TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alvenaria estrutural e convencional

Por:   •  1/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.000 Palavras (8 Páginas)  •  1.045 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

FACULDADE VÉRTICE – UNIVÉRTIX,

SOCIEDADE EDUCACIONAL GARDINGO LTDA – SOEGAR

ALVENARIA ESTRUTURAL X ALVENARIA CONVENCIONAL

ACADÊMICO: DAMARIS BARROSO VITOR
                                 GABRIEL MAIRINQUES MIRANDA

MATIPÓ

2015


DAMARIS BARROSO VITOR E GABRIEL MAIRINQUES MIRANDA

ALVENARIA ESTRUTURAL X ALVENARIA CONVENCIONAL

Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica como parte da atividade avaliativa da 2ª etapa.

Orientador: Profa D.Sc. Irlane Bastos Costa

MATIPÓ

2015


ALVENARIA ESTRUTURAL X ALVENARIA CONVENCIONAL

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo, apresentar e comparar, dois métodos construtivos utilizados na engenharia civil: o método de alvenaria estrutural e de alvenaria convencional. O trabalho buscou informações de quais são os pontos fortes e fracos de cada método construtivo. Para tal, foram pesquisados diversos sites voltado para a construção civil e também artigos relacionado ao tema.

PALAVRAS-CHAVE: Alvenaria; Construção; Alvenaria Estrutural; Alvenaria Convencional.

1 INTRODUÇÃO

A Alvenaria Estrutural, utiliza blocos de concreto como técnica construtiva para a obtenção de parâmetros importantes como: qualidade e produtividade das obras, racionalização e economia de materiais e serviços, treinamento da mão de obra, entre outros. Quando comparada à Alvenaria Convencional, destaca-se pelo menor tempo de execução; menor produção de resíduos; menor número de pilares, vigas e especialidades na obra, além de servir como isolante termo acústico (Fórum da construção, 2015).

A principal característica da construção convencional é a sua função primária de vedação (ou fechamento), separando ambientes e fachadas. O emprego de vigas e pilares moldados por formas de madeira também é grande, sendo este o método construtivo mais utilizado pelos brasileiros. Também, a maioria das construções convencionais produzem grande quantidade de entulho devido à quebra de blocos do sistema. As paredes são normalmente erguidas e depois rasgadas para receberem as tubulações (elétrica, hidráulica), sendo esta sua principal desvantagem econômica e ambiental, calculada em cerca de 20 a 30% de prejuízo em mão de obra e materiais. BIMBON (2015)

As paredes servem apenas como fechamento e separação de ambientes. Todo o peso é absorvido pelo sistema: pilares, lajes e vigas. No entanto, pode-se dizer que as paredes não possuem função estrutural. (Ferreira, 2015)

A alvenaria estrutural surgiu como um sistema construtivo, que se destacou como uma opção eficiente e econômica. Vemos em BIMBOM (2015) que:

 [...] a alvenaria estrutural, também chamada de alvenaria/parede, exige portanto planejamento de profissionais qualificados. Isso acontece porque esse método de construção tem função estrutural em um projeto, e é indispensável para a sua estabilidade.

Na Alvenaria Estrutural elimina-se a estrutura convencional. Sendo assim, a construção é levada a uma importante simplificação do processo construtivo reduzindo etapas e mão-de-obra, com consequente redução do tempo de execução. (FÓRUM DA CONSTRUÇÃO, 2015). A principal característica do sistema construtivo da alvenaria Estrutural, é que todas as paredes têm a função de suportar o peso da laje ou da cobertura. Nela não há pilares e vigas, sendo a estrutura formada pelas paredes e lajes. Sendo assim, as paredes são da obra nunca devem ser removidas. Diferentemente, na alvenaria Convencional, não há restrições quanto às medidas do projeto, o que permite maior liberdade criativa. Não há também limites para futuras reformas que podem ser especificadas esquadrias fora do tamanho padrão.

Segundo os redatores do Site Fórum da Construção (2015):

Há dois tipos de alvenaria estrutural: não armada e armada. A primeira emprega como estrutura-suporte paredes de alvenaria sem armação. Os reforços metálicos são colocados apenas em cintas, vergas, contravergas, na amarração entre paredes e nas juntas horizontais com a finalidade de evitar fissuras localizadas. Já a alvenaria estrutural armada caracteriza-se por ter os vazados verticais dos blocos preenchidos com graute (micro concreto de grande fluidez) envolvendo barras e fios de aço.

Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é apresentar a importância e a praticidade da alvenaria estrutural comparando-a com a alvenaria Convencional.

  1. METODOLOGIA

O presente trabalho se classifica como uma pesquisa básica que objetiva gerar conhecimentos novos, úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Apresenta-se como pesquisa qualitativa exploratória em que se realizou uma revisão bibliográfica do tema proposto.

Palavras chave: Alvenaria; Construção; Alvenaria Estrutural; Alvenaria Convencional.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

A alvenaria estrutural resulta da colocação em arranjos específicos de peças industrializadas, de dimensões e peso de fácil manuseio, ligadas entre si através de juntas de assentamento ou juntas verticais de argamassa para formar os elementos de alvenaria (produtos da construção) que são as paredescintas, vigas, contravergas, e vergas, pilares que juntos formam um conjunto monolítico. Um projeto com boa qualidade reflete positivamente na etapa de construção da obra. Medidas de racionalização e de controle de qualidade na fase de construção dependem diretamente das especificações originadas da etapa de projeto, devendo nelas conter as informações necessárias de forma a ocorrer um planejamento eficiente para a etapa de execução. (Kalil, 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (137.3 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com