TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTEPROJETO DE UM CENTRO ARTÍSTICO SENSORIAL PARA A CIDADE DO NATAL - RN .

Por:   •  25/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.219 Palavras (9 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE POTIGUAR - UnP PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

ESCOLA DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS EXATAS CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

MARIANA DE QUEIROZ SILVA

ANTEPROJETO DE UM CENTRO ARTÍSTICO SENSORIAL PARA A CIDADE DO NATAL - RN

NATAL 2017

MARIANA DE QUEIROZ SILVA

ANTEPROJETO DE UM CENTRO ARTÍSTICO SENSORIAL PARA A CIDADE DO NATAL - RN

Plano de Trabalho apresentado à Universidade Potiguar – UnP, como parte dos requisitos da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I.

Professora: Dra. Eunádia Silva Cavalcanti

Orientadora: Esp. Mônica Rosario Alves

NATAL 2015

SUMÁRIO

1 TEMA 3

2 OBJETO DE ESTUDO 3

3 OBJETIVOS 3

3.1 OBJETIVO GERAL 3

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 3

4 JUSTIFICATIVA 4

5 METODOLOGIA 8

6 CRONOGRAMA 9

REFERÊNCIAS 10

1 TEMA

Executar projeto de Salão de Beleza

2 OBJETO DE ESTUDO

Anteprojeto de um salão de beleza o qual precisa ser bonito, receptivo, functional, visando o conforto do cliente.

O projeto de um salão de beleza não é tarefa fácil, principalmente porque já existem muitos estabelecimentos desse tipo. Assim, um bom projeto faz toda a diferença e desperta o interesse de novos clientes.

O desafio do projeto, no entanto, torna-se ainda maior quando o ambiente é pequeno e o orçamento limitado.

3 OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Propor um espaço com layout funcional e agradável, visando instalações, disposição de produtos e serviços coerentes. satisfazendo as expectativas do público alvo e vender bem os serviços de embelezamento.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Criar espaços que facilitem a circulação e a realização dos serviços de embelezamento;

• Estudar técnicas de iluminação e de isolamento acústico que auxiliem na criação de ambientes sensoriais;

• Layouts que favoreçam o trabalho do profissional em todos os aspectos.

4 JUSTIFICATIVA

O salão de consegue influenciar no humor e nas emoções que as pessoas sentem quando estão inseridas em determinados lugares. Tal fato é decorrente das sensações hápticas, visuais e auditivas que os ambientes despertam no ser humano e é visando este despertar de sensações que a arquitetura sensorial surge.

Considerada de vanguarda, a arquitetura sensorial busca romper com a arquitetura voltada apenas para a função e que impedem as pessoas de perceberem o ambiente. O enfoque desta é interromper o contato do homem com ambientes urbanos agitados e trazê-los para um espaço que pode ser vivenciado em sua totalidade através dos sons, aromas, texturas e oscilações da luz, fazendo com que essa experiência sensorial alcance uma conexão profunda com o íntimo de quem está utilizando o edifício e traga para estes povos memórias de lugares, cheiros que marcaram, toques e luzes que os fazem lembrar dos acontecimentos de suas vidas.

Pensando-se em otimizar a experiência das pessoas em um centro artístico afim de permitir que elas não apenas vejam, mas sintam e interajam com o ambiente, buscar-se-á a utilização da arquitetura sensorial, para que por meio desta seja possível alcançar um nível de satisfação pessoal que não é atingível quando se visita uma edificação de modo efêmero para a utilização de um serviço ou nos prédios em que se trabalha, onde estamos o tempo todo envolvidos com as atividades a serem desenvolvidas e não temos como contemplar aquele espaço.

Hoje, estamos em uma crise. Arquitetura constitui a maior amplitude do ambiente construído; nossos edifícios ainda estão causando estresse fisiológico e mental para o público. A arquitetura está lentamente definhando em um campo onde a eficiência é mais importante do que a finalidade e a praticidade. Perdemos o foco do componente humano. Felizmente, se a arquitetura virar e começar a projetar intuitivamente para envolver os sentidos do público através de hábitos inatos, podemos reduzir o estresse causado pelo "contra sentidos" e projetar para os convidados cansados. (JOHNSON, 2013, p.2)

É finalidade desta monografia projetar espaços em que as pessoas possam se sentir parte da obra. O centro artístico sensorial deve ser projetado para envolver, despertar memórias adormecidas, possibilitar o surgimento de sensações que não são sentidas em ambientes austeros e para que traga a população emoções, assim como, crie zonas de interação social e zonas que permitam o encontro com o próprio íntimo.

O objetivo é agradar o corpo, satisfazer a mente e criar espaços saudáveis. Isso é feito através dos sentidos, hábitos e memórias que os seres humanos trazem consigo. A utilização da arquitetura de forma poética e significativa trará nossa era moderna da tecnologia para uma geração maior de felicidade e propósito. ((JOHNSON, 2013)

Diante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (112.6 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com