TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACADÊMICOS CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ- CESUPA

Por:   •  28/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 6

PROJETO MÓDULO TEMPORÁRIO CARÁTER EMERGENCIAL

ACADÊMICOS CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ- CESUPA

MEMORIAL JUSTIFICATIVO

27/05/2022

Tema: Abrigo temporário de caráter emergencial na cidade de Belém do Pará.

Local: A ser definido.

Serviço: Anteprojeto de Arquitetura

Responsáveis: Alfa’s Arquitetura

Agatha L. Machado / Ana Paula Pereira de Souza/ Flávia Maredei Campos/ Leticia Menezes Torres/ Luysa de Lima Mendes/ Samuel Oliveira da Costa.

Acadêmicos de Arquitetura

                  Agatha L. Machado  

Ana Clara Quino Batista

Ana Paula Pereira de Souza

Flávia Maredei Campos

Letícia Menezes Torres

Luysa de Lima Mendes

Samuel Oliveira da Costa

MEMORIAL JUSTIFICATIVO

INTRODUÇÃO

Quando nos deparamos com uma situação inesperada, onde há danos materiais ou perdas humanas, logo imaginamos onde aquelas pessoas irão se instalar. Oferecer um abrigo é além de garantir o direito à moradia e a dignidade humana, prestar uma assistência humanitária, através de um acolhimento que possa minimizar o impacto destas perdas. A arquitetura de caráter emergencial tem um papel importante para atender as populações afetadas por alguma tragédia e que se encontram desabrigadas.

Pensando nisso, o anteprojeto de abrigo emergencial, vem a oferecer através da construção de módulos de moradia temporária, atendimento médico local, refeição e dormitório para estes indivíduos. O anteprojeto passou por etapas como pesquisas, croquis, planta de pavimento a criação de uma maquete para que fosse estudado a melhor maneira de colocar em pratica a construção destes módulos para justificar o amparo daqueles que possam se deparar com a situação de vulnerabilidade em decorrência de alguma catástrofe.

Este memorial justificativo mostra de forma objetiva a elaboração deste anteprojeto, com base em pesquisas e discussões entre membros do grupo Alfa’s arquitetura.

 

 PROPOSTA ARQUITETÔNICA

Fruto de um trabalho voltado para o Módulo Práticas de Projetos solicitado pela professora Ana Cristina Lopes Braga, o objetivo deste projeto é a elaboração um anteprojeto arquitetônico de um módulo temporário de caráter emergencial na cidade de Belém do Pará, adequando o espaço para que os mesmos tenham uso como ambulatório, refeitório e dormitório que possa oferecer qualidade, atendimento e conforto para os cidadãos que passem por ali passarem. Escolhido o local apropriado este anteprojeto de arquitetura terá grande importância para a prestação de serviços para as populações que em algum momento possam necessitar, garantindo os direitos inerentes às necessidades humanas.

DIRETRIZES GERAIS

 O Modulo tem como medida de área total 30 m². Pensou-se na construção e utilização de materiais de fácil montagem e deslocamento, com custos relativamente acessíveis em comparação às estruturas convencionais, deverá também ser de fácil montagem e mobilidade caso sua utilização seja requerida em outros locais. Levamos em consideração para escolha dos materiais o clima que predomina na região Amazônica, equatorial úmido, para que tenha alta durabilidade e ofereça conforto térmico e acústico, além da preservação do meio ambiente.

ESTÍMULO  ARQUITETÔNICO

Pensando em um estilo que remetesse aos anos 50 e que ao mesmo tempo possuísse características futurísticas, o abrigo foi idealizado no projeto da casa de Roberto Pêra ou Sr. Incrível, personagem do desenho animado da Disney / Pixar, Os incríveis de 2004, lembrando em alguns aspectos o estilo Googie, com telhado de uma água, representado como uma seta, caracterizando um recomeço positivo, o mesmo também tem inspiração  no estilo borboleta e nas casas Paper Log (1995), do arquiteto  Shigeru Ban construídas na região de Kobe, no Japão para os desabrigados logo após  um terremoto, onde a fundação das casas foi feita com engradados de cervejas que eram doadas e depois preenchidas com sacos de areia.

Sabe-se que na construção civil tem um grande impacto no meio ambiente e uma das alternativas que hoje são usadas é a utilização de materiais disponíveis que possam reduzir estes efeitos, como a utilização de materiais recicláveis.  A partir deste pensamento, buscamos na arquitetura de Shigeru Ban e seus projetos de caráter humanitário a escolha de materiais que podem ser usados no anteprojeto do abrigo emergencial, por ser de fácil acesso, mantendo a modernidade somada ao que é socialmente correto.

DIVISÃO DE SETORES

  • Separação das estruturas em três módulos, que são: dormitório, ambulatório e refeitório. Nestas divisórias os materiais a serem utilizados serão compostos de painel OSB, tela de aço inoxidável, placa cimentícia, telha termoacústica estilo colonial, piso masterboard e estrutura similar ao steel frame, por serem materiais de alta durabilidade e acessíveis, que irão proporcionar conforto térmico e acústico.

  • Ambulatório subdividido em recepção, sala de atendimento médico e  sala de observação, para que se possa dar uma atenção tanto a saúde física, como psicológica da pessoa que estará sendo atendida. Constará no ambulatório um armário para medicamentos, três macas, duas mesas, quinze cadeiras e duas pias. Quanto a estrutura   do ambulatório  as três portas serão sanfonadas.
  • Cada dormitório contará com a mobília de três beliches com uma gaveta embutida tendo as seguintes dimensões: 80cm de largura x 1,90 de comprimento, e mobília composta de três mesas de cabeceira, três baús para armazenar objetos pessoais e uma área interna livre estimada de 18,51m² com uma varanda de área livre de 8,97m². Na varanda do dormitório encontre-se ainda um banco de madeira, estilo banco de jardim, para melhor acomodar estas pessoas.
  • No refeitório haverá uma pia em aço inox, uma mesa com quatro lugares e duas mesas para oito lugares.
  • Utilização de janelas venezianas padronizadas fixas de madeira.
  • O Abrigo contará também com ambiente de ventilação cruzada ou natural, proporcionando movimentação do ar, sem a necessidade de quaisquer sistema mecânico, de modo que haja entrada e saída de ar constantemente, já que as janelas estão de lados opostos.
  • A criação de uma maquete, desenhos de croquis, pesquisa de materiais e recursos informatizados como o AutoCad e o SketchUp
  • Utilização de materiais reutilizáveis como engradad
  • os de caixas de cervejas e utilização de madeiras de demolição para construção das portas, dando um charme extra para o abrigo, além de ser mais sustentável.
  • Na entrada haverá uma rampa de acessibilidade, com parapeito seguindo as normas da ABNT NBR 9050, garantindo autonomia e dignidade para o usuário, que dará acesso há uma varanda na entrada de cada modulo.

SISTEMA CONTRUTIVO

 O Sistema Construtivo que será utilizado neste abrigo é o similar ao Light Steel Frame, por ser um sistema sustentável e com baixo índice de desperdício, que reduz a quantidade de lixo na obra, utilizando placas pré-moduladas para facilitar a montagem, o transporte e desempenho termoacústico.

VOLUMETRIA

O abrigo emergencial terá 30m², com formato retangular, seu acesso será por uma rampa de 8,33% conforme a NBR 9050, permitindo que qualquer indivíduo possa utilizá-la de forma autônoma e segura, sendo ele portador de necessidades especiais ou não. Sua largura  é de 3m e patamar 1,20m, contendo um guarda corpo para facilitar a locomoção e proteção das pessoas. Na fundação da obra haverá engradados de caixas de cervejas, o medindo 21,4cm de altura x 46 cm de comprimento x 32 cm de largura. As paredes menores do abrigo possuem 2,5 m e a parede maior 3,5m. O telhado tem uma água e possui um beiral maior, com 1,60m a mais que o lado menor, de apenas 1 m, com uma inclinação de 20% , serão utilizadas telhas termoacusticas, estilo colonial da Isoeste, , com estrutura em formato de meia tesoura. O abrigo foi idealizado para transmitir conforto e afetividade àqueles que por alguma razão perderam ou ficaram impossibilitados de voltarem aos seus lares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com