urbano, solicitada pela professora Camila Carvalho para o curso de Arquitetura e Urbanismo, da Uni Redentor em Paraíba do Sul.

Paraíba do Sul

2019

RESENHA CRÍTICA: A IMAGEM DA CIDADE

LYNCH, K. A Imagem da Cidade e os seus Elementos. In: _____. A Imagem da Cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1960. Cap. III. p. 57 – 102.

        O livro acima referenciado é uma das obras mais conhecidas e importantes do urbanista e escritor norte-americano Kevin Lynch. Pois nesta obra o autor destaca a maneira como os indivíduos percebem a cidade e os elementos que nela se constituem. Através de um amplo estudo analítico em três cidades norte-americanas (Boston, Jersey City e Los Angeles), Lynch questionava as pessoas sobre sua percepção da cidade, como a estruturavam e como a localizavam.

        Com uma linguagem clara e objetiva, Lynch define cinco elementos da paisagem urbana limitando-se aos efeitos físicos perceptíveis: vias, limites, bairros, cruzamentos e elementos marcantes. Onde, na realidade, nenhuns desses elementos citados existem de forma separada na paisagem urbana.

        Vias: são canais de circulação pelo qual o observador se locomove. Seja de modo habitual, ocasional ou potencialmente. Podem ser ruas, ferrovias, passeios etc. E para muitas pessoas, segundo o autor, esses são os elementos preponderantes nas suas paisagens. As características singulares de cada rua são importantes para o reconhecimento de cada via. A medida que:[pic 2]

  • Mostram espacialidades distintas (largas ou estreitas); [pic 3]
  • Apresentam arborização ou vegetação;
  • Características especiais nas fachadas que as compõem;
  • Origem e destino bem evidentes;
  • Proximidade a rios ou lagos;
  • Apresentam continuidade.

Segundo Lynch, limites são elementos lineares não entendidos como ruas e que, às vezes, vistos como fronteiras entre áreas distintas. Podem ser, por exemplo: praias; margem de rios e lagos; desníveis topográficos; fronteiras de bairros; entre ouros. Podem ou não ter qualidades direcionais; serem limites aéreos e podem causar, por vezes, efeitos de segregação, uma vez que como uma barreira separem partes de uma cidade prejudicando uma percepção do todo.

Os bairros para o autor, são regiões médias ou grandes de um espaço urbano considerados como extensão bidimensional. Possuem características comuns o que os tornam reconhecíveis a medida que o observador os adentra. Suas características podem ser de distintas naturezas, como: textura, espaço, forma, detalhe, símbolo, tipo de edifícios, questões socioeconômicas, costumes, peculiaridades topográficas etc. Possuem também diferentes tipos de limites, alguns mais definidos, outros mais incertos. Podem ser ainda “introvertidos” ou “extrovertidos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (230.7 Kb)   docx (140.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com