TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FECHAMENTO DE ALVENARIA – ALVENARIA CONVENCIONAL, ALVENARIA ESTRUTURAL E GESSO ACARTONADO

Por:   •  30/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.559 Palavras (11 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 11

FECHAMENTO DE ALVENARIA – ALVENARIA CONVENCIONAL, ALVENARIA ESTRUTURAL E GESSO ACARTONADO

MARCOS ANTÔNIO COELHO

TTI - TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS

CAMPO MOURÃO - PARANÁ

2015[pic 1]


MARCOS ANTÔNIO COELHO[pic 2]

TTI - TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS

FECHAMENTO DE ALVENARIA – ALVENARIA CONVENCIONAL, ALVENARIA ESTRUTURAL E GESSO ACARTONADO

Trabalho apresentada ao Ambiente Virtual de aprendizagem do SENAC – Polo de Campo Mourão, como requisito obrigatório para obtenção de nota.

Orientação:

CAMPO MOURÃO - PR

2015


 [pic 3][pic 4]

RESUMO[pic 5]

O presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre os três tipos mais usuais de fechamento de alvenaria: Alvenaria Convencional, Alvenaria Estrutural e Gesso Acartonado e apresenta as principais características, utilizações e vantagens de cada fechamento.

Palavras-chave: Alvenaria Convencional, Alvenaria Estrutural e Gesso Acartonado.

.


SUMÁRIO[pic 6]

INTRODUÇÃO        04

1  REFERENCIAL TEÓRICO        05

2  SISTEMAS ESTRUTURAIS        05

2.1  ALVENARIA CONVENCIONAL        05

2.1.1  Vedação        06

2.1.2  Isolação Termo acústica        07

2.2  ALVENARIA EXTRUTURAL        07

2.2.1 Características        08

2.2.2 Alvenaria Estrutural Armada        09

2.2.3 Alvenaria Estrutural não Armada        09

3  GESSO ACARTONADO        10

3.1  RESISTÊNCIA DO GESSO ACARTONATO        12

3.2  ONDE PODE SER UTILIZADO        12

3.3  VANTAGENS        13

CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

REFERÊNCIAS        17

INTRODUÇÃO[pic 7]

A Construção Civil é um dos fenômenos de maior representatividade no Brasil, pois as cidades-polo estão cada vez absorvendo moradores das cidades menores vizinhas, e a construção de novas estruturas urbanas é uma realidade pela qual observamos o crescimento constante dos municípios-polo do Brasil. O papel da Construção Civil está diretamente ligado com o bem-estar da população, abrangendo também princípios de cidadania como inclusão social e divisão ente espaços particulares e públicos. 

1  REFERENCIAL TEÓRICO[pic 8]

No Brasil as primeiras construções eram através de taipa, e mais tarde foram utilizadas as estruturas de pau-a-pique, que possibilitavam maior durabilidade as construções.

Na década de 70 ficou marcada pelo surgimento da moderna alvenaria estrutural através de construções de edificações habitacionais principalmente na cidade de São Paulo, onde ocorreram as construções de prédios de vários pavimentos construídos. (ROMAN, 1996).

2  SISTEMAS ESTRUTURAIS[pic 9]

Atualmente existem diferentes sistemas estruturais que são definidos durante a concepção do projeto de uma edificação, o qual deverá ser escolhido de acordo com a função do uso da edificação dos custos e dos recursos a serem aplicados.

2.1 ALVENARIA CONVENCIONAL

Na alvenaria convencional, é formada por pilares, vigas e lajes de concreto, sendo que os vãos são preenchidos com tijolos cerâmicos para vedação. Neste caso, o peso da construção é distribuído nos pilares, vigas, lajes e fundações e, por isso, as paredes são conhecidas como “não-portantes”.

Ao analisar as vantagens da estrutura convencional pode-se considerar a possibilidade de criação de um projeto mais arrojado e a utilização de portas e janelas fora das medidas padronizadas que mesmo sendo mais caro que a alvenaria estrutural, é possível realizar qualquer tipo de reforma.

Outra característica da alvenaria convencional é a sua função primária de vedação (ou fechamento), separando ambientes e fachadas. O emprego de vigas e pilares moldados por formas de madeira também é grande, sendo este o método construtivo mais utilizado pelos brasileiros.

Para estruturar um projeto desse tipo, é preciso contar com materiais como o concreto armado, que ficou popular durante o período modernista da arquitetura nacional.

Juntas, ambas estrutura e vedação dão diversas possibilidades estéticas a um projeto e deixam as reformas mais flexíveis, embora possam conter vícios construtivos de fora de prumo, nível e esquadro.

A maioria das construções convencionais também geram bastante entulho devido a quebra de blocos do sistema: as paredes são normalmente erguidas e depois rasgadas para receberem a tubulação, sendo esta sua principal desvantagem econômica e ambiental, calculada em cerca de 20 a 30% de prejuízo em mão de obra e materiais.

Para a construção de elementos como pilares e vigas são usados aço estrutural e formas de madeira. Depois da construção das paredes, é preciso “rasgá-las” para embutir as instalações hidráulicas e elétricas. Em seguida, deve ser iniciada a etapa de revestimento, caracterizada pela aplicação do chapisco, massa grossa, massa fina e pintura.

[pic 10]

2.1.1 Vedação

Na alvenaria de vedação convencional tem como objetivo fechar a estrutura da obra entre colunas e vigas através das paredes sem contribuir de forma direta para a estrutura do projeto. Esta característica é indispensável a utilização de tijolo cerâmico com tecnologia e dimensionados para atender com praticidade as diferentes exigências de cada projeto.

2.1.2 ISOLAÇÃO TERMOACÚSTICA 

A Isolação termoacústica  na alvenaria convencional são utilizados: blocos cerâmicos; bloco de concreto/concreto celular; bloco de silico calcário; madeira; vidro etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (659.4 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com