TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DE MUNICIPIO ASSIS SP

Por:   •  16/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.692 Palavras (11 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 11

ANÁLISE DO MUNICIPIO – ASSIS - SP

[pic 1]

Introdução - Aspectos físicos e territoriais

O município de Assis no interior de São Paulo esta localizado na região Oeste do estado, é a maior cidade da microrregião e a 76º maior município do estado, distante 434 km da capital (São Paulo) por via rodoviária, e 548 km por via ferroviária, possui segundo o IBGE/2015 cerca de 101.597 habitantes, e 461,705 km² de espaço territorial.

Características Geográficas:

Densidade: 220,05 Hab/km²;

Altitude: 546 m;

Latitude: 22º39’42” sul.

Longitude: 50º24’44”.

Relevo e solo: Planalto ondulado suave, com solo arenoso na cor vermelha escura.

Clima: Subtropical úmido com temperatura média anual de 21,37º. Temperatura com grandes níveis de variações durante o dia.

Vegetação: Mata Atlântica, cerrado, pastagem e matas comerciais de eucalipto

Hidrografia: Pertencem a bacia do médio Paranapanema, Matão, capivara, fortuna, cervo, jacu, pavão entre outros.

Cidades próximas que exercem influencia sob a cidade de Assis:

[pic 2]

Demografia

Apesar do censo do IBGE/2015 apresentar dados atualizados com 101 597 habitantes, o censo de 2010 apresenta os dados abaixo:

População total: 95.144

Urbana: 90.991

Rural: 4.153

Homens: 46.317

Mulheres: 48.827

Crescimento populacional

[pic 3]

Etnias

[pic 4]

Religião

[pic 5]

Aspecto Sócio-econômico

O setor que impulsiona a economia local da cidade, é o setor de comercio e serviços, pois é o responsável pela maior movimentação do PIB da cidade, além de ser o setor que mais emprega na região.

Composição da economia

Infraestrutura e serviços públicos

  • Educação

A cidade possui cerca de 25 escolas municipais, 12 escolas estaduais, 12 escolas particulares e técnicas, 5 instituições de ensino superior e 2 instituições de ensino especial atendendo assim de forma satisfatória todas as faixas etárias dos usuários.

  • Transporte

Assis possui os seguintes veios de locomoção.

Aeroporto Estadual de Assis “Marcelo Pires Holzhausen”;

Terminal Rodoviário de Assis;

Terminal urbano;

Estação Ferroviária de Assis (Desativada até o momento).

A cidade conta com o sistema de transporte coletivo, realizado pela empresa rápido turismo, onde atende todas as regiões da cidade, porém não atende de forma satisfatória as demandas de usuários, pois além dos ônibus estarem sempre cheios, a empresa leva cerca de 40 a 50 minutos para passar novamente por determinado ponto, causando assim falta de agilidade no atendimento.

  • Saúde

A cidade possui diversos unidades de saúde para atendimento a população, contando com uma media de 8 unidades básicas de saúde, 11 unidades de saúde da família, e centros de médio complexidade entre eles, o UPA, AME, CIAPS, centro de especialidades entre outros.

  • Segurança e criminalidade

Em Assis a criminalidade ainda é um dos problemas destaques, a porcentagem de roubo e furto mesmo com o passar dos anos se mantém estáveis, sendo o fator mais preocupante da população. A cidade conta com o 32º segundo batalhão da policial militar do interior onde atende 13 municípios da região, porém possui grande deficiência no atendimento quando o mesmo é para a própria cidade.

  • Comunicação

A cidade possui diversos meios de comunicação, como jornais onde se destaca o jornal de Assis, voz da terra e diário de Assis, sites de informações, que atualmente é o meio mais utilizado pela população, e canais de televisão.

Analise do Plano Diretor

DA FUNÇÃO SOCIAL DA CIDADE E DA PROPRIEDADE

  • Art 7º a cidade cumpre sua função social quando atende as necessidades dos cidadãos e cidadãs.

A cidade cumpre sua função social em partes pois não atende de forma satisfatória as necessidades e interesses de seus habitantes pois não promove total acesso aos direitos e igualdades sociais alem de não atender a comunidade em sua infraestrutura.

  • Art 9º - II adequar a densidade populacional a correspondente capacidade de suporte da infraestrutura urbana.

A densidade populacional não esta dividida de forma adequada pois existem bairros que são extremamente populosos, afetando diretamente a qualidade de vida dos usuários e bairros onde existem baixo nível de densidade populacional.

DA HABITAÇÃO

  • Art 10º - III – Promover a melhoria da qualidade das habitações de interesse social.

V – Promover soluções para problemas sanitários e ambientais existentes nas áreas de baixa renda.

Não foi promovida nenhuma melhora na qualidade das edificações destinadas para a população de baixa renda visto que as mesmas continuam com péssima qualidade, causando transtornos futuros para os moradores alem de não haver soluções para os problemas ambientais visto que no bairro conjunto habitacional park colinas localizado na cidade o esgoto não possui o tratamento correto onde é depositado no córrego localizado no bairro causando grandes transtornos, odores e animais peçonhentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (206.4 Kb)   docx (136.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com