A metodologia do Urban Design Code
Por: geovas.h • 7/7/2025 • Resenha • 814 Palavras (4 Páginas) • 20 Visualizações
A metodologia do Urban Design Code como
sistematização de qualidade para Habitação Social
MARIA LUCIA PECLY E SAMARA BRANDÃO
CADERNOS PROARQ, EDIÇÃO 42, 2024, PÁG.
- Qual o problema da pesquisa?
(PÁG. 250)
“(...) atualmente, o conceito de qualidade está mais associado ao de agradabilidade que um determinado lugar oferece, do que ao edifício estritamente. Apesar dos esforços em construir diretrizes para atingir tal meta, falta - de forma geral - a sistematização de normas e diretrizes que assegurem a aplicabilidade dessas dimensões na HIS em diversas cidades. (...)”
(PÁG 256)
“A falta de um UDC vinculado ao programa tem trazido problemas em diversas esferas. Com a falta de diretrizes de qualidade de desenho urbano estabelecidas pelo governo, os investidores e construtoras ficaram livres para fazer o que era mais rentável. (...)”
- Qual o tipo de pesquisa?
(PÁG 252)
“(....) Esse artigo vai se aprofundar na metodologia que garante a aplicabilidade dessas qualidades e vai procurar compreender as dificuldades que o Brasil tem na sistematização dessas diretrizes de qualidade no projeto.”
- Qual/quais os métodos utilizados?
(PÁG 254)
“(...) Criar mecanismos que possam controlar as diretrizes de projeto e também assegurar a qualidade da entrega dos assentamentos habitacionais é um processo que exige várias etapas, como sabido. Uma das primeiras etapas necessárias é construir uma visão do que o governo local quer desenvolver como política pública de habitação, por meio de um trabalho conjunto com os grupos de pesquisa das universidades e formular um arcabouço teórico que possa nortear as diretrizes de todo o processo; outras etapas envolvem a qualificação das pessoas envolvidas, desde técnicos do governo, arquitetos, desenhistas urbanos, planejadores urbanos, engenheiros de tráfego, paisagistas; em terceiro lugar seria definir parâmetros de qualidade que possam nortear os projetos, para isso é importante sistematizar e divulgar estes parâmetros de qualidade através publicações com acesso gratuito. (...)”
(PÁG. 256)
“A prerrogativa da implantação de um UDC exige que cada projeto seja único(...). Numa segunda etapa define-se quais as qualidades serão perseguidas no projeto e por fim criam-se
diretrizes projetuais dentro do relatório de codificação de desenho urbano para procurar alcançar as qualidades pretendidas. O relatório traz também em seu conteúdo referências projetuais e estudos de caso pesquisados ao redor do mundo semelhante ao que está sendo proposto no processo de codificação. Se as análises do contexto histórico e cultural, associadas aos parâmetros de qualidade como diversidade tipológica e de usos, permeabilidade, fachadas ativas e dimensões de qualidade da sustentabilidade social fossem levadas em consideração no MCMV, ele tornar-se-ia um modelo de restruturação da realidade urbana brasileira.”
- Qual o objetivo geral da pesquisa?
(PÁG. 254)
“(...) compreender o processo do UDC na Inglaterra e traduzir para o Brasil, sua metodologia e procurar usar esse processo com foco na melhoria dos parâmetros de qualidade e na sistematização do projeto de HIS. Ele define com clareza as diretrizes do projeto e cria a conexão entre
...