TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO MERCADO IMOBILIÁRIO NA RMR: RETRAÇÃO OU ESTAGNAÇÃO?

Por:   •  26/2/2021  •  Artigo  •  5.125 Palavras (21 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 21

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO MERCADO IMOBILIÁRIO NA RMR: RETRAÇÃO OU ESTAGNAÇÃO? (2015/2017)

ANALYSIS OF THE BEHAVIOR OF THE REAL ESTATE MARKET IN THE RMR: RETRACTMENT OR STAGNATION? (2015/2017)

Resumo

O trabalho apresenta os resultados das atividades desenvolvidas no subprojeto de pesquisa “Análise do Comportamento do Mercado Imobiliário na RMR: Retração ou Estagnação? (2015/2017) ”, que faz parte do projeto intitulado: "O Revés da Crise do Mercado Frente à Crise do Estado: A Retração da Acumulação Urbana nas Cidades Brasileiras". O projeto geral consta de dois eixos de investigação, sendo o primeiro constante do referencial teórico, focado nos estudos do mercado imobiliário desenvolvidos pela orientadora e outros autores referenciados na bibliografia. O segundo, do eixo empírico, se reportou à análise do estudo de caso, tendo sido selecionado um Grande Projeto Urbano da Região Metropolitana do Recife, o Convida Suape.

Palavras–chave: Governança; Grandes Projetos Urbanos; Mercado Imobiliário; Região Metropolitana do Recife

Abstract

The work presents the results of the activities developed in the subproject of the research “Análise do Comportamento do Mercado Imobiliário na RMR: Retração ou Estagnação? (2015/2017) ”, that is part of the project entitled: "O Revés da Crise do Mercado Frente à Crise do Estado: A Retração da Acumulação Urbana nas Cidades Brasileiras". The overall project consists of two research axes, the first being the constant of the theoretical framework, focused on the studies of real estate market developed by the supervisor and other authors referenced in the bibliography. The second, of the axis the empirical, if reported to the analysis of the case study, having been selected a Large Urban Project on the level of the Metropolitan Region of Recife, the Convida Suape.

Keywords: Governance; Large Urban Projects; Real Estate Market; Metropolitan Region of Recife

Sumário

1.Introdução

2. Objetivos

2.1 Objetivo Geral

2.2 Objetivos Específicos

3. Metodologia Do Trabalho

4. Resultados E Discussão

    4.1 Levantamento Bibliográfico

    4.2 Projeto Convida Suape

       4.2.1 Caracterização Do Empreendimento

       4.2.2 Sistema Governança E Arranjos Institucionais

    4.3 Projeto Vila Naval

       4.3.1 Caracterização Do Empreendimento

       4.3.2 Sistema Governança E Arranjos Institucionais

5. Conclusões

6. Referências Bibliográficas

1. Introdução

O subprojeto “Análise do Comportamento do Mercado Imobiliário na RMR: Retração ou Estagnação? (2015/2017) ” visa analisar a dinâmica de acumulação urbana, diante da crise de Estado e do mercado imobiliário em termos locais, especificamente na Região Metropolitana de Recife (RMR) com foco nos Grandes Projetos Urbanos (GPUs). Pretende-se entender o que são os GPUs e de que forma foram afetados diante da crise, se houveram processos como: retração na oferta de imóveis e de novos lançamentos no mercado imobiliário, diminuição da procura por novos imóveis, inadimplência dos consumidores com as construtoras, desemprego e falência de empresas, entre outros.

Para melhor compreensão do problema, foram feitas pesquisas bibliográficas em literatura específica, como também em trabalhos de graduação e pós-graduação referentes à temática, com intuito de aplicar os conceitos aos estudos de caso escolhidos e entender como se comportam as dinâmicas de governança desses projetos. Também foram feitos levantamentos indiretos de informações em sites de instituições e portais de notícias que possuíam informações referentes aos casos estudados. 

O levantamento bibliográfico perpassou as temáticas da crise do capitalismo e do estado neoliberal, a governança urbana, a acumulação urbana e a oferta de infraestrutura e da compreensão dos GPUs. Para efeito deste trabalho, foram escolhidos dois projetos considerados Grandes Projetos Urbanos para maior aprofundamento de estudo: o Convida Suape, na cidade de Cabo de Santo Agostinho/PE e o Vila Naval, na cidade de Recife/PE, delineados por um recorte temporal, os anos de 2015 a 2017, no cerne da crise econômica e imobiliária dela derivada.

2. Objetivos

2.1 Objetivo Geral:

O objetivo da pesquisa é avaliar a capacidade de sustentação da dinâmica da acumulação urbana diante da retração da produção imobiliária nas últimas décadas, tendo como referência os Grandes Projetos Urbanos (GPUs) projetados para Região Metropolitana do Recife (RMR) no período dos anos 2015 a 2017.


2.2 Objetivos Específicos:

a) Observar o comportamento do Mercado Imobiliário frente a Crise Econômica ocorrida no país a partir de 2015;

b) Verificar se ocorreram impactos sobre a produção do espaço quando da implantação dos Grandes Projetos;

c) Identificar o sistema de Governança e seus respectivos atores e os arranjos dele decorrentes.

3. Metodologia Do Trabalho

A Metodologia aplicada ao subprojeto segue os procedimentos definidos na pesquisa tronco constando de dois eixos de investigação:

Eixo 1: Construção do Quadro Teórico/Conceitual:

Revisão Bibliográfica sobre os Temas:

Crise Econômica Brasileira e Mercado Imobiliário;

Acumulação Urbana, Mercado Imobiliário e Grandes Projetos;

Sistema de Governança e Arranjos Institucionais;

Redes de Atores do Mercado Imobiliário.

        Utilizados procedimentos de coleta: Leitura Bibliográfica e Documental; Dissertações e Teses; Sites; Notícias de Jornais, entre outros.

Elaboração do Referencial Conceitual.

Eixo 2: Construção do Quadro Empírico:

Levantamento e Caracterização de Grandes Projetos Urbanos na RMR;

Estudos de Casos: Projeto Convida Suape e Vila Naval;

Atores e Arranjos de Governança:

Proprietários de Terra Fundiários;

Empresas Imobiliárias;

Investidores;

Estado/Poder Público.

Utilizado procedimento de análise de dados por meio de preenchimento de um quadro síntese organizado pela orientadora da pesquisa contendo todas as informações coletadas a respeito dos Grandes Projetos Urbanos. Os projetos elencados no referido quadro foram os estudados pelos pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Gestão Urbana e Políticas Públicas (NUGEPP) durante o período de desenvolvimento do subprojeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.2 Kb)   pdf (786.6 Kb)   docx (662.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com