TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE E SÍNTESE: UMA INTRODUÇÃO AO PROJETO ARQUITETÔNICO

Por:   •  8/11/2016  •  Resenha  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 2

1

 Ritmo:

É um recurso muito utilizado para a organização de formas e espaços, se refere a qualquer movimento caracterizado por uma repetição, ou seja, repetição de elementos semelhantes. Encontram-se subdivididos em três tipos:

a) Constantes, regulares ou uniformes, no qual possui dois ou mais elementos repetidos.

b) Irregulares, no qual dois ou mais elementos repetem-se, porém, apresenta algumas alterações nas suas características.

c) Crescimento ou gradação, é quando a alteração ocorre através do aumento ou diminuição gradual de alguma característica.

2

 Simetria:

É a distribuição e disposição de formas e espaços equivalentes em lados opostos de uma linha ou plano divisores, ou em relação a um centro ou eixo. Simetria remete a composições estáticas. Há dois tipos fundamentais:

 Bilateral:

 Radial:

 Balanço Assimétrico:

Refere-se a uma composição dinâmica e equilibrada, isto é, as relações entre os diferentes pesos na composição e, especificamente as relações horizontais/verticais parecem ser fundamentais na determinação do balanço assimétrico de uma composição.

3

 Relações Proporcionais:

Tratam de elementos arquitetonicos ordenados matematicamente, entre si e com relação a toda a composição, com o objetivo de criar relações harmoniosas entre os elementos arquitetônicos.

 Configuração com adição por contiguidade:

É a configuração onde a forma do conjunto é a soma de partes ou blocos contíguos ou adjacentes. As adições podem ser de três tipos:

 Adição por contiguidade de unidades: caracterizada por unidades, partes ou volumes visiveis, que sejam percebidas como entidades e relacionadas com outras mediante uma superficie de contato, real ou imaginária.

 Adição por sobreposição de unidades: configuração onde a forma do conjunto é a soma de partes ou blocos sobrepostos.

4

 Adição por separação de unidades: a forma do conjunto é a soma de partes ou blocos interligados, e que essa separação seja perceptível.

 Configuração com substração:

A forma resultante é um bloco com subtração de partes, gerando vazios com diferentes pesos e efeitos para a composição arquitetônica.

 Configuração com simetria axial:

Emprega elementos iguais nos dois lados de um eixo ou linha reta implícita que divide a planta baixa em duas partes iguais.

5

 Configuração com simetria biaxial:

Emprega elementos iguais nos dois lados de cada um dos dois eixos ou cada uma das duas linas retas ortogonais implícitas que dividem a composição em quatro partes iguais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com