TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DE CRECHE

Por:   •  25/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.294 Palavras (10 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE NITERÓI ARQUITETURA E URBANISMO

DÁRIO MACEDO DE FREITAS

ELISA VIVIANI LUZ DE OLIVEIRA

MAYARA PEREIRA SOARES

ANÁLISE DO PROJETO DA CRECHE/PRÉ ESCOLA COM VISITA

NITERÓI

2015


DÁRIO MACEDO DE FREITAS – RA: 8207956973

ELISA VIVIANI LUZ DE OLIVEIRA – RA: 8428120835

MAYARA PEREIRA SOARES – RA: 8205958989

ANÁLISE DO PROJETO DA CRECHE/PRÉ ESCOLA COM VISITA

Trabalho apresentado à disciplina Introdução ao Projeto II no curso de Arquitetura e Urbanismo da turma A no turno da noite do quarto período da Universidade Anhanguera de Niterói.

Professora: Ana Lúcia de Góes Monteiro.

NITERÓI

2015

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        CRECHE PÚBLICA MUNICIPAL        

2.2        CRECHE PARTICULAR        

2.2.1        Anexo 1        

2.2.2        Anexo 2        

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

  1. INTRODUÇÃO

Uma creche é um estabelecimento educativo que ministra apoio pedagógico e cuidados às crianças com idade até aos três anos. Conforme o país e o seu sistema educativo, a creche pode integrar-se na educação pré-escolar ou na educação infantil. As creches podem funcionar como estabelecimentos autônomos, podem ser integradas em outros estabelecimentos educativos mais abrangentes ou funcionar junto de empresas ou serviços para usufruto dos filhos dos seus funcionários.

Nos dias 21 e 22 de setembro de 2015, foram realizadas visitas em duas creches, ambas escolhidas como objetos desta análise, sendo a creche pública municipal Antônia Ferreira da Silva, localizada no bairro Industrial, e a creche particular, anexo ao Centro Educacional Batista – CEB, localizada no bairro Centro, na cidade de Casimiro de Abreu.

Esta análise de caso tem por objetivo diagnosticar pontos positivos e negativos nos seus projetos arquitetônicos, citando também recomendações de possíveis problemas encontrados nos ambientes.

  1. DESENVOLVIMENTO

Foram realizadas visitas técnicas aos estabelecimentos, acompanhadas em todo momento pelos funcionários dando-nos um suporte de informações precisas sobre o local. Conseguimos colher o máximo de informações para desenvolver esta análise, pensamos no princípio de comparar duas creches, uma pública e uma outra particular. Com isso analisar com base nessas informações as suas estruturas, se foram realmente construídas pensando no bem estar de seus usuários, se atendia as normas de segurança, e entre outros aspectos.

  1. CRECHE PÚBLICA MUNICIPAL

O primeiro local, foi a creche Antônia Ferreira da Silva, localizada com o norte para a rua José Bicudo Jardim. O seu acesso, para quem já é morador do bairro é fácil, mas já pra quem mora no centro e em outros bairros vizinhos fica um pouco mais complicado, pois além da distância em relação a esses bairros, é necessário atravessar a BR 101, que passa no meio da cidade. Logo, acaba sendo perigoso, pois não tem nenhum tipo de passarela no local, embora tenha várias lombadas em seu trecho.

Não havia calçadas pavimentadas ao entorno, somente chão de terra. É um ponto negativo, por se tratar de um bairro residencial de classe média e uma escola municipal, não há urbanização adequada. A entrada da creche se dá por uma rampa de cimento.

O prédio é constituído de dois pavimentos, tendo o acesso por uma rampa de três lances, com o chão totalmente emborrachado, contendo corrimão em um dos lados. Não possui escadas no prédio.

A maioria das salas, são localizadas no primeiro pavimento, inclusive o refeitório, que é ao lado da cozinha, dois vestuários de banho, um para meninas, mas com fraudário e sanitários unissex e outro para meninos. Há mais dois banheiros para uso somente dos funcionários. Já o berçário, se localiza no andar superior, juntamente com mais dois banheiros para funcionários, onde a circulação de ar se dá para os corredores interiores da creche e com um refeitório auxiliar. Onde não se produz a comida, só serve para distribuição entre as crianças de 06 meses até 1 ano, fazendo a refeição na própria sala.

A temperatura ambiente é bem amena, por sinal, a creche fica próximo a uma estrada que leva para região serrana. O chão da área externa é constituído, por maior parte, de grama e terra. Ajudando a manter o clima agradável. A iluminação natural, é pouco, devido as árvores ao redor. Se concentra mais na parte superior e frontal.

As salas não são amplas, o corredor possui 1,50 m, não possui saída de emergência, as janelas são todas cercadas com grades, só há dois portões de acesso, o de entrada para os pais e outro que serve para as professoras receberem as crianças. O parquinho é no meio da terra, onde a maioria dos brinquedos são de madeira e pneu reciclado.

A creche tem capacidade para atender 196 crianças, com faixa etária de 6 meses aos 3 anos de idade. Conta com 32 funcionários, funcionando das 8:00 às 17:00 horas.

  1. CRECHE PARTICULAR

Já a segunda creche analisada, o Centro Educacional Batista - CEB, está localizada na rua Franklin José dos Santos, no centro da cidade. A composição do terreno se dá pela Primeira Igreja Batista e a creche escola, que vai até o pré vestibular. Logo, todos os ambientes são interligados, e assim todo o espaço é aproveitado. De fácil acesso aos moradores que se encontram no mesmo lado da BR, com ponto de ônibus e taxi perto. Por se localizar bem próximo à praça, as duas ruas que dão acesso ao local, são bem movimentadas. Antes de chegar em frente ao portão de entrada, há um quebra-molas e logo mais à frente tem uma placa indicativa de área escolar, que estava bem a vista. Não se tem nenhum tipo de faixa de pedestre nas ruas ao entorno. O seu norte, se encontra na parte traseira do prédio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (137.2 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com